Monday, 15 de July de 2019

OPINIÃO


Saúde

Câncer de pele: protetor solar não bloqueia totalmente raios UV

13 Jul 2017

Proteger a pele dos raios UV é coisa séria. Esse deveria ser motivo de muita preocupação para os brasileiros, uma vez que o câncer de pele representa 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD, são cerca de 176 mil novos casos por ano. Entre as principais causas estão justamente a exposição excessiva a esse tipo de radiação.

Durante um estudo realizado pela Universidade de Manchester e pelo Instituto do Câncer, em Londres, descobriu-se que os protetores solares, mesmo aqueles com FPS 50, não protegem completamente a pele dos raios ultravioletas (conhecidos como UV), o que abre uma brecha ao risco de câncer, a longo prazo. O estudo foi publicado pelo jornal Daily Mail. Em 2014, houve a primeira pesquisa molecular do mundo a avaliar as causas exatas do melanoma, a forma mais letal do câncer de pele.

Sem dúvida, o filtro solar é a forma mais usual de proteger a pele, no entanto, não deve ser a única. Hoje em dia, já é possível encontrar marcas que utilizam a proteção UV na confecção de roupas e acessórios. Os fios do tecido recebem banhos químicos sintéticos e de dióxido de titânio, substância presente nos protetores solares que conferem uma ótima proteção solar. Essa tecnologia garante 90% de proteção e já pode ser encontrada em todo o tipo de vestuário.

Contudo, para garantir a eficácia do material é importante comprovar a qualidade dos produtos comercializados pela marca que você escolher. Para isso, é essencial verificar se as roupas são certificadas pela Arpansa, único órgão no mundo responsável por testar fator UV em roupas e acessórios.

As pessoas estão acostumadas a achar que se não se colocarem em exposição durante muito tempo e com a proteção do filtro solar estarão a salvo. Mas, o câncer de pele é uma doença silenciosa, que surge com o tempo e com a frequência de exposição. É preciso ficar atento aos sinais do surgimento de pequenas feridas e outras irregularidades na pele. Acima de tudo, é necessário prevenir a pele dos raios UV com atenção e com todos os recursos possíveis.

*Victor Peixoto é médico dermatologista e consultor da Litonaneus.

Sobre a Litoraneus

Fundada em 2010, a marca é referência na fabricação de roupas e acessórios com proteção solar no Brasil, sendo inclusive certificada pela Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear (Arpansa). Responsável pelo desenvolvimento de um tecido com tecnologia capaz de absorver até 90% dos raios solares, as roupas e acessórios comercializados pela marca possuem proteção FPU 50+ permanente, não saindo com as lavagens. Além disso, as coleções seguem tendências atuais e são cocriadas com estilistas, dermatologistas e fisioterapeutas, apresentando um novo conceito de moda com proteção solar.

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira