Tuesday, 20 de October de 2020

OPINIÃO


Ponto de vista

A Diversidade Cultural como agente de formação de quem somos

15 Sep 2018
A Diversidade Cultural como agente de formação de quem somos

Por Thaís Almeida de Aguiar, graduada em Direito pela Faculdade Católica do Tocantins

Vivemos em um país rico em culturas. O Brasil passou por grandes épocas que contribuíram para a formação da sociedade que conhecemos. As terras brasileiras foram habitadas por indígenas, portugueses, africanos, cada um trouxe tradições e costumes que compõe o cenário cultural do país na atualidade.

A diversidade cultural, presente nas cinco regiões do país, se mescla e forma a nossa identidade. As religiões, os costumes, festas, roupas, comidas típicas revelam um país com ampla gama de tradições.

Ao percebemos a grandeza cultural que nos rodeia, devemos voltar nosso olhar para o respeito e aceitação daquilo que somos. A cultura é parte da formação de uma nação, que constroem o sentimento de inclusão e solidariedade. É necessário ter consciência de que a intolerância cultural e a aversão àquilo que difere de nossas crenças são um erro e um atraso social.

O respeito, o direito a uma vida digna, com a possibilidade de expressar o que pensamos e sentimos deve ser um dos pilares da construção do nosso país, com a ciência de que nossos direitos serão preservados. A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5º garante a livre manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato, é inviolável a liberdade de consciência e crença, sendo livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença.

Isto posto, a diversidade cultural do Brasil é um agente de formação de quem somos, de nossa identidade, a legislação brasileira assegura o exercício de nossas crenças com respeito ao semelhante, cabendo a nós aplicar a solidariedade e o importância naquilo que nos é contrário e diferente.

COMPARTILHE:


Confira também:


Ocorrência

Ação da Polícia Civil resulta na libertação de refém e na prisão de cinco homens, incluindo um policial civil aposentado do Maranhão

Mulher foi mantida refém desde o último sábado e era ameaçada de morte por conta suposta dívida contraída pelo marido.

Tocantins

Governo do Tocantins moderniza unidades de atendimento do É Pra Já

Através da capacitação dos servidores e melhorias na infraestrutura, as Unidades garantem atendimento de qualidade aos cidadãos


Palmas

Eli Borges se reúne com produtores rurais onde apresenta suas propostas para gerar cerca de 3 mil empregos no campo

Eli Borges vai buscar mecanismos para fomentar a instalação de agroindústrias; fortalecer o projeto de criação de peixe em cativeiro; atrair indústrias para processamento do pescado; e perfurar poços artesianos para os produtores que enfrentam a falta d’ág


Palmas

Cinthia Ribeiro diz que som ambiente com voz e violão está liberado em Palmas, sem aglomeração

Com o entendimento sobre a liberação do som ambiente, mas desde que não ocorra aglomeração, a Prefeita Cinthia frisou: “em nenhum momento proibimos o som ambiente, mas os shows e aglomerações sim"


Eleições 2020

Alan Barbiero ressalta implantação da UFT e reforça compromisso com a educação


Ruth Almeida

História da chef Ruth Almeida é contada em festival de gastronomia no Maranhão


Agentes

Para ampliar as ações de proteção ambiental, Cinthia promete concurso para Agentes de Fiscalização


Palmas

Joseph Madeira se reúne com músicos impedidos de trabalhar pela Prefeitura


IPTU

IPTU de 2021 em Palmas não terá aumento e taxa para eventos será suspensa, garante Cinthia


Estado

Governo do Tocantins promove reuniões on-line para orientações aos municípios



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira