Monday, 18 de February de 2019

OPINIÃO


Economia

Família: como praticar a educação financeira em casa?

27 Feb 2018    17:46

A falta de educação financeira levou 61,3% das famílias brasileiras a terminar janeiro endividadas e 25%, inadimplentes, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Como praticar a educação financeira em casa, com adultos, idosos e crianças?

“A mudança individual é importante, mas de pouco adianta se todos da família não estiverem envolvidos. Para praticar a educação financeira em casa, comece diferente: reúna todos e converse sobre os sonhos”, orienta Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista.

A reunião, segundo o PhD em Educação Financeira, não é para sentarem em volta da mesa, em um clima quase que fúnebre, para falar sobre cortes de gastos. “Isso não vai dar certo!”, orienta.

“Chame todos para uma celebração, em um ambiente leve, e inclua as crianças e os idosos. O grande objetivo do encontro será falar de sonhos, objetivos ou metas – do que preferirem chamar – tanto individuais quanto coletivos, de toda a família”, afirma.

Assim, juntos podem começar a pesquisar as opções, preços, condições de pagamento, alternativas, enfim, reunir o máximo de informação possível sobre o que é preciso para conquistar seus sonhos.

“Em seguida, tracem um planejamento financeiro embasado e eficiente. Só então é que falarão sobre reajustes nos gastos diários dentro e fora de casa, até porque, agora fica mais fácil se conscientizar e manter foco, uma vez que todos possuem propósitos bem definidos”, orienta Domingos.

A partir daí tudo fica mais simples e leve. “Os dias de frustração por não conseguir guardar dinheiro e nem realizar sonhos estão contados, pode acreditar”, afirma. Domingos ministrará o webinar gratuito “Como implementar a educação financeira na sua família” nesta quinta, 1º de março, às 19h30. 

Papel da família

É fato que a maioria da população não foi educada financeiramente, nem no ambiente escolar, nem em casa; e isso faz com que boa parcela das pessoas acabe não sabendo administrar seus recursos e conquistar seus sonhos. 

Mas chegar ao status de família educada financeiramente, realizada e independente não é algo de outro mundo e nem tão difícil, segundo Domingos.

“Basta ter força de vontade e disciplina, buscar conhecimento e ter o apoio da família. Acredite, é muito mais fácil traçar objetivos e cumpri-los quando as pessoas que estão ao nosso redor estão com o mesmo foco. Um ajuda o outro”, diz.

 

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista . É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefi n.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sob re o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

COMPARTILHE:


Confira também:

Crônica
O TEMPO

Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.

Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira