Thursday, 17 de October de 2019

OPINIÃO


Em fase final

Governo implanta Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica

08 Oct 2014

O Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (SAVVD), que visa oferecer atendimento multiprofissional de médicos, psicólogos, assistentes sociais, e realizar o acolhimento de crianças de 30 dias a 12 anos incompletos está em fase de implantação no Hospital Infantil de Palmas (HIP). 

De acordo com o diretor geral do Hospital, Giovani Merenda, o processo de implantação do SAVVD já está em fase final. “Já estamos com nossa equipe montada, estamos em fase de montagem dos nossos protocolos e fluxogramas de atendimento desse serviço, e a nossa ideia é que até dezembro o serviço já esteja disponível para população”, informou.

O Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica será realizado em parceria com o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital e Maternidade Dona Regina. “Mesmo sendo um serviço destinado à situação de violência sexual, o Savis recebe vítimas de violência doméstica, e com certeza nós também vamos receber essas pessoas, mas ai vamos fazer os devidos encaminhamentos”, ressaltou o diretor.

Ainda de acordo com Giovani Merenda, o SAVVD vai contar com uma equipe própria de atendimento, mas já existe um planejamento para que toda a equipe do hospital possa colaborar e atuar em conjunto. “O que queremos é que todo o hospital saiba atender ás vítimas de violência doméstica, por isso toda a equipe vai passar por um treinamento para atuar no programa”, explicou.

Violência Doméstica

A violência doméstica é entendida como todo ato ou omissão, praticado por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e adolescentes que venha a causar dano físico, sexual ou psicológico à vítima. Assim, a violência doméstica implica numa transgressão do poder e dever de proteção do adulto.

De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), cerca de 70% dos casos de violência contra crianças e adolescentes no Brasil acontecem em residências, seja da vítima ou do agressor. (ATN)

COMPARTILHE:


Confira também:


Divisa de Estados

Governadores Mauro Carlesse e Mauro Mendes destacam aspectos positivos da rodovia Transbananal

Trecho em questão tem cerca de 90 km e corta a Ilha do Bananal, de Formoso do Araguaia (TO) a São Felix (MT).

Saúde

Opera Tocantins realiza quase 70 cirurgias em 10 dias e espera fechar outubro com mais de 150

As cirurgias acontecem em diversas Unidades Hospitalares do Tocantins sempre em horários diferenciado, fora da carga horária ordinária, como sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e ou em período noturno/madrugada.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira