Thursday, 21 de June de 2018

Thursday, 21 de June de 2018

OPINIÃO


Economia

Família: como praticar a educação financeira em casa?

27 Feb 2018    17:46

A falta de educação financeira levou 61,3% das famílias brasileiras a terminar janeiro endividadas e 25%, inadimplentes, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Como praticar a educação financeira em casa, com adultos, idosos e crianças?

“A mudança individual é importante, mas de pouco adianta se todos da família não estiverem envolvidos. Para praticar a educação financeira em casa, comece diferente: reúna todos e converse sobre os sonhos”, orienta Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista.

A reunião, segundo o PhD em Educação Financeira, não é para sentarem em volta da mesa, em um clima quase que fúnebre, para falar sobre cortes de gastos. “Isso não vai dar certo!”, orienta.

“Chame todos para uma celebração, em um ambiente leve, e inclua as crianças e os idosos. O grande objetivo do encontro será falar de sonhos, objetivos ou metas – do que preferirem chamar – tanto individuais quanto coletivos, de toda a família”, afirma.

Assim, juntos podem começar a pesquisar as opções, preços, condições de pagamento, alternativas, enfim, reunir o máximo de informação possível sobre o que é preciso para conquistar seus sonhos.

“Em seguida, tracem um planejamento financeiro embasado e eficiente. Só então é que falarão sobre reajustes nos gastos diários dentro e fora de casa, até porque, agora fica mais fácil se conscientizar e manter foco, uma vez que todos possuem propósitos bem definidos”, orienta Domingos.

A partir daí tudo fica mais simples e leve. “Os dias de frustração por não conseguir guardar dinheiro e nem realizar sonhos estão contados, pode acreditar”, afirma. Domingos ministrará o webinar gratuito “Como implementar a educação financeira na sua família” nesta quinta, 1º de março, às 19h30. 

Papel da família

É fato que a maioria da população não foi educada financeiramente, nem no ambiente escolar, nem em casa; e isso faz com que boa parcela das pessoas acabe não sabendo administrar seus recursos e conquistar seus sonhos. 

Mas chegar ao status de família educada financeiramente, realizada e independente não é algo de outro mundo e nem tão difícil, segundo Domingos.

“Basta ter força de vontade e disciplina, buscar conhecimento e ter o apoio da família. Acredite, é muito mais fácil traçar objetivos e cumpri-los quando as pessoas que estão ao nosso redor estão com o mesmo foco. Um ajuda o outro”, diz.

 

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista . É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefi n.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sob re o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

33

PARABÉNS!
PARABÉNS!

36

BOM
BOM

30

AMEI!
AMEI!

33

KKKK
KKKK

33

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

26

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

26

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Educação Financeira Família CNC

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Aumento

Nova tarifa do transporte público entra em vigor na próxima segunda-feira

Jocélio explicou que o processo de cálculo da tarifa é estudado pelo conselho todo início de ano e tem como base os custos do ano anterior, de janeiro a dezembro.

Copa 2018

CBF e Twitter fecham parceria de conteúdo exclusivo #SeleçãoBrasileira

Cobertura pelo perfil @cbf_futebol inclui lives e vídeos com notícias, treinos e bastidores da campanha na Rússia



Meio Ambiente

Cerimônia de entrega do Prêmio Ambiental é realizada em Palmas

Ao final da premiação, duas menções honrosas foram entregues a instituições que desenvolvem ações ou práticas que mostram a sensibilidade em prol dos recursos renováveis.


Palmas

Folha e presidentes de associações de moradores apresentam demandas para a prefeita Cinthia Ribeiro

A presidente da Associação de Moradores do Setor Lago Norte, Solange Ribeiro de Sousa Alvarenga avaliou de forma positiva a audiência.


Corporatvo

Oi lança APP Oi GIS - Gestão Integrada de Serviços, plataforma para monitoramento e gerenciamento

Disponível para todos os clientes corporativos da Oi que possuem o produto GIS, o aplicativo, já no lançamento, possui aproximadamente 1500 usuários.


Copa 2018

Musa da Inglaterra 'quase infarta' com gol nos acrécimos


Copa 2018

"Musa do Panamá" promete pintar o corpo com as cores do país caso a seleção seja campeã da Copa do Mundo


Eleições 2018

Vice-prefeito de Pindorama defende eleição de Carlesse; “momento é de eleger o melhor para o Tocantins”


Adapec

Prazo para plantio de soja nas várzeas tropicais é prorrogado


Premiação

Professora da rede municipal leva R$ 10 mil do Programa Nota Quente Palmense


Educação

Ceulp/Ulbra está com inscrições abertas para o Vestibular Extra



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira