Saturday, 17 de August de 2019

OPINIÃO


Segredos do marketin

A diferenciação entre os serviços chega ao parque nestas férias escolares

01 Jul 2013

Cristiano Borges Rodrigues

 

Com as férias escolares, os pais ficam em completo desespero. Explica-se, neste período do ano os filhos ficam mais tempo livre e conseguem tirar do sério de uma vez por todas as mães, empregadas e babás. É justamente neste período que a demanda por parques cresce. No entanto, quando a cidade oferece uma boa variedade de parques, é imprescindível que o marqueteiro da empresa crie uma diferenciação boa e perceptível que permita a escolha automática do cliente. As formas de diferenciação ocorrerem da seguinte forma:

Facilidade de pedido: É a facilidade com que o cliente pode fazer um pedido à empresa.

Entrega: Refere-se à forma como um bem ou serviço é entregue ao cliente considerando agilidade, precisão e cuidado em todo o processo. Muitas empresas utilizam sistemas computadorizados de resposta rápida interligando os sistemas de informações dos fornecedores, fábricas, centros de distribuições e lojas de varejo.
Instalação: Trata-se do trabalho feito para colocar o produto em funcionamento no local planejado. Trata-se de um ponto decisivo na venda de produtos complexos com equipamentos pesados e para principiantes em tecnologia.

Treinamento ao cliente: Capacita-se os funcionários do cliente para correta e eficiente utilização dos equipamentos.

Orientação ao cliente: Abrange todos os dados, sistemas de informações e serviços de consultoria que a empresa oferece aos compradores.

Manutenção e reparo: Planos de manutenção e reparo auxiliam os clientes a manter em boas condições de funcionamento os produtos comprados. Alguns varejistas têm aderido a isto.

Devoluções: Realidade incontornável aos negócios, trata-se de um estorvo para a maioria dos compradores on-line. Pode-se pensar de duas formas:

(a) Devoluções controláveis: resultam de problemas ou erros incorridos pelo vendedor ou cliente podendo ser eliminado em grande parte com melhorias na manipulação ou na armazenagem, na embalagem e em transporte e logística por parte do vendedor ou seus terceiros na cadeia de suprimentos.

(b) Devoluções incontroláveis: resultam da necessidade dos clientes de realmente ver, testar ou experimentar pessoalmente os produtos para determinar a sua adequação, não podem ser eliminadas pela empresa em curto prazo usando um dos meios nem ser utilizados para a gestão das devoluções controláveis.

Agora, se o parque não conseguir gerar uma diferenciação mesmo de posse destas informações, só lhe resta torcer pela desinformação dos concorrentes e simpatia da molecada e dos acompanhantes.


Prof. Me. Cristiano Borges Rodrigues é consultor em gestão estratégica, comercial e autor do Livro de Mão da Redação Publicitária (2011) e Planejamento de Campanha Publicitária (2010).

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