Thursday, 27 de June de 2019

OPINIÃO


Economia

Veja como se planejar financeiramente para a Copa do Mundo

23 May 2018    16:17

Por mais que as lembranças da última Copa do Mundo não seja nada agradável, os ânimos voltaram a esquentar e as pessoas já estão focada no evento que nesse ano será na Rússia, quando mais se aproxima o evento, a tendência é que as pessoas passem a comprar produtos relacionados, que vão desde figurinhas até televisões.

Mas, falando especificamente das finanças dentro dos lares, como lidar com essa situação, se a maior parte da população não é educada financeiramente? Futebol, historicamente, é um esporte que reúne as pessoas, ainda mais quando se trata de Copa. No entanto, nessas épocas, as pessoas ficam tomadas pela euforia e acabam tendo atitudes impulsivas, sem pensar nas consequências que elas trarão, principalmente no aspecto financeiro.

Por exemplo, na vontade de assistir aos jogos e juntar os amigos e família, umas das principais aquisições é a televisão. O pessoal que prefere se juntar no bar/restaurante para acompanhar os jogos, também gasta mais com alimentação. É preciso muita cautela para que esse um mês de Copa não prejudique todo um orçamento financeiro. O evento é um momento para comemoração e não um sinônimo de endividamento – e até inadimplência.

Antes de sair por aí gastando, é imprescindível que se tenha total controle sobre a situação financeira. Só assim saberá se pode ou não comprar uma TV nova ou sair para algum lugar com os amigos, por exemplo. Grande parte das pessoas nunca foi ensinada a se planejar financeiramente, no entanto, há algumas orientações básicas que podem auxiliar muito a evitar que a “festa” de agora, não se torne o “pesadelo” de amanhã.

Não tome decisões deliberadamente, não precisa montar festas ou ir a locais caros, por exemplo, faça algo em casa mesmo e reúna as pessoas que gosta. Não vale a pena comprometer o orçamento de meses pela satisfação de assistir a alguns jogos. É preciso ter pé no chão e agir com consciência.

A Copa é na Rússia, assim, se não planejou nada, a viagem está totalmente fora de cogitação, se planeje para 2022. A mesma ideia vale para a compra de algum eletrônico novo se não se planejou, o caminho é se divertir e extravagâncias só no próximo evento, com planejamento.

*Reinaldo Domingos é PHD em Educação Financeira e terapeuta financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros e da DSOP Educação Financeira, e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira e comanda o canal Dinheiro à Vista, do Youtube (http://www.dinheiroavista.com.br/).

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Dose para Leão

PF deflagra operação de combate a superfaturamento e desperdício de medicamentos

A operação contou com o apoio da CGU, que também auxiliará na análise técnica de parte do material apreendido.

Para Servidores

Marilon Barbosa propõe que prefeita envie à Câmara Projeto de Lei que autorize o empréstimo consignado de recursos do PreviPalmas

Ele ainda sugeriu no anteprojeto que os recursos do PreviPalmas para empréstimos consignados aos servidores públicos municipais sejam alocados no Banco do Povo como linha de crédito exclusiva para empréstimos a esta finalidade.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira