Sunday, 21 de July de 2019

OPINIÃO


CULTURAS POPULARES – Uma necessidade, e não apenas uma escolha

30 Jul 2012

Há algum tempo no Brasil, a cultura deixou de ser tratada como a história de um povo, e passou a ser tratada apenas como uma diversão.

Porém essa crença pode ser equivocada, porque mesmo faltando incentivos, muitos mestres continuam lutando corajosamente para não deixar morrer a tradição de seus municípios, e de forma artesanal, mostram aos grandes gestores que com coragem se pode ir muito mais longe do que imaginamos.

Tanto, os Governos, Federal, Estaduais, e Municipais falam muito na amplitude das Culturas Populares e do Folclore, porém o que temos visto é que pouco tem se empregado para tornar isso uma realidade.

Os mestres dessas Culturas fazem um trabalho de formiguinhas, um trabalho mais de prazer, do que de profissionalismo. Em algumas regiões do nosso Brasil as comunidades se unem para preparar essas festas, tanto as festas como é o caso das Quadrilhas juninas, Populares, tambores, Sússia, Caretas, Giquitaias, quanto as festas religiosas – Festas do Divino Espirito Santo, Rodas de São Gonçalo, Folia de Reis, Romarias... Em fim.

É preciso que esses Governos possam ver as necessidades dos dessas áreas, da qualificação de mão de obras para trabalhar com elas, da formação de profissionais que possam se dedicar a montagem de espetáculos para as apresentações principalmente das festas populares, tendo em vista que as festas religiosas são mais regionalizadas.

Tenho acompanhado no Tocantins a dificuldade dos mestres que ousam fazer a Cultura Popular nas suas regiões, os seus trabalhos árduos para fazer um trabalho artesanal, mas que seja primoroso, da falta de incentivo por parte de quem pode para isso.

A criação dos pontos de Cultura nos Estados, já foi um começo. Porém, o montante empregado nesses Pontos de Cultura ainda é muito pequeno, beneficiam alguns poucos, mas, aqueles que realmente fazem, ficam de fora, mesmo porque não possuem condições para enfrentar a burocracia imposta para que esses “Mestres” possam trabalhar e mostrar aquilo que realmente podem fazer.

Deixo aqui uma reflexão para os novos Gestores Municipais (Prefeitos), para que olhem melhor, empregando mais condições financeiras as suas unidades culturais, contratando Mestres em Cultuas Populares para que elas possam desenvolver um trabalho de primor, e assim, contribuir para tornar o Tocantins um Estado mais Cultural, e Folclórico.

Luiz Pereira - poeta.luiz@gmail.com
Mestre em Literatura de Cordel

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira