Saturday, 19 de October de 2019

OPINIÃO


Saúde bucal

Cárie: uma doença silenciosa e progressiva

11 Jul 2013

‘Você já teve cárie?’. Essa é uma pergunta a que muitos respondem ‘não’, mas, na verdade, estão errados. A cárie é uma doença silenciosa, que muitas vezes não é percebida por conta do seu desenvolvimento lento e contínuo. Se a cárie não for tratada precocemente, pode ocasionar diversos problemas que afetam toda a saúde do corpo.

 

Os estágios iniciais do desenvolvimento das lesões de cárie não causam nenhum desconforto. Por isso, muitas vezes as pessoas só notam que sofrem da doença quando esta já está em um estágio avançado e causando a tão temida dor de dente.

 

Para o professor Marcelo Bonecker, presidente da Aliança para um Futuro Livre de Cárie no Brasil, é essencial manter bons hábitos de higiene bucal para preveni-la. Além disso, para saber se o indivíduo já está acometido pela doença, visitar o dentista é a melhor alternativa. “É possível um leigo perceber que está com lesões de cárie. No entanto, as pessoas geralmente tem dificuldade de reconhecê-las, principalmente quando estão nos estágios iniciais de desenvolvimento, ou seja, na forma de lesões de mancha branca e sem apresentar uma cavidade evidente”, afirma Bonecker.

 

Já nos estágios mais avançados da doença, o professor explica que é mais fácil diagnosticá-la. “Nesta fase é possível percebê-la, pois elas apresentam alteração de cor em tons de marrom nos dentes afetados. Além disso, é preciso lembrar que se a cavidade é grande, esta reterá alimentos, podendo causar mau hálito e gosto ruim na boca”, explica o professor.

 

Dicas de bons hábitos de higiene bucal:

 

Escovar os dentes no mínimo três vezes por dia ou após cada refeição para evitarmos o acúmulo de resíduos na boca e consequentemente, a proliferação de bactérias;

 

Usar sempre o fio dental. Esse hábito ajuda a remover a placa bacteriana os restos de comida que podem ter ficado entre os dentes, evitando inflamações como a gengivite;

 

É importante também, ficar atento a qualidade dos alimentos consumidos, pois a cárie ocorre quando as bactérias que revestem os dentes se alimentam de açúcares simples.

 

Fonte: Aliança para um Futuro Livre de Cárie 

COMPARTILHE:


Confira também:


Proteção de Indígenas

MPF/TO recomenda providências para proteção de indígenas isolados avistados na Ilha do Bananal

A população avistada provavelmente é do povo Avá-Canoeiro, também conhecido regionalmente como “Cara Preta”.

AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos

Os deputados querem esclarecimentos sobre o pagamento dos serviços prestados ao Governo do Estado há mais de um ano. Na tentativa de sensibilizar a população, os manifestantes colocaram carros-pipa à frente da sede do Legislativo e também faixas com pedido


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário

O presidente do TJTO, desembargador Helvécio Maia, ressaltou que todas as ações do Poder Judiciário vêm sendo pautadas no diálogo com a sociedade e com todos os atores que compõem o Sistema de Justiça.


IEES

Semana de fisioterapia do HGP destaca avanços e atualiza profissionais

O evento acontece no Instituto de Excelência em Educação e Saúde (IEES), em Palmas e reúne profissionais de diversas áreas.


IFTO

Elenil apoia projeto do IFTO que vai levar cursos técnicos aos 139 municípios do Tocantins


Polícia Civil

Suspeito de aplicar golpes pela internet é preso pela Polícia Civil em Xambioá


Refis 2019

Refis 2019 negocia cerca de R$ 48 mi em quatro dias; negociações se encerram neste domingo, 20


Coca-Cola

Com conceito “Juntos a Magia Acontece”, Coca-Cola dá Início à Campanha de Natal 2019


Interior

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois traficantes em Itacajá


Agropecuária

Controle de comercialização de vacinas em lojas agropecuárias passa a ser informatizado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira