Friday, 26 de April de 2019

OPINIÃO


Dia do Homem

Agora é a vez dos Homens se prevenirem

15 Jul 2013

Dr. Adelmo Aires Negre


A função social do Médico Urologista é a de esclarecer, sensibilizar, incentivar e conscientizar a população masculina a respeito dos diversos problemas de saúde que a afetam. Desejamos dissolver preconceitos e salvar vidas, difundindo o Dia Nacional da Saúde do Homem, comemorado no dia 15 de Julho. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer no Estado do Tocantins mostram que, somando-se todas as neoplasias (tumores malignos), entre homens e mulheres, o número pode ultrapassar 2.000 casos novos de câncer.

Entre a população masculina, o principal vilão é o câncer de próstata, com uma taxa bruta de incidência de quase 60 casos por 100 mil habitantes ou de 400 novos casos nesse período. Em Palmas, o número deve ser de 50 novos casos de câncer de próstata. É preciso elaborar estratégias que visem aumentar a demanda dos homens aos serviços de saúde, por meio de ações pró-ativas de promoção e prevenção dos principais problemas que atingem essa população, como o câncer de próstata, pênis, bexiga, rim, testículos, hiperplasia prostática, disfunção sexual e planejamento familiar.

Nos últimos anos, a expectativa de vida da população vem aumentando e por isso doenças que surgem com o avançar da idade. O câncer de próstata, por exemplo, vem recebendo um destaque maior, não somente como um problema de Saúde Pública, mas também pelo fato de que quando descoberto precocemente pode ter um índice de cura elevado a quase 100%. Este tipo da doença é a neoplasia mais comum e a segunda maior causa de morte no sexo masculino. Ele atinge o sistema urológico dos homens e ainda não possui uma causa totalmente definida. Acredita-se que alguns fatores influenciam no seu surgimento, como o envelhecimento, hormônios, genética, hábitos de vida e alimentares, dentre outros.

Além disso, os sintomas na fase inicial têm evolução silenciosa e muitos pacientes não chegam a apresentar nenhum sintoma. Quando apresentam são semelhantes às do crescimento benigno da próstata, que se caracteriza pela dificuldade de urinar e necessidade de ir ao banheiro muitas vezes durante o dia e a noite. Já na fase avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal. Por isso, a importância em prever o aparecimento da doença com exames clínicos e laboratoriais de rotina como, por exemplo, o toque retal e a dosagem do antígeno prostático específico (PSA). Estes exames são complementares e um não substitui o outro.

Prevenção
A recomendação é que os homens com idade acima de 40 anos com história familiar positiva para câncer de próstata e 45 anos, sem história familiar, façam os exames periódicos para a detecção precoce do câncer de próstata, com o toque transretal da próstata e o PSA. Ao contrário do que alguns homens pensam o exame do toque não fere a masculinidade e não é ultrapassado. Quando nenhuma alteração é encontrada, o paciente é orientado a realizar novamente o exame somente após um ano. Quando houver alteração do PSA com suas variáveis e ou o toque tiver alteração sugestiva de malignidade (nódulos, endurecimento), faz-se o ultra-som transretal com biópsias da próstata.       

O papel de esposas e familiares é muito importante nessa luta contra o câncer da próstata. Sabe-se que muitos homens só procuram o Urologista quando suas esposas ou filhas marcam uma consulta. É preciso que elas sejam insistentes nesse ponto. A falta de ajuda médica pode prejudicar não só a própria saúde do homem, mas as pessoas com quem convivem no dia-a-dia.

Prevenção, assim como as mulheres, os homens devem se conscientizar de que a prevenção é o segredo de uma vida longa. Pesquisas apontam que o sedentarismo e os hábitos alimentares desregrados são uma das prováveis causas do aparecimento da doença em homens mais jovens. Por isso, recomendamos a prática de atividades físicas e adequação de hábitos alimentares: ingestão de pouca gordura animal, abundante alimentação vegetal (legumes, frutas e verduras), uso de vitaminas A e D, selênio (presente na castanha do Pará) e chá verde (catechinas), além de tomates e vinhos (licopeno).Essas indicações alimentares são baseadas em estudos sobre a doença.

Fonte: Dr.ADELMO AIRES NEGRE – Urologista da equipe médica do Hospital Geral Público de Palmas - HGP Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Triâgulo Mineiro (UFTM) Residência médica em Cirugia Geral pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Residência médica em Urologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Estágios de Aperfeiçoamento em Uro-oncologia e Urologia Pediátrica pela Divisão de Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Estágios em Urologia Feminina e Transplante Renal pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) e Hospital do Rim e Hipertensão Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (TiSBU)

COMPARTILHE:


Confira também:


Polícia Civil

PC deflagra Operação "Barulho" no sul do Estado, prende criminosos e apreende armas, drogas e munições

Na operação foram apreendidas quatro armas de fogo, 32 munições de calibres variados, espoletas de ignição armamentista, porção de cocaína e crack

Economia

Governo sanciona lei que busca enquadramento fiscal e retomada de investimentos no Tocantins

Publicação da medida, que faz parte das ações anunciadas pelo Governo, em fevereiro deste ano, ocorre nesta quinta-feira, 25



Água Potável

A pedido da DPE-TO e MPE, Justiça determina fornecimento de água potável para comunidade de Dianópolis

Crise de abastecimento de água no município é recorrente desde o ano de 2017


Segurança nas Escolas

Segurança pública em escolas públicas da capital é discutida em sessão

O trágico caso ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil cidade de Suzano – SP, foi lembrado pelos parlamentares como um grande exemplo de insegurança que resulta em mortes de crianças e adolescentes inocentes.


Serviço

Obras de melhorias da Energisa seguem em 32 municípios do Estado

Desligamentos são pontuais e não atingem a cidade toda


Tocantins

Pesca amadora e esportiva necessita licença no Tocantins


Naturatins visita aldeia Ktẽpo para diálogo sobre proteção ambiental com lideranças indígenas Xerente


Pesquisa

Lançada primeira Revista Científica do Ceulp/Ulbra


Saúde

Depressão, não deixe o tempo passar


Promoção

Carlesse promove policiais militares e bombeiros e afirma que as duas corporações são as melhores do país


Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira