Friday, 23 de August de 2019

OPINIÃO


OPINIÃO

As Redes Sociais como um recurso para a Aprendizagem

11 Jul 2013

*Naiana Kubota
 
O avanço da tecnologia nos possibilita que estejamos conectados à Internet cada vez mais, o que nos traz vários benefícios. Entre eles, destaca-se a interação das pessoas em longa distância, por meio das famosas Redes Sociais. E como utilizar esse meio de comunicação em prol da educação?

Educadores encontram nas redes sociais a interação com os alunos, não deixando de lado os objetivos pedagógicos. As Redes Sociais nos auxiliam para sabermos quais os interesses dos alunos, o que facilita muito o preparo dos conteúdos ministrados, aguçando o interesse e a participação de todos.

Ao utilizar as Redes Sociais, possibilitamos que os alunos encontrem o conhecimento fora do ambiente da sala de aula, interagindo com seus colegas e professores num ambiente em que ele busca compartilhar o que sabe. É claro que não basta utilizar a rede social, é preciso fazer com que o aluno reflita e adquira conhecimento da matéria.
 
Para isso, é importante que os educadores tenham formação complementar, oferecendo subsídios pedagógicos aliados às Tecnologias da Informação. Por meio de capacitações, os professores estão mais aptos e preparados para lidar com as ferramentas tecnológicas, sabendo utilizá-las de forma adequada à necessidade da comunidade na qual estão inseridos.

Muitas vezes, os alunos têm contato com a tecnologia e não sabem tirar proveito dessas novas ferramentas. Sendo assim, os educadores têm a oportunidade de oferecer conhecimento por meio de algo que eles estimam conhecer. Utilizar as Redes Sociais na educação influencia no aprendizado dos alunos, pois muitos apenas a utilizam para jogos, deixando de adquirir algo que realmente faça sentido em suas vidas.
 
Para concluir, registro o relato da professora de matemática Miriam Dias, com licenciatura pela USP, que atua na rede municipal de ensino de Caçapava. A experiência dela como educadora pode servir de estímulo a muitos outros professores que podem fazer uso das novas formas de comunicação para estimular seus alunos a aprender mais e melhor.
 
"Este ano foi a primeira vez que utilizei as redes sociais no ensino público, na escola Edmir Viana. Desenvolvemos um blog onde os alunos e responsáveis poderiam ter acesso às datas e conteúdos de provas e trabalhos e onde também poderiam ser postados os melhores trabalhos dos alunos, realizados com o apoio da informática educacional. A experiência foi muito boa, pois estimulou os alunos a trabalharem nos temas das aulas com mais empenho para fazer do seu trabalho o melhor desenvolvido e vê-lo postado no blog. E a parte mantida por mim (professora) com as datas de provas e trabalhos foi um começo para evitar que os alunos deixassem de fazer as atividades por esquecerem ou por não estarem sabendo das entregas, quando faltavam à aula. É uma maneira também dos responsáveis acompanharem as atividades do aluno. Além disso, o mais interessante foi que o meio virtual proporcionou um caminho para alguns alunos que eram muito tímidos ou que não costumavam participar em sala de aula tirarem suas dúvidas ou deixarem comentários. O projeto ainda precisa ser aprimorado, ampliado e desenvolvido com mais tempo, mas já foi uma experiência gratificante", destaca a educadora de Caçapava
 
* Naiana Kubota é Graduada em Pedagogia e atua na Empresa Planeta Educação em Caçapava, São Paulo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.

Criação de Tilápias

Governador participa de lançamento do projeto de criação de tilápias em tanques rede

No local, serão instalados 25 tanques rede (tamanho 4x4x4) com material de alumínio e telhas de aço inox. Serão colocados entre 2.500 e 3.000 alevinos (designação dada aos peixes recém-saídos do ovo e que já reabsorveram o saco vitelino) em cada tanque.



PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente.


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira