Tuesday, 20 de October de 2020

OPINIÃO


Opinião

Você é parte da natureza!

14 Jul 2018
Divulgação Você é parte da natureza! Devemos estar em harmonia com a natureza, tendo a noção de que somos parte dela e de que tudo o que fazemos tem consequências.

Por Thaís Almeida de Aguiar, graduada em Direito pela Faculdade Católica do Tocantins.

Em julho de 2018, tive a oportunidade de presenciar a soltura de tartarugas marinhas na Praia do Barro Preto, no estado do Piauí, por meio do Projeto Tartarugas do Delta.

Garantir que estes animais marinhos se desenvolvam em seu habitat natural é um dever do ser humano, uma vez que nossas ações geram impacto direto na natureza. É necessário nos conscientizarmos a respeito do descarte correto do lixo, o consumo excessivo de materiais plásticos e a preservação do meio ambiente, para garantir não só a nós seres humanos uma vida digna, mas também à fauna e à flora.

Quantas vezes utilizamos materiais plásticos sem necessidade? Nem ao menos sabemos para onde vai o lixo que produzimos. Muito se falou em desenvolvimento sustentável – garantir que as próximas gerações tenham acesso a um meio ambiente equilibrado e saudável – e muito ainda se deve falar. Devemos estar em harmonia com a natureza, tendo a noção de que somos parte dela e de que tudo o que fazemos tem consequências.

Escrevo este texto para que você, leitor, pense a respeito da quantidade de lixo que produz diariamente, e se de alguma forma este volume pode ser diminuído. Que tal participar da coleta seletiva e adotar o uso de uma garrafa de água no dia-a-dia? Não descartar o lixo em vias públicas, nos mares, rios e lagos, proteger o solo da devastação e dos produtos químicos. Estas são ações que você pode fazer. Que tal diminuir a quantidade de detergente que utiliza para lavar a louça? E por que não reduzir o uso do seu veiculo automotor? Que tal uma caminhada para o trabalho, ou uma volta de bicicleta? Veja... São sugestões pequenas, mas que impactarão de forma positiva o ambiente em que você vive.

É obrigação do Estado e de toda a população conservar o meio ambiente, reconhecendo-o como sujeito de direito! Faça sua parte, descarte o seu lixo em locais corretos e tenha atitudes mais conscientes, você é parte da natureza!

COMPARTILHE:


Confira também:


Ocorrência

Ação da Polícia Civil resulta na libertação de refém e na prisão de cinco homens, incluindo um policial civil aposentado do Maranhão

Mulher foi mantida refém desde o último sábado e era ameaçada de morte por conta suposta dívida contraída pelo marido.

Tocantins

Governo do Tocantins moderniza unidades de atendimento do É Pra Já

Através da capacitação dos servidores e melhorias na infraestrutura, as Unidades garantem atendimento de qualidade aos cidadãos


Palmas

Eli Borges se reúne com produtores rurais onde apresenta suas propostas para gerar cerca de 3 mil empregos no campo

Eli Borges vai buscar mecanismos para fomentar a instalação de agroindústrias; fortalecer o projeto de criação de peixe em cativeiro; atrair indústrias para processamento do pescado; e perfurar poços artesianos para os produtores que enfrentam a falta d’ág


Palmas

Cinthia Ribeiro diz que som ambiente com voz e violão está liberado em Palmas, sem aglomeração

Com o entendimento sobre a liberação do som ambiente, mas desde que não ocorra aglomeração, a Prefeita Cinthia frisou: “em nenhum momento proibimos o som ambiente, mas os shows e aglomerações sim"


Eleições 2020

Alan Barbiero ressalta implantação da UFT e reforça compromisso com a educação


Ruth Almeida

História da chef Ruth Almeida é contada em festival de gastronomia no Maranhão


Agentes

Para ampliar as ações de proteção ambiental, Cinthia promete concurso para Agentes de Fiscalização


Palmas

Joseph Madeira se reúne com músicos impedidos de trabalhar pela Prefeitura


IPTU

IPTU de 2021 em Palmas não terá aumento e taxa para eventos será suspensa, garante Cinthia


Estado

Governo do Tocantins promove reuniões on-line para orientações aos municípios



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira