Sunday, 21 de July de 2019

OPINIÃO


Adote um atleta

01 Aug 2012

*Prof. Dr. Valmor Bolan


Em tempos de Olimpíadas, precisamos apoiar iniciativas que favoreçam o esporte em nosso País, como investimento na formação dos nossos jovens.  Através das atividades esportivas (e são tantas as modalidades) é que poderemos auxiliar o processo educativo dos nossos jovens, pois dessa forma estaremos evitando os escapismos que temos visto se alastrar por toda a parte. Quando falta um sentido de vida aos jovens, então as drogas, a violência, tudo pelo prazer, etc., acaba sendo fuga, com as consequências já conhecidas e tão divulgadas diariamente pela imprensa. Então, há um meio de minimizar os danos de uma vida sem sentido: motivando o jovem à educação e ao esporte, sempre com princípios e valores de vida.

Há um programa muito interessante nesse sentido chamado "Adote um Atleta". Trata-se de  pais que adotam crianças carentes com uma quantia mensal destinada para que elas participem de uma atividade esportiva, custeando assim o desenvolvimento de uma caminhada que leve esta criança a se aprimorar em alguma modalidade esportiva, chegando inclusive a alcançar um desempenho que a capacite a participar das Olimpíadas. Um programa empreendido geralmente por alguma associação de famílias, que dão proteção e promoção às crianças vocacionadas ao esporte, criando assim efetivas oportunidades. Uma iniciativa como esta, de valorização humana, deveria se estender por todo o País, não apenas vindo de entidades, mas também de parcerias da iniciativa privada  com o poder público (em todos os níveis) para que, inclusive, o Brasil amplie seu potencial de medalhas olímpicas. O que vemos, nos jogos olímpicos, sempre países como a China e os Estados Unidos levarem as melhores medalhas, isto porque, gostem ou não, esses países fazem um forte investimento na educação, e preparam seus jovens para serem vencedores também no esporte. O resultado fica evidente, eles levam o maior número de medalhas olímpicas. O Brasil só será um país desenvolvido quando fizer esta tarefa de casa, seguindo o exemplo dos países cujos governos investem, de verdade, nas crianças e jovens, para que alcancem o sucesso que desejam, nas atividades esportivas.

Por isso, apoiamos o programa "Adote um Atleta" e esperamos que tal iniciativa seja empreendida pelos governos municipais e estaduais, criando assim uma rede de apoio, com contribuições de empresas, ONGs e poderes públicos, para que possamos, quem sabe, nas Olimpíadas de 2016, no Brasil, ver crescer, de modo concreto, as chances dos nossos jovens em obter medalhas olímpicas.
 
*Valmor Bolan é Doutor em Sociologia e Presidente da Conap/MEC (Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni).

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira