Saturday, 26 de September de 2020

OPINIÃO


Economia

Veja como se planejar financeiramente para a Copa do Mundo

23 May 2018

Por mais que as lembranças da última Copa do Mundo não seja nada agradável, os ânimos voltaram a esquentar e as pessoas já estão focada no evento que nesse ano será na Rússia, quando mais se aproxima o evento, a tendência é que as pessoas passem a comprar produtos relacionados, que vão desde figurinhas até televisões.

Mas, falando especificamente das finanças dentro dos lares, como lidar com essa situação, se a maior parte da população não é educada financeiramente? Futebol, historicamente, é um esporte que reúne as pessoas, ainda mais quando se trata de Copa. No entanto, nessas épocas, as pessoas ficam tomadas pela euforia e acabam tendo atitudes impulsivas, sem pensar nas consequências que elas trarão, principalmente no aspecto financeiro.

Por exemplo, na vontade de assistir aos jogos e juntar os amigos e família, umas das principais aquisições é a televisão. O pessoal que prefere se juntar no bar/restaurante para acompanhar os jogos, também gasta mais com alimentação. É preciso muita cautela para que esse um mês de Copa não prejudique todo um orçamento financeiro. O evento é um momento para comemoração e não um sinônimo de endividamento – e até inadimplência.

Antes de sair por aí gastando, é imprescindível que se tenha total controle sobre a situação financeira. Só assim saberá se pode ou não comprar uma TV nova ou sair para algum lugar com os amigos, por exemplo. Grande parte das pessoas nunca foi ensinada a se planejar financeiramente, no entanto, há algumas orientações básicas que podem auxiliar muito a evitar que a “festa” de agora, não se torne o “pesadelo” de amanhã.

Não tome decisões deliberadamente, não precisa montar festas ou ir a locais caros, por exemplo, faça algo em casa mesmo e reúna as pessoas que gosta. Não vale a pena comprometer o orçamento de meses pela satisfação de assistir a alguns jogos. É preciso ter pé no chão e agir com consciência.

A Copa é na Rússia, assim, se não planejou nada, a viagem está totalmente fora de cogitação, se planeje para 2022. A mesma ideia vale para a compra de algum eletrônico novo se não se planejou, o caminho é se divertir e extravagâncias só no próximo evento, com planejamento.

*Reinaldo Domingos é PHD em Educação Financeira e terapeuta financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros e da DSOP Educação Financeira, e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira e comanda o canal Dinheiro à Vista, do Youtube (http://www.dinheiroavista.com.br/).

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 548 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 202.402 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.516 casos confirmados. Destes, 50.017 pacientes estão recuperados, 15.582 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 917 pacientes foram a óbito.

Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira