Wednesday, 24 de April de 2019

OPINIÃO


Emprego

Conseguiu um emprego? Saiba como se organizar para um futuro seguro

30 Jun 2017

O desemprego vem caindo desde o início do ano, de 14,2 milhões no primeiro trimestre para 13,8 milhões entre março e maio, segundo o IBGE. Veja orientações para quem se recolocou no mercado de trabalho criar uma reserva financeira.

"Se você perdesse o seu ganho mensal, por quanto tempo conseguiria manter o seu atual padrão de vida? Quem passou pelo desemprego sabe a importância de ter uma reserva financeira. Com uma quantia para as necessidades básicas, evita-se recorrer a empréstimos e se endividar, entrando em uma bola de neve financeira" orienta o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

Ter uma reserva financeira para o curto e médio prazo é importante, contudo, frente a  reforma na Previdência, o trabalhador deve pensar especialmente em sua aposentadoria, segundo o especialista. "É possível deixar de trabalhar por obrigação e fazer apenas por prazer, se quiser. Isto é ser independente financeiramente, algo que só depende de planejamento e poupança", afirma Domingos.

Veja orientações para ter um futuro seguro financeiramente:

  • Analise o seu atual padrão de vida e suas reais necessidades;
  • Faça um diagnóstico financeiro, anotando por 30 dias (se tiver renda fixa) ou 90 dias (se tiver renda variável) todos os seus gastos, incluindo os menores;
  • Inclui a família neste processo, considerando os sonhos de todos – de curto, médio e longo prazo – além da reserva financeira;
  • Diminua ou elimine despesas supérfluas e determine o quanto poupará por mês para construir a reserva;
  • Considere que o tempo médio de desemprego é de mais de 12 meses, segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas);
  • Invista o valor em fundos adequados para o médio prazo, como títulos do tesouro, CDB, LCI e LCA, por exemplo;
  • Respeite o propósito da reserva financeira, utilize o valor apenas em caso de necessidade;
  • Paralelamente, poupe para conquistar os demais sonhos, incluindo o da aposentadoria sustentável.
 
Sobre Reinaldo Domingos

Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do InfoMoney e da Rádio Bandeirantes. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Sobre a DSOP Educação Financeira

A DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br) é uma organização dedicada à disseminação da educação financeira no Brasil e no mundo, por meio da aplicação da Metodologia DSOP, criada pelo educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos.

Dia após dia, a DSOP se firma como principal promotora de conhecimento sobre o tema no Brasil, destacando-se pelo amplo alcance de seus programas, que beneficiam estudantes, profissionais e famílias, contemplando todo o ciclo de vida.

Atualmente, dispõe de uma rede formada por mais de 250 educadores financeiros e mais de 60 franquias de negócios em todo o Brasil e uma nos Estados Unidos (Orlando, Flórida), que compartilham da missão de disseminar a educação financeira, romper com o ciclo de pessoas com desequilíbrio financeiro e construir novas gerações e famílias sustentáveis financeiramente.

DSOP Educação Financeira

COMPARTILHE:


Confira também:


Consórcio da Amazônia Legal

Em Consórcio da Amazônia Legal, governador Carlesse propõe atuação conjunta das bancadas em prol dos Estados

Após fala de Carlesse, foi aprovada reunião conjunta com as bancadas e Palmas como sede da próxima reunião do Consórcio


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira