Thursday, 17 de October de 2019

OPINIÃO


Saúde feminina

Carreta da Mulher atende moradoras de Buritirana e região até quinta, 16

14 Oct 2014

Moradoras do Distrito de Buritirana, em Palmas, podem realizar exames de mamografia, ultrassonografia da mama e exame preventivo papanicolau utilizando a Unidade Móvel “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”, também conhecida como Carreta da Mulher que começou a atender na comunidade nesta segunda-feira, 13, e ali permanecerá até a próxima quinta-feira, 16.

A dona de casa e mãe de 10 filhos, Sônia Maria Rosa, conta que é a segunda vez que irá realizar o exame de mamografia. “Eu fiz ano passado, vou aproveitar e fazer novamente pois o médico pediu para fazer todo ano”, explica dona Sônia. Ela diz também que convidou as vizinhas e amigas pois, “desta vez não tem desculpa a Carreta veio aqui, de graça e temos que cuidar da nossa saúde”, disse.
 
“A vinda da Unidade Móvel traz uma série de benefícios, seja a economia financeira da viagem, dos exames, seja o fato de estar perto de pessoas conhecidas do dia a dia, tudo isso facilita na hora de fazer os exames”, afirma o Diretor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Alessandro Pantoja, que ressaltou ainda o índice positivo de participação da comunidade de Buritirana nas ações desenvolvidas pela Pasta. “Agradeço a todas as mulheres que se inscreveram e aproveito para destacar que os moradores daqui são muito participativos nas ações do SUS”.

Ainda de acordo com Alessandro Pantoja o resultado da mamografia e da ultrassonografia saem na hora e se constatadas quaisquer alterações é feita uma contraprova e a paciente é encaminhada para atendimento especializado. Estão na Carreta da Mulher duas técnicas em enfermagem e uma médica mastologista.

Ao todo serão atendidas 150 mulheres nestes três dias em Buritirana. A Gerente da Atenção Básica da Semus, Nigma Oliveira, explica que se trata de uma parceria firmada com o Governo do Estado. “Eles disponibilizam a Unidade Móvel com a equipe própria e nós mobilizamos as pacientes e operacionalizamos os atendimentos nos bairros.”

De acordo com a gerente, somente em Buritirana e Taquaruçu Grande a Carreta da Mulher contará também com o exame Papanicolau. “Este procedimento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde, mas descentralizamos nestas comunidades durante o Outubro Rosa”, ressaltou.
 
Buritirana conta com 400 famílias e uma população rural de mais de 300 famílias. A produtora rural Tereza Pereira é uma das moradoras do Projeto de Assentamento Entre Rios próximo ao Distrito e disse que veio fazer o exame pela primeira vez. “Com todas as dificuldades que enfrentamos não podia deixar de vir. Vim de carona, mas estou aqui, pela minha saúde”, ressaltou a assentada que também é mãe de 10 filhos. (Secom Palmas)

Programação de atendimento da  Carreta da Mulher:
USF Buritirana - 13/10 a 16/10
USF Taquaruçu - 20/10 a 23/10
USF Taquari - 27/10 a 06/11
USF 503 Norte - 10/11 a 20/11
USF Taquaruçu Grande - 24/11 a 28/11

COMPARTILHE:


Confira também:


Divisa de Estados

Governadores Mauro Carlesse e Mauro Mendes destacam aspectos positivos da rodovia Transbananal

Trecho em questão tem cerca de 90 km e corta a Ilha do Bananal, de Formoso do Araguaia (TO) a São Felix (MT).

Saúde

Opera Tocantins realiza quase 70 cirurgias em 10 dias e espera fechar outubro com mais de 150

As cirurgias acontecem em diversas Unidades Hospitalares do Tocantins sempre em horários diferenciado, fora da carga horária ordinária, como sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e ou em período noturno/madrugada.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira