Sunday, 21 de July de 2019

OPINIÃO


Economia

Florestas plantadas são cada vez mais necessárias para estimular a economia

22 May 2017

O Brasil é destaque mundial quando o assunto é o mercado de florestas plantadas, com uma área total de 7,8 milhões de hectares. Hoje, graças a um sistema de produção sustentável e ao auxílio de tecnologias de alta eficiência, a atividade garante ao país uma receita bruta de R$ 69 bilhões - número que corresponde a 6% do PIB Industrial e ocupa o quarto lugar nas exportações brasileiras.
 
Mesmo diante de tanta grandiosidade, a tendência é que o país cresça ainda mais nesse segmento. Isso porque, após assinar a ratificação do Acordo do Clima, que sela o compromisso com a baixa emissão de carbonos, o Brasil tem como meta restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares até 2030. O objetivo é incentivar a integração entre culturas, florestas e pecuária em 5 milhões de hectares e cumprir o Código Florestal, garantindo, assim, o desmatamento ilegal zero.
 
Atualmente, as florestas plantadas são responsáveis por abastecer importantes cadeias produtivas da economia, como construção civil, geração de energia, produção de carvão, papel e celulose e movelaria. Entre eles, o mais estruturado é o setor de papel e celulose, composto por grandes empresas que, na maioria dos casos, possuem condições de fazer a chamada colheita mecanizada, com a utilização de sofisticadas máquinas.
 
No entanto, mesmo com toda a tecnologia disponível, as motosserras sempre terão um destaque na colheita, especialmente em áreas montanhosas, em propriedades pequenas e em terrenos acidentados, onde as grandes máquinas não conseguem entrar. Nesse sentido, alguns pontos merecem atenção, pois a indústria de equipamentos destinados ao manejo florestal trabalha constantemente para desenvolver ferramentas capazes de garantir a segurança dos operários.
 
Por conta disso, além dos Equipamentos de Proteção Individual (os EPIs), existem motosserras com sistemas especiais de segurança, que ativam o freio da corrente caso o operador faça um movimento brusco ou uma operação errada. Outra tecnologia disponível é o freio acionado de acordo com a postura - ou seja, se o operador está com punho em uma posição errada, a corrente e o sabre são travados automaticamente.
 
Os médios e pequenos produtores que atuam nesse segmento também são favorecidos com o avanço das tecnologias. Estão disponíveis no mercado pulverizadores para fazer o controle de pragas, atomizadores para a aplicação de insumos e calcário para a correção de solo e roçadeiras próprias para a desbrota, o que minimiza o esforço físico no trabalho.
 
Como podemos notar, a atividade está muito bem estruturada no Brasil, trata-se de um setor que gera empregos, garante alta lucratividade e ainda conta com tecnologias de ponta para atender aos diferentes perfis de produtores. Com responsabilidade e respeito às normas ambientais que a atividade exige, certamente o país continuará crescendo e será, cada vez mais, uma referência mundial em produtividade e manejo de florestas plantadas.
 
*Mario Fortunato é gerente de produtos da Husqvarna para a América Latina. A empresa é líder global no fornecimento de equipamentos para o manejo de áreas verdes.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira