Wednesday, 21 de November de 2018

OPINIÃO


Educação

Como montar um plano de estudos para seu filho?

17 Jan 2017

Após longas férias recheadas de diversão, viagens e passeios, as crianças e adolescentes retornam aos estudos. Eles terão 200 dias letivos pela frente com provas, boletins e outros desafios da vida escolar.
 
Para quem quer participar ativamente do começo da etapa de ensino dos pequenos, uma boa dica é montar um plano de aprendizagem com a criança. Construir uma rotina de estudos com horários determinados e o acompanhamento dos pais.
 
Recente pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade Cambridge, na Grã-Bretanha, aponta que o exemplo dos pais tem grande impacto no desenvolvimento escolar dos filhos, pois os melhores estudantes têm uma espécie de mentor ou alguém em quem se inspirar, mesmo que sem um nível formal alto de escolaridade.
 
A participação dos genitores é fundamental para ajudá-los a aproveitar melhor o novo ciclo. Muitas vezes, principalmente por falta de tempo, já que a maioria dos pais e mães cumpre dupla jornada - trabalhando e cuidando da vida doméstica, deixamos passar alguns aspectos da educação de nossos filhos, mas, a ajuda dos familiares os deixa mais motivados para alcançar bons resultados na escola e na vida.
 
As novas gerações também sentem o peso das muitas tarefas, já que, atualmente, além de estudar a criançada tem outras atividades como parte da rotina, e organização é a chave para alcançar o equilíbrio e o bom desempenho.
 
O ideal é conversar com a criança e ouvir quais são as atividades extracurriculares que lhe interessam para criar uma rotina diária baseada no que for melhor para todos os envolvidos. Período para brincar também é muito importante, afinal, essa atividade desenvolve habilidades cognitivas e é essencial na infância. Isso deve ser levado em consideração para que os filhos não estejam tão atarefados a ponto de perderem todo o tempo livre.
 
Também é importante inserir em seu cotidiano o hábito da leitura, pois ela é fundamental para o desenvolvimento da imaginação, criatividade e outras habilidades cognitivas das crianças, além de melhorar a compreensão e produção de textos. Para iniciar essa prática de maneira prazerosa, sugiro três livros recheados de fantasia e conhecimento, as dicas são: "Bruxa, Bruxa, venha a minha festa", "A menina bonita do laço de fita" e "Pedro e Tina". Essas histórias abordam de forma muito bacana a diversidade de raças, laços de amizades e como enfrentar o medo, temas muito propícios na infância.
 
Para finalizar, não podemos deixar de destacar que estamos falando da geração Y e integrar a tecnologia, brincadeiras e jogos a um projeto pedagógico é condição essencial para atrair a atenção dos pequenos e possibilitar um aprendizado mais eficiente neste período. Por isso, mãos na massa, pois o futuro começa agora.
 

*Thalita Thomé é psicopedagoga e coordenadora pedagógica dos Programas Educacionais Ensina Mais Turma da Mônica.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

16

PARABÉNS!
PARABÉNS!

11

BOM
BOM

9

AMEI!
AMEI!

8

KKKK
KKKK

16

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

5

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

8

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:

Liberdade de Imprensa
FENAJ emite nota oficial

Reabilitação

Governo entrega equipamentos a pacientes do CER de Palmas

Os equipamentos foram adquiridos este ano, com um investimento de quase R$ 3 milhões

Entrega de Moradias

Mauro Carlesse e ministro das Cidades entregam apartamentos do Residencial Parque da Praia

A iniciativa faz parte da política habitacional do Governo do Estado e conta com o recurso do governo federal, por meio do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).



Investigações MPE

MPE movimenta 108 mil processos judiciais, 35 mil inquéritos policiais e instaura 7 mil procedimentos investigativos em 2017

Também é mostrado que o Ministério Público do Tocantins possuía 121 cargos de membros providos em 2017, o que corresponde a 8,7 membros para cada grupo de 100 mil habitantes.


Municípios

Promessas de maio da Presidência da República e do Congresso são cobradas por prefeitos

Liderados pela ATM, prefeitos do Tocantins estão na capital Federal para cobrar Encontro de Contas previdenciárias, UPAS, Nova Lei de Licitações, Royalties de Petróleo, entre outras demandas


Conscientização

Semana da Consciência Negra promovida pela Seciju iniciou com panfletagem e palestra no IFTO

A programação da Semana da Consciência Negra segue com mais ações de panfletagem em vários pontos da Capital.


Energisa

Ação de Segurança com a comunidade leva informação para crianças e adolescentes


Crise e Renuncia

Deputado Estadual Olyntho Neto comunica afastamento como líder do governo na AL


Porto

Solidariedade, promessa de concurso e aula marcam evento em Porto Nacional


Tocantins

Educação e SBH certificam vencedores do concurso de vídeos Todos Contra a Hanseníase


Sul de Palmas

Famílias na região da Capadócia recebem alimentos em ação de solidariedade


saúde

Governador do Tocantins entrega mais de 250 mil reais para que pesquisadores possam desenvolver pesquisas para o SUS



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira