Saturday, 23 de March de 2019

OPINIÃO


Economia

Economia Brasileira: “tempus fugit”- o tempo voa

20 Jun 2017

Entre os grandes desafios para a economia brasileira temos uma série de medidas econômicas que necessitam serem aprovadas pelo Congresso e anunciadas pelo Poder Executivo do país. Estas medidas devem acontecer e gerar efeitos dentro de um determinado tempo. Serem anunciadas neste ou no próximo mês e gerar seus efeitos de forma rápida.

O tempo e a ausência de medidas econômicas que tragam ajustes significativos, já causaram desgastes e substituições de antigos ministros da economia.  De modo recente, alguns deles, exatamente depois de uma discordância sobre as medidas necessárias para reestabelecer o reequilíbrio da dívida pública.

Será que a situação conjuntural da economia mostra a superação desta situação econômica? Claro que não! E ainda temos no nosso ambiente uma situação crítica: contamos com um universo de 14 milhões de desempregados e com as dívidas dos estados da União onerando o governo central e instituições públicas.

John Maynard Keynes, famoso economista britânico também lembrou da questão do tempo quando mencionou que no "longo prazo todos estaremos mortos". O tempo inevitavelmente voa – "tempus irreparabile fugit".

O artigo 2º da Constituição Federal declara que: "São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário". Cada um destes poderes age, neste momento, em sintonia com seus tempos e interpondo as suas próprias características e questões peculiares.  Estes tempos e características parecem ignorar a estrutura necessária para o ajuste desejável da sociedade e do Brasil. Os poderes aparentam ignorar as necessidades da população.

Também a atual estabilidade econômica não é confortável para a sociedade. Produz um cenário recessivo, como ao manter as elevadas taxas de juros. Não gera uma reversão para uma taxa significativa de crescimento econômico, com valores acima de 1% do Produto Interno Bruto (PIB).

O tempo está passando e caso este fator não seja considerado essencial, a sociedade brasileira pagará um preço maior ao alongar a recessão com os seus indesejáveis efeitos para o país.

*Agostinho Pascalicchio é professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, doutor em Ciências pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo. Mestre em Teoria Econômica pela University of Illinois at Urbana-Champaingn/USA. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo.

COMPARTILHE:


Confira também:

Crônica
O TEMPO

Relações Internacionais

Trump sinaliza que vai facilitar visto para brasileiros, diz Bolsonaro

Presidente comentou viagem aos EUA em transmissão ao vivo na internet

Operação Ísis

Polícia Civil deflagra Operação Ísis que investiga funcionários do Naturatins em municípios da região Norte

Segundo o delegado responsável pela operação, Thiago Bustorff, as diligências estão ocorrendo nos municípios de Araguatinas, Augustinópolis, Axixá, Buriti do Tocantins e Palmas.


Operação Aemulatus

Polícia Civil realiza Operação Aemulatus e prende integrante de organização criminosa suspeita de tentativa de homicídio

Ainda de acordo com o delegado, a operação ainda está em curso, sendo que a suposta autora foi presa e encaminhada para a unidade prisional feminina de Palmas.


Sustentabilidade

Bandeirantes comemora ações e resultados no Dia Mundial da Água

Como a sustentabilidade está no DNA da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo, cujo objetivo é construir junto às comunidades carentes do país


Palmas

Força Tática do 1° BPM realiza prisão de autores de vários roubos na Região central da Capital


Ensaio Fotográfico

Vamos falar de Síndrome de Down


São Paulo

XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil acontecerá em momento decisivo de recuperação do país


Transplantes de Córneas

Estado realizou 128 transplantes de córnea por intermédio e captação do Banco de Olhos


Crime

Corte estético de cauda e orelha de animais é crime ambiental


Lançamento

Campanha da Fraternidade 2019 é lançada na Câmara Municipal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira