Saturday, 16 de February de 2019

OPINIÃO


Segredos do marketin

A diferenciação entre os serviços chega ao parque nestas férias escolares

01 Jul 2013

Cristiano Borges Rodrigues

 

Com as férias escolares, os pais ficam em completo desespero. Explica-se, neste período do ano os filhos ficam mais tempo livre e conseguem tirar do sério de uma vez por todas as mães, empregadas e babás. É justamente neste período que a demanda por parques cresce. No entanto, quando a cidade oferece uma boa variedade de parques, é imprescindível que o marqueteiro da empresa crie uma diferenciação boa e perceptível que permita a escolha automática do cliente. As formas de diferenciação ocorrerem da seguinte forma:

Facilidade de pedido: É a facilidade com que o cliente pode fazer um pedido à empresa.

Entrega: Refere-se à forma como um bem ou serviço é entregue ao cliente considerando agilidade, precisão e cuidado em todo o processo. Muitas empresas utilizam sistemas computadorizados de resposta rápida interligando os sistemas de informações dos fornecedores, fábricas, centros de distribuições e lojas de varejo.
Instalação: Trata-se do trabalho feito para colocar o produto em funcionamento no local planejado. Trata-se de um ponto decisivo na venda de produtos complexos com equipamentos pesados e para principiantes em tecnologia.

Treinamento ao cliente: Capacita-se os funcionários do cliente para correta e eficiente utilização dos equipamentos.

Orientação ao cliente: Abrange todos os dados, sistemas de informações e serviços de consultoria que a empresa oferece aos compradores.

Manutenção e reparo: Planos de manutenção e reparo auxiliam os clientes a manter em boas condições de funcionamento os produtos comprados. Alguns varejistas têm aderido a isto.

Devoluções: Realidade incontornável aos negócios, trata-se de um estorvo para a maioria dos compradores on-line. Pode-se pensar de duas formas:

(a) Devoluções controláveis: resultam de problemas ou erros incorridos pelo vendedor ou cliente podendo ser eliminado em grande parte com melhorias na manipulação ou na armazenagem, na embalagem e em transporte e logística por parte do vendedor ou seus terceiros na cadeia de suprimentos.

(b) Devoluções incontroláveis: resultam da necessidade dos clientes de realmente ver, testar ou experimentar pessoalmente os produtos para determinar a sua adequação, não podem ser eliminadas pela empresa em curto prazo usando um dos meios nem ser utilizados para a gestão das devoluções controláveis.

Agora, se o parque não conseguir gerar uma diferenciação mesmo de posse destas informações, só lhe resta torcer pela desinformação dos concorrentes e simpatia da molecada e dos acompanhantes.


Prof. Me. Cristiano Borges Rodrigues é consultor em gestão estratégica, comercial e autor do Livro de Mão da Redação Publicitária (2011) e Planejamento de Campanha Publicitária (2010).

COMPARTILHE:


Confira também:

Crônica
O TEMPO

Operação Paz e Sossego

Forças de Segurança estaduais participam de mais uma fase da Operação Paz e Sossego na Capital

Para o delegado Túlio Mota, a participação do efetivo da Polícia Civil reforça a integração das forças de segurança no cumprimento de ações que visem garantir o bem-estar dos usuários de estabelecimentos comerciais na Capital.

Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.



Incentivos Fiscais

Empresários aprovam medida do Governo para avaliação dos incentivos fiscais

O decreto publicado, pelo Governo do Tocantins, na terça-feira, 12, que visa fazer um levantamento sobre os incentivos fiscais concedidos pelo Estado, agradou a classe empresarial.


Cirurgias Eletivas

Tocantins cumpre meta e garante mais recursos para realização de cirurgias eletivas em 2019

O cumprimento da meta, segundo o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, se deu pelo comprometimento de todos os profissionais envolvidos.


Comerciantes

Agtur realiza sorteio dos espaços da Praça de Alimentação do Capital da Fé 2019 nesta sexta, 15

A Agtur oferecerá um curso de manipulação de alimentos e práticas em data a ser definida.


Foco na Humanização

Cinthia reúne secretariado e determina foco na humanização e qualidade dos serviços públicos


Operação Fragmentos

Polícia Civil realiza Operação Fragmentos no Sudeste do Estado


Vistorias no HGP

Defensoria e MPE encontram desassistência a pacientes e falta de 177 medicamentos


Setor Santo Amaro

Prefeitura inaugura praça do setor Santo Amaro nesta quarta, 13


Tarifa de Protesto

Protestar em cartório agora não tem custo para quem cobra dívidas


Saúde

Quantidade de profissionais da saúde ainda é insuficiente, afirmam DPE-TO e MPE em ação civil pública



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira