Sunday, 25 de August de 2019

OPINIÃO


OPINIÃO

Investimento na carreira

22 Feb 2013

Luiz Gonzaga Bertelli*
 
Apesar da crise econômica internacional, o Brasil ainda vive internamente um momento favorável, com baixos índices de desemprego e uma classe média que cresce e consome, dando dinamismo à economia. Com esse cenário até certo ponto favorável, é importante que jovens aproveitem as oportunidades, investindo na formação profissional, expressão de ordem para o sucesso. Isso porque, se o país alcançar as metas de desenvolvimento e crescimento a que se propõe ¬para os próximos anos – consolidar-se entre as cinco nações mais poderosas do mundo – os profissionais mais audaciosos vão querer estar no topo também.

Para alcançar o ponto alto, os estudantes devem analisar muito bem o mercado de trabalho e identificar quais as carreiras oferecem as melhores oportunidades para o crescimento profissional. Existem várias pistas, como os setores que mais sofrem com o apagão de profissionais – principalmente nos setores ligados à ciência, tecnologia e construção civil. Durante os anos da universidade, o estágio é uma excelente prática de capacitação para o estudante. Além de conhecer de perto o mercado de trabalho da futura profissão, o estagiário coloca em prática a teoria das aulas da graduação, absorvendo e aprimorando mais rapidamente os conhecimentos.

Outra escolha certa para quem quer se destacar no mercado é investir em um curso de língua estrangeira. O inglês já é obrigatório para muitas carreiras, como por exemplo, para as áreas de tecnologias e engenharia. Espanhol, alemão, italiano, chinês e francês são diferenciais interessantes que podem definir vagas nos concorridos processos seletivos de grandes empresas.

Depois da universidade e do estágio, pós-graduação, MBAs e cursos de especializações são importantes para atualizar e aprimorar o profissional. As empresas levam muito em conta esses cursos na hora de analisar os currículos para uma possibilidade de contratação. Além disso, a boa formação, por si só, já torna o profissional mais seguro e com mais qualidade para desenvolver suas habilidades com competência. E isso será refletido também no salário. As pesquisas mostram que trabalhadores especializados detêm ganhos médios três vezes maiores do que os profissionais que só tem o ensino médio.
 
* Luiz Gonzaga Bertelli é presidente Executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.

COMPARTILHE:


Confira também:


Meio Ambiente

Biodiversidade perdida em queimadas na Amazônia levará décadas para se recuperar

Especialistas entrevistados pelo Brasil de Fato avaliam que determinadas espécies podem demorar até mesmo séculos

Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.



Educação

Unitins comemora 5 anos de implantação do Campus de Augustinópolis e realiza I Encontro de Egressos da unidade

Reitor entregou um carro para o campus durante o evento e anunciou a entrega de mais de 200 diplomas dos cursos de Direito e Enfermagem


Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira