Wednesday, 19 de September de 2018

Wednesday, 19 de September de 2018

OPINIÃO


Política

Transparência e fiscalização

25 May 2017

Num país calejado por tantos escândalos, desmandos e irresponsabilidade, transparência deixou de ser um princípio democrático genérico. Virou palavra-chave para a construção do Brasil mais ético e digno que todos queremos.

Nunca é demais lembrar que a corrupção é filha da impunidade e da falta de transparência. Só quem tem pleno acesso às informações públicas pode exigir seus direitos, fiscalizar o governo e cobrar atuação correta de seus representantes. Não é por menos que ficou famosa a frase dita há quase um século por um juiz norte-americano: "O melhor desinfetante contra a corrupção é a luz do sol."

A indignação diante da corrupção institucionalizada e da má gestão da máquina pública – outro pecado capital que vem corroendo nossa economia – também dá dimensão ainda maior a uma das atribuições constitucionais do Parlamento: a fiscalização.

Mais que nunca, é nosso dever fiscalizar e controlar cada projeto, cada iniciativa do Poder Executivo. Temos que ser rigorosos ao cobrar lisura, investigar e fechar todas as brechas possíveis para eventuais malfeitos.

Essa fiscalização rigorosa passa longe de qualquer posição político-partidária e de qualquer sentido de retaliação a quem quer que seja. É um dever institucional, essencial para o fortalecimento da nossa democracia e para a boa execução de políticas públicas.

É esse o nosso desafio à frente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CFTC), instalada mês passado no Senado. Muito mais que uma comissão técnica, a CTFC pretende atuar de forma efetiva para defender o consumidor, apontar e frear todo tipo de abuso na gestão de recursos públicos.

 Já estão na mira da comissão os juros exorbitantes cobrados pelos cartões de crédito; o escândalo revelado pela Operação Carne Fraca; a crise financeira da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; a cobrança de despacho de bagagem por companhias aéreas; as obras da Ferrovia Transnordestina, da Ferrovia Norte-Sul e da transposição do Rio São Francisco.

Também está prevista audiência pública sobre um tema "espinhoso": a falta de transparência na aplicação de recursos públicos usados pelo Sistema S, um rio de dinheiro sobre o qual pesam várias acusações de desvio de finalidade.

A participação da sociedade nas audiências interativas da CTFC, por telefone ou por meio da página do Senado na internet, é da maior importância. É imperativo que estejamos todos envolvidos no combate a abusos, fraudes e corrupção.

Não nos faltam boas leis, como a Lei de Acesso à Informação Pública, a Lei de Responsabilidade das Estatais, a Lei da Improbidade Administrativa, a Lei de Crimes de Responsabilidade, a Lei da Ficha Limpa e tantas outras. O que é preciso é que elas sejam efetivamente cumpridas.

Também são necessárias medidas mais rigorosas que fechem o cerco à impunidade –  por isso meu empenho em votar em regime de urgência o PLS 147, de minha autoria, com as dez medidas contra a corrupção que foram assinadas por mais de dois milhões de brasileiros.
É urgente, acima de tudo, uma mudança cultural. Chega de fechar os olhos para malfeitos, de aceitar o "rouba mas faz", de achar natural que poderosos saiam sempre impunes – é a certeza da impunidade que alimenta irregularidades e desvios de toda sorte na iniciativa privada e na máquina pública.

É essa conscientização que a CTFC quer e vai estimular. Exercer plenamente a cidadania é dizer NÃO, em alto e bom som, a qualquer um que não souber respeitar o dinheiro do contribuinte. 
 
*Senador pelo PSDB/TO
Presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

17

PARABÉNS!
PARABÉNS!

19

BOM
BOM

13

AMEI!
AMEI!

16

KKKK
KKKK

17

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

12

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

9

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


HGP

Hospital Geral de Palmas comemora fila zero e dez mil procedimentos no serviço de hemodinâmica

Além do marco de dez mil procedimentos, a equipe envolvida celebra o sucesso e a agilidade do serviço prestado à população

CPI do PreviPalmas

Presidente da CPI do PreviPalmas convoca envolvidos com investimentos suspeitos a prestarem esclarecimentos

Na ocasião, Geo convocou o ex-presidente do PreviPalmas, Maxcilane Fleury, o ex-diretor de investimentos, Fábio Matins, o ex-secretário Municipal de Finanças, Christian Zini e citou uma quarta pessoa que será convocada após o período eleitoral



Violência

“Violentômetro” alerta mulheres sobre níveis de agressão e violência

O material informativo, composto por cartazes, flyers e marcadores de páginas, será distribuído em blitzen, universidades e faculdades, feiras e bares, entre outros, nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21.


Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015

Em Palmas, a proporção de veículo é de 0,62 para cada habitante.


Propagando Irregular

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira, 18, mais uma propaganda irregular do candidato Carlos Amastha (PSB). De novo, o ex-prefeito de Palmas “invadiu” o horário eleitoral

Esta é a quinta vez, nestas eleições, que a Justiça Eleitoral suspende propaganda irregular de Amastha, a segunda por “invasão” do tempo de TV destinado aos candidatos a deputado estadual de sua coligação.


Carlesse

Amastha tenta confundir população mostrando caso da gestão de Marcelo Miranda em seu programa


Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo


Ponto de vista

O necessário tempo para as relações



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira