Thursday, 18 de July de 2019

OPINIÃO


Brasil

A hora do Brasil saber quem é quem

16 Mar 2017

Entregue ao STF (Supremo Tribunal Federal), a chamada "lista de Janot" pede a abertura de inquéritos contra os ex-presidentes Lula e Dilma, cinco ministros do atual governo, ex-ministros, os presidentes do Senado e da Câmara, senadores e deputados. Ao STJ (Superior Tribunal de Justiça, Janot pede investigação de dez governadores e à Justiça Federal de Primeira Instância, outros 211 inquéritos de envolvidos não detentores de mandatos e sem direito a foro especial. Aguarda-se agora que o ministro Edson Fachin suspenda o sigilo vigente sobre as delações dos executivos da Odebrecht, que motivaram a lista. Feito isso, teremos as questões ali colocadas em condições de serem investigadas com absoluta transparência através do pleno conhecimento da população sobre o envolvimento de cada um dos acusados.

É importante para a sociedade o conhecimento público do que pesa sobre os citados. Não é o fato de terem o nome incluso nas delações que determina o dolo ou culpa, mas a apuração concreta sobre a participação de cada um nos episódios relatados. É bem provável que a dúvida quanto ao seu nível de participação seja, para alguns, mais danosa  do que o esclarecimento do que efetivamente praticaram. Além disso, se formalmente acusados e com o direito à defesa, terão a oportunidade de esclarecer os fatos e, afora o que venha a decidir a justiça, o povo, conhecendo a matéria, também terá a chance de julgar se – no caso dos políticos – ainda continuam merecendo ou não o seu voto.

O que mais atrapalha a imagem do político brasileiro é a impunidade. É tradição tudo se transformar em escândalo e servir para grupos tentarem destruir seus adversários. Mas também é pratica consagrada a existência de acordos que levam os malfeitos ao esquecimento sem que seus envolvidos ou os falsos denunciadores sofram algum tipo de punição. Só no julgamento do mensalão, em 2014, com a condenação dos envolvidos, é que o brasileiro começou a ver o fim da velha prática de jogar o lixo debaixo do tapete. A Operação Lava Jato, por seu turno, representa a mudança de paradigmas e, por isso, levou a um número tão grande de figurões comprometidos. O desenvolver de seu trabalho indica que a chapa est&aa cute; esquentando e logo também poderão ser denunciados deputados estaduais, prefeitos e vereadores que estejam envolvidos em propinas e atos de corrupção. É algo de absoluto interesse nacional, pois só eliminando os vícios conseguiremos construir um novo Brasil...
 
*Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) 

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação ROUND II

PF deflagra operação ROUND II e prende casal de traficantes de drogas sintéticas

Durante a deflagração foram apreendidas novas porções de drogas na residência do casal, inclusive ecstasy, o que motivou a prisão em flagrante do casal.

Operação Walking Dead

Nova fase da Operação Walking Dead cumpre mandados no Tocantins, Pará e Maranhão

Simultaneamente, PC-TO apoia operação da Polícia Civil do Maranhão deflagrada a partir de provas da Walking Dead e Falsario. Ao todo, 65 mandados são cumpridos em cinco Estados.



Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu

Wanderlei Barbosa destacou que os turistas vão a Taquaruçu para conhecer as cachoeiras, pousadas e cultura local. “Temos que criar ambientes e capacitar os moradores para fomentar o turismo do distrito.


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato

Denúncia foi aceita nesta terça-feira (16) pelo juiz Francisco Vieira Filho. Ex-mandatário e ex-gestores públicos estaduais também viraram réu no processo por peculato e falsidade ideológica.


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)


IML

Em apenas 5h, peritos do IML do Tocantins identificam cadáver carbonizado pela arcada dentária


TJTO

Juíza determina que o Estado e o município de Palmeirópolis forneçam, em 10 dias, remédio contra hanseníase a paciente



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira