Thursday, 13 de December de 2018

OPINIÃO


Saúde

Câncer de pele: protetor solar não bloqueia totalmente raios UV

13 Jul 2017

Proteger a pele dos raios UV é coisa séria. Esse deveria ser motivo de muita preocupação para os brasileiros, uma vez que o câncer de pele representa 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD, são cerca de 176 mil novos casos por ano. Entre as principais causas estão justamente a exposição excessiva a esse tipo de radiação.

Durante um estudo realizado pela Universidade de Manchester e pelo Instituto do Câncer, em Londres, descobriu-se que os protetores solares, mesmo aqueles com FPS 50, não protegem completamente a pele dos raios ultravioletas (conhecidos como UV), o que abre uma brecha ao risco de câncer, a longo prazo. O estudo foi publicado pelo jornal Daily Mail. Em 2014, houve a primeira pesquisa molecular do mundo a avaliar as causas exatas do melanoma, a forma mais letal do câncer de pele.

Sem dúvida, o filtro solar é a forma mais usual de proteger a pele, no entanto, não deve ser a única. Hoje em dia, já é possível encontrar marcas que utilizam a proteção UV na confecção de roupas e acessórios. Os fios do tecido recebem banhos químicos sintéticos e de dióxido de titânio, substância presente nos protetores solares que conferem uma ótima proteção solar. Essa tecnologia garante 90% de proteção e já pode ser encontrada em todo o tipo de vestuário.

Contudo, para garantir a eficácia do material é importante comprovar a qualidade dos produtos comercializados pela marca que você escolher. Para isso, é essencial verificar se as roupas são certificadas pela Arpansa, único órgão no mundo responsável por testar fator UV em roupas e acessórios.

As pessoas estão acostumadas a achar que se não se colocarem em exposição durante muito tempo e com a proteção do filtro solar estarão a salvo. Mas, o câncer de pele é uma doença silenciosa, que surge com o tempo e com a frequência de exposição. É preciso ficar atento aos sinais do surgimento de pequenas feridas e outras irregularidades na pele. Acima de tudo, é necessário prevenir a pele dos raios UV com atenção e com todos os recursos possíveis.

*Victor Peixoto é médico dermatologista e consultor da Litonaneus.

Sobre a Litoraneus

Fundada em 2010, a marca é referência na fabricação de roupas e acessórios com proteção solar no Brasil, sendo inclusive certificada pela Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear (Arpansa). Responsável pelo desenvolvimento de um tecido com tecnologia capaz de absorver até 90% dos raios solares, as roupas e acessórios comercializados pela marca possuem proteção FPU 50+ permanente, não saindo com as lavagens. Além disso, as coleções seguem tendências atuais e são cocriadas com estilistas, dermatologistas e fisioterapeutas, apresentando um novo conceito de moda com proteção solar.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

11

PARABÉNS!
PARABÉNS!

14

BOM
BOM

16

AMEI!
AMEI!

14

KKKK
KKKK

14

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

9

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

7

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:

Liberdade de Imprensa
FENAJ emite nota oficial

Setor Taquari

Governo vai retomar obras de casas populares no Setor Taquari

Aviso de concorrência para contratação da empresa foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado dessa terça-feira, 11

Contas

TRE-TO desaprova oito prestações de contas e quatro são aprovadas

Foram aprovadas ainda as contas de Williams de Araújo da Silva, candidato ao cargo de Deputado Federal, pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB)




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira