Thursday, 22 de August de 2019

OPINIÃO


Ano novo, veículos novos

23 Jan 2013

Caros leitores,

É com enorme satisfação que iniciamos essa parceria de conteúdo com o portal de notícias O Girassol, em que passarei a disponibilizar uma coluna sobre o mercado automotivo de luxo e de veículos comerciais.

Para quem pensa que a vida só começa depois do carnaval, o segmento automotivo Premium se destaca por vários anúncios importantes neste início de 2013. Quatro britânicos apresentaram ou anunciaram importantes novidades, como a Land Rover, que trará para o Brasil o modelo Range Rover Evoque Sicilian Yellow Limited Edition a partir do segundo semestre deste ano em duas opções de combinação de cores: exterior na cor Sicilian Yellow contrastando com teto em Santori Black, ou exterior em Santori Black e teto e retrovisores na cor Sicilian Yellow. O lançamento também marca a estreia do Black Design Pack, que incluirá o spoiler traseiro esportivo, faróis dianteiros escurecidos e faróis de nevoeiro, luzes traseiras claras, rodas de 20 polegadas em preto brilhante, detalhes em Santorini Black e finalizações de escape escura.

A Rolls-Royce, que instalou a sua primeira concessionária no Brasil recentemente, anunciou o lançamento do modelo Wraith durante o Salão de Genebra, em março. A luxuosa montadora confirmou que o Wraith será o mais moderno e sofisticado automóvel da história da montadora. Por enquanto, apenas uma imagem com a silhueta do modelo foi divulgada, exaltando a elegância de seu design.

Os outros britânicos de destaque são a Aston Martin, com o modelo Vanquish Centenary Edition, e a McLaren, que passará a comercializar o superesportivo 12C GT3 para competições fora da Europa. Para marcar o centenário de sua fundação, a Aston Martin já anunciou que os modelos DB9, Rapide e Vantage V8 também serão lançados em edição especial alusiva à data.

No Salão Internacional de Detroit, a Hyundai lançou o carro-conceito HCD-14 Genesis, antecipando o que a montadora estuda para o futuro do segmento de luxo nos próximos anos. Além de seu design inspirado em metais líquidos e acabamento sofisticado, o automóvel reúne uma importante gama de tecnologias, como o sistema de reconhecimento ótico para identificar o motorista e iniciar a sequência da partida, além de um potente motor V8 Hyundai Tau com 5.0 litros, injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas continuamente variável (D-CVVT). A seleção das marchas é feita através de palhetas junto ao volante (paddle shifters).

Também no Salão de Detroit, a Ford apresentou a caminhonete-conceito Atlas, que reúne diversas inovações aerodinâmicas, tais como o defletor dianteiro móvel, estribos elétricos, fechamento ativo da grade do radiador e das rodas. A montadora destaca, na caçamba do Atlas Concept, os múltiplos pontos de amarração para carga nas laterais e no assoalho, além de tomadas elétricas de 110 V para a conexão de ferramentas. Um sistema de apoio e rampas extensíveis para carga dão ao veículo uma funcionalidade única para vários tipos de trabalho.

A rede de concessionárias Premium Eurobike lançará, em março, um novo serviço dedicado a empresários e executivos em geral: o aluguel de carros de luxo. Em seu portfólio, a empresa trabalha com as marcas Audi, BMW, Chrysler, Dodge, Jeep, Land Rover, MINI, Porsche, RAM e Volvo. Segundo Henry Visconde, presidente da Eurobike, o serviço atende às necessidades do consumidor que deseja ter um carro de luxo, mas não quer se incomodar com os custos que envolvem um automóvel, como em manutenção e seguro.

http://3.bp.blogspot.com/-_RrSvZwxp_E/UP_gYrtDTwI/AAAAAAAAAmQ/efbRcDTbHRY/s1600/carro.jpg

 

 

Jogo rápido (veículos comerciais)
•    Nesta semana, a Venko Motors apresentou a marca chinesa Rely ao mercado brasileiro. Com planos bastante ousados, a empresa inicia suas atividades já com uma rede formada por 30 concessionárias, que, por enquanto, operam com a comercialização do modelo Pick-Up (R$ 29.990,00) dedicado ao transporte urbano de cargas. Outros cinco modelos serão lançados ao longo de 2013. Até 2015, a Venko projeta uma rede formada por 120 concessionárias, tornando-se um importante player neste segmento.
•    A rede de concessionários Mercedes-Benz passou a comercializar, desde o final de 2012, um Óleo Genuíno próprio para motor, diferencial e transmissão de caminhões, ônibus e veículos Sprinter. O produto é vendido em embalagens de 1, 5, 20 ou 200 litros na Rede Mercedes-Benz.
•    A JAC Motors está lançando o seu primeiro veículo comercial leve no Brasil, o T140. A estratégia da empresa é exatamente a mesma da usado nos automóveis, comercializando um veículo mais barato para atrair a demanda dos centros urbanos. O modelo T140 é equipado com um motor de 140 cavalos de potência a 3.600 rpm e torque máximo de 28,6 kgfm a 1.600 rpm.

 

 


 

Gustavo Queiroz é jornalista formado em 2008, mas atua no setor automotivo desde 2006. Atualmente, trabalha como editor dos portais Luxus Auto e TranspoOnline, que falam de veículos de luxo e comerciais, respectivamente. Autor do livro-reportagem gonzo “O Cotidiano da Espera”, em que vivenciou uma incrível jornada de 10 dias em um caminhão. www.luxusauto.com.br / www.transpoonline.com.br

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Sarampo: Começa hoje vacinação preventiva

Crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas

Assembleia

Deputados requerem ao Governo obras de recuperação asfáltica

Na mesma sessão, foram aprovados em primeira fase de votação projetos como os que concedem título de cidadania tocantinense ao senador Eduardo Gomes e ao presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Roberto Paulino da Silva.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira