Sunday, 15 de September de 2019

OPINIÃO


Ponto de vista

A Diversidade Cultural como agente de formação de quem somos

15 Sep 2018    23:13
A Diversidade Cultural como agente de formação de quem somos

Por Thaís Almeida de Aguiar, graduada em Direito pela Faculdade Católica do Tocantins

Vivemos em um país rico em culturas. O Brasil passou por grandes épocas que contribuíram para a formação da sociedade que conhecemos. As terras brasileiras foram habitadas por indígenas, portugueses, africanos, cada um trouxe tradições e costumes que compõe o cenário cultural do país na atualidade.

A diversidade cultural, presente nas cinco regiões do país, se mescla e forma a nossa identidade. As religiões, os costumes, festas, roupas, comidas típicas revelam um país com ampla gama de tradições.

Ao percebemos a grandeza cultural que nos rodeia, devemos voltar nosso olhar para o respeito e aceitação daquilo que somos. A cultura é parte da formação de uma nação, que constroem o sentimento de inclusão e solidariedade. É necessário ter consciência de que a intolerância cultural e a aversão àquilo que difere de nossas crenças são um erro e um atraso social.

O respeito, o direito a uma vida digna, com a possibilidade de expressar o que pensamos e sentimos deve ser um dos pilares da construção do nosso país, com a ciência de que nossos direitos serão preservados. A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5º garante a livre manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato, é inviolável a liberdade de consciência e crença, sendo livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença.

Isto posto, a diversidade cultural do Brasil é um agente de formação de quem somos, de nossa identidade, a legislação brasileira assegura o exercício de nossas crenças com respeito ao semelhante, cabendo a nós aplicar a solidariedade e o importância naquilo que nos é contrário e diferente.

COMPARTILHE:


Confira também:


Alerta

Brasil tem 16 estados com surto ativo de sarampo; Tocantins está fora da lista

O último boletim aponta que são 24.011 casos suspeitos no país, sendo que 17.713 (73,8%) estão em investigação e 2.957 (12,3%) foram descartados.

Turismo

Ayres quer debater turismo e preservação do Jalapão em audiência pública

No requerimento, o parlamentar solicita a presença dos órgãos estaduais para que possam unir forças e atuações em prol do desenvolvimento sustentável e ambiental correto da atividade turística na região.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira