Saturday, 18 de January de 2020

OPINIÃO


Opinião

Salve Jorge: São Jorge está enfrentando mais um dragão

26 Oct 2012

Por Jorge Barreira - http://www.ricardobarreira.com.br

 

São Jorge está enfrentando mais um dragão. A concorrência entre emissoras de televisão em busca dos pontos de audiência e o milionário resultado de cada ponto.  O problema é que este dragão vem travestido de fundamentalismo religioso.

Quem tem acesso às redes sociais já deve ter percebido a incisiva campanha que a Rede Record e o grupo religioso a qual ela pertence estão fazendo contra o “Santo Guerreiro”. Recomendam que as pessoas não assistam à novela Global que começou esta semana e leva o nome deste artigo, e sim assistam a reprise de Rei Davi, que reentrou no ar no mesmo dia que Jorge bradou na telinha, quando a Globo alcançou 35 pontos no Ibope. A Record ficou com 6 pontos. Vitória do Santo.

São Jorge é um dos Santos Católicos que mais reúne devotos no Brasil, sua crença chega a transcender o catolicismo, algo como acontece com Yemanjá nas Religiões Afro-Brasileiras – todo mundo pula ondinha na praia e joga flores para a “deusa” do mar no ano novo, ou não? Pois bem, os brasileiros também acreditam em um cavaleiro, guerreiro, que vence o mal, abre nossos caminhos com sua espada e nos defende com seu escudo.

 

Tudo isso deve gerar uma preocupação enorme no grupo religioso ligado a TV Record, mas qual seria? Seria o fato de esta orientação religiosa acreditar que São Jorge causará males tremendos na vida das pessoas, mandando encostos através dos aparelhos de TV e fazendo uma legião de Trancas-Ruas e Pomba Giras chegar com ele? Acho que não.


Talvez a preocupação seja com outra legião, a legião de devotos de Jorge, capaz de promover novos recordes de audiência com esta novela. Consequentemente, gerando perdas milionárias para a outra emissora.

Mas o fato é que no meio desta guerra entre católicos e evangélicos, quem paga o pato, a galinha preta e a cachaça, é a Umbanda e o Candomblé. O argumento que usam contra a novela Global é que São Jorge é Ogum nas religiões Afro-Brasileiras, e que tudo isto faz parte de uma conspiração, talvez interplanetária, para levar as pessoas para o inferno galáctico.

Pois é, paciência, Jorge, eles não sabem o que dizem.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Tocantins e Conselho Regional de Administração firmam parceria para fomentar empreendedorismo

Parceria entre o Governo do Estado e CRA visa otimizar o desenvolvimento econômico e social do Estado

Economia

Confiança dos empresários do comércio cresce em janeiro

Com relação a gestão de suas empresas, 69% dos entrevistados falaram que esperam aumentar um pouco o número de funcionários em sua empresa.


Educação

Educadores participam de Curso de Liderança e Gestão Educacional

Durante esses dois dias de formação os educadores serão conduzidos pelo conferencista, palestrante e consultor em Educação e Gestão, Renato Casagrande, que os levará a desenvolverem competências comportamentais, conceituais e técnicas de forma que estes at


SES

Mutirão da Corregedoria da SES garante mais de R$ 3 mi em estoque de materiais e medicamentos

Foram analisadas as responsabilidades em casos de produtos não entregues, entregues parcialmente ou com atraso na entrega à SES


Ageto

Governo realiza roçagem de rodovias do perímetro urbano de Palmas


Seduc

Educação amplia atendimento para cadastro de matrículas de alunos novatos na rede estadual


Moradia

Governo inicia entrega de casas no Jardim Taquari em fevereiro


Abastecimento

Estado distribui vacina pentavalente a todos os municípios tocantinenses


Educação Superior

Unitins divulga lista com locais de provas do Vestibular 2020/1 do Câmpus Paraíso


Palmas

AASJN realiza XVIII Encontro de Musicistas, 4º Prêmio Músico Nota 10 e debate Campanha da Fraternidade 2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira