Thursday, 23 de May de 2019

OPINIÃO


Parcerias

Adriana Aguiar participa do XI Fórum da Undime - TO e apresenta Selo Quem Educa, Faz

15 May 2019    23:55
Marcio Vieira / Governo do Tocantins Adriana Aguiar participa do XI Fórum da Undime - TO e apresenta Selo Quem Educa, Faz

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, participou nesta terça-feira, 14, do XI Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Durante o evento, Adriana apresentou aos representantes dos municípios o Selo Quem Educa, Faz. A iniciativa do Governo do Tocantins visa reconhecer a contribuição de educadores e unidades escolares para qualidade da Educação nas redes estadual e municipais.

“Em ambas as redes temos educadores comprometidos que fazem a diferença na vida dos alunos. O selo é um reconhecimento ao trabalho que estes profissionais vêm realizando, que garantem bons resultados e indicadores de qualidade para o território do Tocantins. O Selo está aberto à participação de todos os educadores e de todas as escolas públicas do Tocantins”, explanou.

A técnica de educação do município de Palmeirante, Iranete Sousa Santos, se surpreendeu com a inclusão dos educadores dos municípios no Selo. “Fiquei extremamente feliz em saber que também poderemos participar. Acho que essa é uma excelente forma de valorização para quem está na escola buscando dar o melhor para a educação. Eu já divulguei imediatamente a notícia aqui nos grupos de Whatsapp dos professores e vamos participar, com toda certeza”, comemorou.

Parceria Estado e municípios
O XI Fórum Estadual da Undime Tocantins tem como tema: Regime de colaboração, responsabilidade dos entes federados frente ao desenvolvimento da educação municipal. Para reafirmar o compromisso do Governo em unir esforços com os municípios, em prol da educação de qualidade, foi assinado um termo entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a ATM, para adesão aos programas, ações e inciativas diversas da Educação.

“O Governo do Tocantins acredita que um bom resultado para a educação é a união entre Estado e municípios. Esse trabalho em conjunto traz resultados positivos mesmo diante dos desafios da educação. O governador Mauro Carlesse é enfático ao determinar que tudo que for planejado para a educação precisa considerar também as redes municipais. Assim como o prêmio, todas as decisões tomadas são para o território do Tocantins, e não apenas para a rede estadual”, enfatizou Adriana Aguiar.

O Selo
As inscrições para o selo Quem Educa, Faz, já estão abertas pelo site da Seduc. As inscrições para primeira categoria devem ser realizadas até o dia 3 de junho de 2019, e para segunda até 9 de agosto de 2019.

A primeira categoria é Indicadores de Qualidade/Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), que abrange as subcategorias: Diretorias Regionais de Educação (DRE); escolas estaduais; Secretarias Municipais de Educação/escolas municipais; professores de Língua Portuguesa e/ou Matemática de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

A segunda categoria contemplará os projetos pedagógicos das seguintes subcategorias: professores da Educação Infantil; professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; professores do Ensino Médio; iniciativas pedagógicas – para servidores que atuam nas escolas, nas Diretorias Regionais de Educação e nas Secretarias Municipais de Educação.

Com a premiação, os melhores trabalhos serão agraciados com placas e certificados; participação em intercâmbios culturais educacionais, estadual e interestadual; participação na cerimônia de premiação, em 2020, após a divulgação do Ideb; bonificação para os profissionais das escolas e publicação dos projetos selecionados.

Presenças
Além da secretária Adriana Aguiar, que representou o governador Mauro Carlesse, também estiveram presentes no evento: Bartolomeu  Moura Júnior, presidente da Undime- TO; Luiza Aurélia, presidente da Undime- CE, representando o presidente Nacional da Undime, Aléssio Costa Lima; Luiz Eduardo Bolvolato, reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Diego Araújo, vice-presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM); além de prefeitos, secretários municipais de educação e educadores de diversas cidades tocantinenses.

COMPARTILHE:


Confira também:


Investimento

Em São Paulo, governador Carlesse prospecta investimentos em logística, energia solar e indústrias

Também foi discutida possibilidade de instalação de uma montadora de aviões leves em Gurupi

Prof. Júnior Geo apresenta Projetos que visam garantir o bem-estar e a dignidade dos idosos

O Projeto de Lei, apresentado ainda em abril deste ano, institui o mês de combate à violência contra a pessoa idosa, denominado “Junho Violeta/Prata”, no Tocantins.


Sisu

Estudantes podem consultar vagas do Sisu

Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero.


CPI do PreviPalmas

Max Fleury é ouvido na CPI do PreviPalmas

O ex-presidente do PreviPalmas estava no comando quando o instituto fez um investimento na ordem de R$ 30 milhões no Cais Mauá, como também, aplicou R$ 20 milhões no Fundo Tercon.


Fenelon Barbosa

Primeiro prefeito acredita que Palmas será uma das maiores e melhores cidades do Brasil


Homenageados

Carlesse e vice-governador Wanderlei Barbosa são homenageados em sessão pelos 30 anos de Palmas


Taguatinga

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável no sudeste do Estado


Mandado de prisão

Condenado por roubo é preso pela Polícia Civil em Palmas


Palmas 30 anos

Em entrevista exclusiva, Siqueira Campos diz que Palmas integrou e fortaleceu a economia do Tocantins


Norte do TO

BRK Ambiental leva teatro sobre preservação para mais de 30 escolas do Bico do Papagaio



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira