Tuesday, 11 de December de 2018

OPINIÃO


Economia

Veja como se planejar financeiramente para a Copa do Mundo

23 May 2018    16:17

Por mais que as lembranças da última Copa do Mundo não seja nada agradável, os ânimos voltaram a esquentar e as pessoas já estão focada no evento que nesse ano será na Rússia, quando mais se aproxima o evento, a tendência é que as pessoas passem a comprar produtos relacionados, que vão desde figurinhas até televisões.

Mas, falando especificamente das finanças dentro dos lares, como lidar com essa situação, se a maior parte da população não é educada financeiramente? Futebol, historicamente, é um esporte que reúne as pessoas, ainda mais quando se trata de Copa. No entanto, nessas épocas, as pessoas ficam tomadas pela euforia e acabam tendo atitudes impulsivas, sem pensar nas consequências que elas trarão, principalmente no aspecto financeiro.

Por exemplo, na vontade de assistir aos jogos e juntar os amigos e família, umas das principais aquisições é a televisão. O pessoal que prefere se juntar no bar/restaurante para acompanhar os jogos, também gasta mais com alimentação. É preciso muita cautela para que esse um mês de Copa não prejudique todo um orçamento financeiro. O evento é um momento para comemoração e não um sinônimo de endividamento – e até inadimplência.

Antes de sair por aí gastando, é imprescindível que se tenha total controle sobre a situação financeira. Só assim saberá se pode ou não comprar uma TV nova ou sair para algum lugar com os amigos, por exemplo. Grande parte das pessoas nunca foi ensinada a se planejar financeiramente, no entanto, há algumas orientações básicas que podem auxiliar muito a evitar que a “festa” de agora, não se torne o “pesadelo” de amanhã.

Não tome decisões deliberadamente, não precisa montar festas ou ir a locais caros, por exemplo, faça algo em casa mesmo e reúna as pessoas que gosta. Não vale a pena comprometer o orçamento de meses pela satisfação de assistir a alguns jogos. É preciso ter pé no chão e agir com consciência.

A Copa é na Rússia, assim, se não planejou nada, a viagem está totalmente fora de cogitação, se planeje para 2022. A mesma ideia vale para a compra de algum eletrônico novo se não se planejou, o caminho é se divertir e extravagâncias só no próximo evento, com planejamento.

*Reinaldo Domingos é PHD em Educação Financeira e terapeuta financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros e da DSOP Educação Financeira, e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira e comanda o canal Dinheiro à Vista, do Youtube (http://www.dinheiroavista.com.br/).

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

84

PARABÉNS!
PARABÉNS!

44

BOM
BOM

52

AMEI!
AMEI!

42

KKKK
KKKK

54

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

43

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

48

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Copa do Mundo Educação Financeira

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:

Liberdade de Imprensa
FENAJ emite nota oficial

Política

Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele

Presidente eleito diz que voto popular é "compromisso inquebrantável"

Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.



Abuso

Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus

O escândalo envolvendo João de Deus veio à tona na última sexta-feira (7), quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, veiculou o relato de várias mulheres que afirmam terem sido vítimas do médium.


Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira