Tuesday, 10 de December de 2019

OPINIÃO


Economia

Veja como se planejar financeiramente para a Copa do Mundo

23 May 2018

Por mais que as lembranças da última Copa do Mundo não seja nada agradável, os ânimos voltaram a esquentar e as pessoas já estão focada no evento que nesse ano será na Rússia, quando mais se aproxima o evento, a tendência é que as pessoas passem a comprar produtos relacionados, que vão desde figurinhas até televisões.

Mas, falando especificamente das finanças dentro dos lares, como lidar com essa situação, se a maior parte da população não é educada financeiramente? Futebol, historicamente, é um esporte que reúne as pessoas, ainda mais quando se trata de Copa. No entanto, nessas épocas, as pessoas ficam tomadas pela euforia e acabam tendo atitudes impulsivas, sem pensar nas consequências que elas trarão, principalmente no aspecto financeiro.

Por exemplo, na vontade de assistir aos jogos e juntar os amigos e família, umas das principais aquisições é a televisão. O pessoal que prefere se juntar no bar/restaurante para acompanhar os jogos, também gasta mais com alimentação. É preciso muita cautela para que esse um mês de Copa não prejudique todo um orçamento financeiro. O evento é um momento para comemoração e não um sinônimo de endividamento – e até inadimplência.

Antes de sair por aí gastando, é imprescindível que se tenha total controle sobre a situação financeira. Só assim saberá se pode ou não comprar uma TV nova ou sair para algum lugar com os amigos, por exemplo. Grande parte das pessoas nunca foi ensinada a se planejar financeiramente, no entanto, há algumas orientações básicas que podem auxiliar muito a evitar que a “festa” de agora, não se torne o “pesadelo” de amanhã.

Não tome decisões deliberadamente, não precisa montar festas ou ir a locais caros, por exemplo, faça algo em casa mesmo e reúna as pessoas que gosta. Não vale a pena comprometer o orçamento de meses pela satisfação de assistir a alguns jogos. É preciso ter pé no chão e agir com consciência.

A Copa é na Rússia, assim, se não planejou nada, a viagem está totalmente fora de cogitação, se planeje para 2022. A mesma ideia vale para a compra de algum eletrônico novo se não se planejou, o caminho é se divertir e extravagâncias só no próximo evento, com planejamento.

*Reinaldo Domingos é PHD em Educação Financeira e terapeuta financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros e da DSOP Educação Financeira, e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira e comanda o canal Dinheiro à Vista, do Youtube (http://www.dinheiroavista.com.br/).

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Olyntho Neto

Deputado propõe CNH Social Gratuita para cidadão de baixa renda

O Projeto de Lei que propõe a CNH Gratuita, ou seja, a Carteira Nacional de Habilitação Social (CNH Social) sem custo para a população de baixa renda, foi apresentado nesta semana na Assembleia Legislativa.

AL

Antonio Andrade levará demanda da BR-010 ao presidente Jair Bolsonaro

“É uma obrigação nossa defender a BR-010. Uma obra importante para os municípios que se encontram entre Paranã e Goiatins e também para o Tocantins e o Brasil”, pontuou Andrade.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira