Monday, 18 de February de 2019

OPINIÃO


Adote um atleta

01 Aug 2012

*Prof. Dr. Valmor Bolan


Em tempos de Olimpíadas, precisamos apoiar iniciativas que favoreçam o esporte em nosso País, como investimento na formação dos nossos jovens.  Através das atividades esportivas (e são tantas as modalidades) é que poderemos auxiliar o processo educativo dos nossos jovens, pois dessa forma estaremos evitando os escapismos que temos visto se alastrar por toda a parte. Quando falta um sentido de vida aos jovens, então as drogas, a violência, tudo pelo prazer, etc., acaba sendo fuga, com as consequências já conhecidas e tão divulgadas diariamente pela imprensa. Então, há um meio de minimizar os danos de uma vida sem sentido: motivando o jovem à educação e ao esporte, sempre com princípios e valores de vida.

Há um programa muito interessante nesse sentido chamado "Adote um Atleta". Trata-se de  pais que adotam crianças carentes com uma quantia mensal destinada para que elas participem de uma atividade esportiva, custeando assim o desenvolvimento de uma caminhada que leve esta criança a se aprimorar em alguma modalidade esportiva, chegando inclusive a alcançar um desempenho que a capacite a participar das Olimpíadas. Um programa empreendido geralmente por alguma associação de famílias, que dão proteção e promoção às crianças vocacionadas ao esporte, criando assim efetivas oportunidades. Uma iniciativa como esta, de valorização humana, deveria se estender por todo o País, não apenas vindo de entidades, mas também de parcerias da iniciativa privada  com o poder público (em todos os níveis) para que, inclusive, o Brasil amplie seu potencial de medalhas olímpicas. O que vemos, nos jogos olímpicos, sempre países como a China e os Estados Unidos levarem as melhores medalhas, isto porque, gostem ou não, esses países fazem um forte investimento na educação, e preparam seus jovens para serem vencedores também no esporte. O resultado fica evidente, eles levam o maior número de medalhas olímpicas. O Brasil só será um país desenvolvido quando fizer esta tarefa de casa, seguindo o exemplo dos países cujos governos investem, de verdade, nas crianças e jovens, para que alcancem o sucesso que desejam, nas atividades esportivas.

Por isso, apoiamos o programa "Adote um Atleta" e esperamos que tal iniciativa seja empreendida pelos governos municipais e estaduais, criando assim uma rede de apoio, com contribuições de empresas, ONGs e poderes públicos, para que possamos, quem sabe, nas Olimpíadas de 2016, no Brasil, ver crescer, de modo concreto, as chances dos nossos jovens em obter medalhas olímpicas.
 
*Valmor Bolan é Doutor em Sociologia e Presidente da Conap/MEC (Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni).

COMPARTILHE:


Confira também:

Crônica
O TEMPO

Reforma da Previdência

Bolsonaro irá ao Congresso entregar texto da reforma da Previdência

Informação foi divulgada pelo secretário Rogério Marinho

Saúde

Governo , Ministério Público e Defensoria Pública discutem soluções para judicialização da saúde

O defensor público, Arthur Marques, apontou problemas recorrentes como a superlotação dos hospitais, a dificuldade do abastecimento de alguns medicamentos e as interrupções de tratamentos de pacientes com câncer.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira