Tuesday, 23 de April de 2019

OPINIÃO


Ponto de vista

Interesse urbano, participação social e redes sociais

13 Feb 2019    15:51    alterado em 13/02 às 15:51
Interesse urbano, participação social e redes sociais

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300


Racionalizar a representatividade em períodos de desenvolvimento é de suma importância para alcançar a vida dos grupos sociais. E mais do que nunca, os modelos de participação estão eclodindo em todas as áreas.

A proporção de pessoas que buscam novas oportunidades fora do eixo de convivência familiar continua a crescer. Contudo os processos de adaptação tendem a ser acelerados para o objetivo almejado na região como estudos e trabalho.

Mesclando com esta mudança, observa-se também que cada vez mais as pessoas buscam participar, mesmo que virtualmente da demanda de soluções,  principalmente através das redes sociais. Mas o que falta para maioria  é a curiosidade no que correlaciona a quem os representa, seja no bairro, nas escolas e universidade ou nas categorias do Estado.

Esta participação poderia ser mais efetiva quanto aos grupos sociais e residenciais, a busca por melhoria de qualidade de vida, ja seria um pressuposto interessante. Sair da caixinha e buscar os líderes locais, é de suma importância para a colaboração. E quem sabe assim, algumas ideias individuais possam ser favoráveis aos grupos.

A tecnologia quebrou muitas barreiras, quanto a distância e velocidade de informação, quanto aos aspectos políticos públicos, não faltam exemplos como aplicativos de consulta como a plataforma MUDAMOS+ , o Portal da Transparência entre outros.

De fato os mensageiros e redes sociais estão ai e são fruto da realidade e fazem parte da nova era de contribuição. Dando voz as minorias na plenitude da participação.

Conclui-se que basta instigar a curiosidade, e de alguma forma saber o que acontece na redondeza, e ajudar nos processos de informações afim de exigir  políticas públicas com representatividade.

COMPARTILHE:


Confira também:

Crônica
O TEMPO

Política

Bolsonaro não vê motivos para greve dos caminhoneiros, diz porta-voz

A expectativa do governo do presidente Jair Bolsonaro, que mantém diuturnamente um canal aberto de ligação com a categoria, é de que não há motivos para essa paralisação", afirmou durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

PreviPalmas

CPI do PreviPalmas prossegue com oitivas de testemunhas

O restante das verbas foi utilizado para pagamento de despesas ordinárias. Ele se comprometeu, perante os membros da CPI, a enviar relatório discriminado dos levantamentos contábeis e financeiros realizados sob sua gestão.



Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas

Programação terá dois momentos, encontro técnico, pela manhã, e apresentação de potencialidades e atrações culturais para formadores de opinião, à noite


Militares

Governo do Estado promove policiais militares e bombeiros nesta segunda

Governo vai promover 1.541 policiais militares e 186 bombeiros nesta segunda-feira, 22. Evento ocorrerá em Palmas e contará com a presença do governador Mauro Carlesse


Planos de Saúde

Defensoria Pública orienta sobre diretos básicos para usuários de planos de saúde

Conheça quais os direitos que o paciente deve exigir, prazos e coberturas para a realização de exames, tratamentos e internações


Segurança no HGP

Governador solicita reforço permanente do efetivo da Polícia Militar no HGP


Bancada Federal

Carlesse destaca trabalho da bancada federal em prol do Tocantins


Saúde

Governo implanta medidas que dão transparência ao paciente na área da Saúde


Combate ao Crime

Operação Intramuros prende mais uma integrante de facção criminosa de atuação nacional


Palmas

Concurso Público Nacional já tem fotografias premiadas


Serviço

Hemorrede precisa de doação para suprir demandas de Araguaína e região



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira