Tuesday, 19 de February de 2019

OPINIÃO


Resultado das Urnas

Qual a lição deixada com a derrota de Amastha?

08 Oct 2018    11:54    alterado em 08/10 às 12:04
Divulgação Qual a lição deixada com a derrota de Amastha?

O resultado das eleições no Tocantins que deu a vitória esmagadora ao governador Mauro Carlesse (PHS), foi um verdadeiro recado dado pelo povo aos políticos de atitudes arrogantes e intempestivas. O candidato derrotado Carlos Amastha tentou vender para o Tocantins inteiro a imagem de Palmas como uma cidade que beirava um conto de fadas. Tudo era lindo e quem via do outro lado da telinha poderia até imaginar que o candidato havia transformado a capital em um verdadeiro paraíso.

Mas graças ao poder e a força dos veículos de comunicação da capital e de todo estado – além das redes sociais – foi mostrado além das belezas de parques e jardins que já existia mesmo antes do primeiro governo do candidato Amastha. Palmas já havia se transformado numa cidade em que os empresários e moradores não suportavam mais em se tratando de impostos. Não foi possível esquecer o aumento exorbitante de impostos pelo ex-prefeito que tentou empurrar de goela abaixo no contribuinte uma correção do IPTU que ultrapassava 300%.

A população de Palmas assistiu perplexa a perseguição da administração Amastha aos donos de quiosques que passaram a ser coagidos com um volume de taxas e exigências da fiscalização municipal. Os feirantes, aqueles produtores simples que comercializam seus produtos nas feiras, não escaparam do excesso de demandas.

Os professores da capital foram perseguidos e tiveram seus pontos cortados em uma greve justa que reivindicava a data base e outros direitos adquiridos. O ex-prefeito agiu com mão de ferro e não negociou com os grevistas. A sociedade assistiu vários profissionais da educação passar necessidades básicas com os contracheques zerados. No final de tudo o ex-prefeito deixou bem claro para os servidores sobre de quem era a primeira e última palavra.

O que a população de Palmas quis dizer para todo o Tocantins ao derrotar o ex-prefeito Amastha – sim, Amastha não ganhou em Palmas – é que o mundo encantado que ele pintou na campanha em relação a capital não passa de produto enlatado de marketing que vende, mas não convence. Os cincos anos de gestão do ex-prefeito deixaram a capital mais cara e os contribuintes mais endividados.

A prefeita Cintia Ribeiro terá pela frente um desafio enorme, em pouco tempo, que é o de imprimir uma imagem totalmente diferente daquela pintada pelo antecessor no Twitter e outras redes sociais. O poder executivo da capital precisa mostrar para os empresários e toda a população que não é uma máquina de arrecadação que visa somente o lucro e a vantagem. Para isso a prefeita vai precisar de toda humildade e serenidade que faltou em seu antecessor.

Os 57,39% dos Tocantinenses que elegeram o governador Carlesse mandaram o recado e mostraram que política se faz com dialogo e humildade. Enquanto o seu principal adversário tentava vender sonhos, o governador reeleito convenceu o eleitorado ao mostrar os problemas e a força de vontade para resolvê-los. O recado foi dado e a população soube enxergar no governador o espírito sereno de homem público.

O governador Carlesse tem pela frente o desafio de colocar a máquina para girar novamente e alavancar a economia do sofrido Tocantins que há décadas sofre com a falta de planejamento e ações que gerem emprego e renda fora da máquina pública. Se o governador tiver daqui para frente a visão de empreender e desenvolver o gigante Tocantins, em termos de riquezas naturais, certamente seremos vistos pelo Brasil e o mundo como fonte de riqueza e investimentos.

Já o candidato derrotado Carlos Amastha terá daqui para frente momentos para refletir e pensar o que fez a capital que ele pinta como uma das sete maravilhas do mundo vira-lhes as costas e contribuir para uma derrota fragorosa. Se até a próxima tentativa de voltar a vida pública o ex-prefeito conseguir entender que o seu maior inimigo tenha sido seu comportamento arrogante, quem sabe não volta calçado com as sandálias da humildade e consiga mostrar para os seus eleitores que ele mudou.

Até lá muita água vai passar embaixo da ponte e os sobreviventes na política certamente serão os que demonstrarem humildade, respeito e compromisso com o cidadão. (Redação O GIRASSOL).

COMPARTILHE:


Confira também:

Crônica
O TEMPO

Operação Fantoche

PF prende presidente da CNI, Robson Andrade

Investigação mira convênios de unidades do Sistema S

Exonerações Suspensas

Justiça atende DPE e MPE e suspende ato do governo que exonerou profissionais da saúde

Efeitos do ato declaratório nº 01/2019 estão suspensos. Defensoria Pública e MPE expuseram na ação civil pública que o Ato ainda gera graves consequências na desassistência da saúde pública.



Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários

O processo seletivo simplificado será composto por três etapas de caráter eliminatório e classificatório, sendo análise curricular, comprovação de experiência profissional, avaliação de títulos e entrevista.


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional

Audiência, realizada na sexta-feira, 15, debateu os principais impactos gerados com a interdição


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira