Wednesday, 23 de October de 2019

OPINIÃO


Ponto de vista

Para evitar achismos e preconcepções

23 Sep 2019    11:04    alterado em 23/09 às 11:04
Para evitar achismos e preconcepções

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300


Em um mundo cada vez mais conectado uma manobra pseudo-intelectual aos poucos espalhou-se como poeira, e a probabilidade de termos interagido com tal ato é incrivelmente grande, assim adentramos ao mundo ficcional da falácia.

O termo Falácia segundo o Dicionário Michaelis significa “Qualidade daquilo que é falaz; engano, falsidade, logro, burla”. Numa maneira  singela de expor, são pessoas que se gabam de ter saberes tidos como verdadeiras em sua forma de expressão, geralmente com teor duvidoso para os mais estudiosos.

Não é difícil  cair em conversas aleatórias e ter a sensação de que o dito, é uma fonte de verdade. E para isso a  internet virou um campo de opiniões diversas, e as redes sociais uma grande teia que ajuda a disseminar opiniões “sem filtro”. Principalmente quando fugimos da premissa de ler o conteúdo das notícias, e presumimos o que ali está exposto, um erro grave e bastante comum.

A solução midiática talvez seja a ponderação na interlocução, o policiar-se e possivelmente  evitar alimentar opiniões/respostas nos diversos feeds, quando não se tem noções das fontes concretas e verídicas. Não é uma tarefa fácil, pois a sensação de querer responder no imediatismo vem à tona, existindo aqui uma probabilidade de sermos nós os propagadores de ideias errôneas.

A dica essencial é ler bastante, entender o nível de compreensão geral e ter embasamento com provas científicas ou dados com comprovação assertiva. Na dúvida, o silenciar provavelmente seja  alternativa mais sábia. 

Fonte: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=yQVm

COMPARTILHE:


Confira também:


Rodovia no Jalapão

Governador e Ministro do Turismo discutem construção de rodovia no Jalapão em parceria com a iniciativa privada

Carlesse reforçou a necessidade da pavimentação do acesso ao Jalapão e apresentou dados do crescimento do Turismo no Estado

Prorrogado Refis 2019

Refis 2019 já negociou mais de R$ 110 milhões em dívidas; pagamentos à vista superaram os R$ 20 milhões

O programa, que terminaria no domingo, 31, foi prorrogado até o dia 31 de novembro e o atendimento é feito nas unidades do Resolve Palmas




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira