Tuesday, 20 de August de 2019

OPINIÃO


Opinião

Você é parte da natureza!

14 Jul 2018    21:07    alterado em 14/07 às 21:07
Divulgação Você é parte da natureza! Devemos estar em harmonia com a natureza, tendo a noção de que somos parte dela e de que tudo o que fazemos tem consequências.

Por Thaís Almeida de Aguiar, graduada em Direito pela Faculdade Católica do Tocantins.

Em julho de 2018, tive a oportunidade de presenciar a soltura de tartarugas marinhas na Praia do Barro Preto, no estado do Piauí, por meio do Projeto Tartarugas do Delta.

Garantir que estes animais marinhos se desenvolvam em seu habitat natural é um dever do ser humano, uma vez que nossas ações geram impacto direto na natureza. É necessário nos conscientizarmos a respeito do descarte correto do lixo, o consumo excessivo de materiais plásticos e a preservação do meio ambiente, para garantir não só a nós seres humanos uma vida digna, mas também à fauna e à flora.

Quantas vezes utilizamos materiais plásticos sem necessidade? Nem ao menos sabemos para onde vai o lixo que produzimos. Muito se falou em desenvolvimento sustentável – garantir que as próximas gerações tenham acesso a um meio ambiente equilibrado e saudável – e muito ainda se deve falar. Devemos estar em harmonia com a natureza, tendo a noção de que somos parte dela e de que tudo o que fazemos tem consequências.

Escrevo este texto para que você, leitor, pense a respeito da quantidade de lixo que produz diariamente, e se de alguma forma este volume pode ser diminuído. Que tal participar da coleta seletiva e adotar o uso de uma garrafa de água no dia-a-dia? Não descartar o lixo em vias públicas, nos mares, rios e lagos, proteger o solo da devastação e dos produtos químicos. Estas são ações que você pode fazer. Que tal diminuir a quantidade de detergente que utiliza para lavar a louça? E por que não reduzir o uso do seu veiculo automotor? Que tal uma caminhada para o trabalho, ou uma volta de bicicleta? Veja... São sugestões pequenas, mas que impactarão de forma positiva o ambiente em que você vive.

É obrigação do Estado e de toda a população conservar o meio ambiente, reconhecendo-o como sujeito de direito! Faça sua parte, descarte o seu lixo em locais corretos e tenha atitudes mais conscientes, você é parte da natureza!

COMPARTILHE:


Confira também:


Perspectiva

Índice de confiança do empresário sobe pelo 3º mês seguido

Para o economista da CNI Marcelo Azevedo, a melhora da percepção de das expectativas dos empresários refletem as notícias positivas para a economia.

Operação Tessera

Polícia Civil deflagra “Operação Tessera” em Paraíso do Tocantins

Um dos suspeitos chegou a montar um esquema de entrega direta de drogas aos usuários, através de expediente comumente chamado de “disk-drogas”.



Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira