Saturday, 28 de March de 2020

OPINIÃO


Adote um atleta

01 Aug 2012

*Prof. Dr. Valmor Bolan


Em tempos de Olimpíadas, precisamos apoiar iniciativas que favoreçam o esporte em nosso País, como investimento na formação dos nossos jovens.  Através das atividades esportivas (e são tantas as modalidades) é que poderemos auxiliar o processo educativo dos nossos jovens, pois dessa forma estaremos evitando os escapismos que temos visto se alastrar por toda a parte. Quando falta um sentido de vida aos jovens, então as drogas, a violência, tudo pelo prazer, etc., acaba sendo fuga, com as consequências já conhecidas e tão divulgadas diariamente pela imprensa. Então, há um meio de minimizar os danos de uma vida sem sentido: motivando o jovem à educação e ao esporte, sempre com princípios e valores de vida.

Há um programa muito interessante nesse sentido chamado "Adote um Atleta". Trata-se de  pais que adotam crianças carentes com uma quantia mensal destinada para que elas participem de uma atividade esportiva, custeando assim o desenvolvimento de uma caminhada que leve esta criança a se aprimorar em alguma modalidade esportiva, chegando inclusive a alcançar um desempenho que a capacite a participar das Olimpíadas. Um programa empreendido geralmente por alguma associação de famílias, que dão proteção e promoção às crianças vocacionadas ao esporte, criando assim efetivas oportunidades. Uma iniciativa como esta, de valorização humana, deveria se estender por todo o País, não apenas vindo de entidades, mas também de parcerias da iniciativa privada  com o poder público (em todos os níveis) para que, inclusive, o Brasil amplie seu potencial de medalhas olímpicas. O que vemos, nos jogos olímpicos, sempre países como a China e os Estados Unidos levarem as melhores medalhas, isto porque, gostem ou não, esses países fazem um forte investimento na educação, e preparam seus jovens para serem vencedores também no esporte. O resultado fica evidente, eles levam o maior número de medalhas olímpicas. O Brasil só será um país desenvolvido quando fizer esta tarefa de casa, seguindo o exemplo dos países cujos governos investem, de verdade, nas crianças e jovens, para que alcancem o sucesso que desejam, nas atividades esportivas.

Por isso, apoiamos o programa "Adote um Atleta" e esperamos que tal iniciativa seja empreendida pelos governos municipais e estaduais, criando assim uma rede de apoio, com contribuições de empresas, ONGs e poderes públicos, para que possamos, quem sabe, nas Olimpíadas de 2016, no Brasil, ver crescer, de modo concreto, as chances dos nossos jovens em obter medalhas olímpicas.
 
*Valmor Bolan é Doutor em Sociologia e Presidente da Conap/MEC (Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni).

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Palmas não confirma novos casos nesta sexta-feira, 27

Dados são do Boletim Epidemiológico, publicado diariamente pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde

Efeitos da Covid-19

Prefeitura adia prazo de impostos e taxas para minimizar efeitos da Covid-19 na economia local

O secretário de Finanças, Rogério Ramos, explicou que a prioridade neste momento é o de investir todos os esforços no enfrentamento à Covid-19 e salvar vidas, mas ao mesmo tempo encontrar alternativas viáveis e seguras para que a roda da economia local con


Pandemia

Encarcerados da CPP de Palmas iniciam o treinamento para confecção de máscaras artesanais para prevenção do coronavírus

As máscaras fabricadas pelas pessoas privadas de liberdade da CPP de Palmas serão distribuídas entre os servidores e população carcerária das unidades prisionais do Tocantins


Quarentena

Comércio reabre dia 30 em Paraíso com restrições sanitárias e de aglomeração

O decreto vigorará enquanto durar a situação de emergência, nos termos do decreto 536/2020, revogando-se as disposições em contrário.


Notícias Falsas

Governo do Tocantins alerta para propagação de notícias falsas durante a pandemia do novo Coronavírus


COVID-19

DPE-TO envia Recomendação ao Estado solicitando fiscalização do serviço de transporte intermunicipal


Kits de Alimentação

Carlesse inicia entrega de kits de alimentos a estudantes da rede estadual


Quarentena

Sefin publica portaria regulando atendimento remoto em diversas áreas


Salários

Prefeitura de Palmas antecipa salário de março dos servidores


Alerta

Consumidor que tiver água ou energia cortada, deve denunciar ao Procon Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira