Monday, 18 de February de 2019

OPINIÃO


Economia

Controlar o caixa não significa deixar de investir

11 Apr 2017

Em 2016, o comércio fechou cerca de 108,7 mil lojas em todo o Brasil, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em dois anos, o varejo perdeu 200 mil lojas e 360 mil empregos diretos. Nem mesmo os grandes varejistas escapam da crise – como a Marisa, que fechou cinco lojas no ano passado.

Todo comerciante sabe que, para sobreviver no mercado, é preciso ser inovador. O grande problema do comércio como um todo, assim como dos pequenos comerciantes, é que durante os dias de bonança eles pensam nas ofertas, em novas ideias, em novos investimentos. Porém, diante da crise, existe uma certa ideia enraizada que diz "controle o seu caixa". Tal afirmação é, de fato, verdadeira, mas não deve ser levada ao pé da letra.

Controlar o caixa é sempre bom em qualquer situação; porém, em épocas que o consumidor também está pensando no "caixa particular" dele, é preciso atraí-lo até você. Em outras palavras, ser inovador e apostar em suas ofertas continua sendo o caminho certo para o sucesso – e para sobreviver. Afinal, ninguém que tenha seu próprio negócio quer fazer parte destas estatísticas.

O momento de crise é propício para rever gastos, custos, ações incorretas e replanejar pensando no futuro - lembre-se que o consumidor está fazendo exatamente a mesma coisa. É preciso estudar cada caso e colocar as suas melhores ofertas neste jogo, apostando em ferramentas de custo zero ou baixo e chamar o cliente até a sua loja. A internet, por exemplo, é um dos recursos que jamais deve estar de fora dos planos do lojista.

Com diversas redes sociais, páginas e sites de busca de preço gratuitos, este é um dos meios por onde mais se cria um forte relacionamento com o cliente e, claro, para atraí-lo pela melhor oferta, com promoções e descontos. A pesquisa on-line está ao alcance de qualquer um – seja empresário ou consumidor –, mas talvez por medo ou receio, pela falta de conhecimento sobre as potencialidades que esta poderosa ferramenta pode garantir aos negócios, poucos procuram investir nela. E este erro pode ser fatal.

Artigo de:

Leonídio de Oliveira Filho, empresário e criador do site Dica de Preço (www.dicadepreco.com.br)

COMPARTILHE:


Confira também:

Crônica
O TEMPO

Crimes no Tocantins

Maioria dos crimes no Tocantins estão relacionados ao tráfico de drogas e feminicídios, revela Sindiperito

O aumento da criminalidade no Tocantins preocupa e o trabalho dos profissionais da perícia é fundamental no combate ao crime, pois, somente com uma análise pormenorizada das evidências é possível chegar aos culpados, puni-los e coibir que novos casos ocorr

Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira