Tuesday, 20 de October de 2020

POLÍTICA


TRE

6 de maio: último dia para eleitores regularizarem situação junto à Justiça Eleitoral

01 May 2020
6 de maio: último dia para eleitores regularizarem situação junto à Justiça Eleitoral

Termina na próxima quarta-feira (06/05) o prazo para eleitores de todo o país regularizarem sua situação junto à Justiça Eleitoral para votar nas eleições municipais de 2020. O prazo vale ainda para qualquer alteração no cadastro de eleitores, transferência de domicílio eleitoral e alistamento (primeiro título). O serviço está sendo prestado exclusivamente de forma eletrônica e pode ser acessado pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

Devido às medidas de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, as operações do Cadastro Nacional de Eleitores no Tocantins serão realizadas pela internet, por meio do Pré-atendimento Eleitoral - Título Net. A ferramenta, disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral, permite a realização de todos os serviços em um único ambiente virtual.

São consideradas operações do Cadastro Nacional de Eleitores:
-Solicitações de transferência (mudança de domicílio eleitoral), para quem mudou de cidade e vai votar no lugar onde vive atualmente.
-Alteração de local de votação, para aqueles que trocaram de endereço dentro de um mesmo município ou que devido a questões geográficas pertencem a uma determinada zona eleitoral mas estão mais próximos de um colégio eleitoral de outra zona eleitoral.
-Primeiro título (alistamento), que pode ser solicitado por todo cidadão com 16 anos ou mais na data da eleição. Para os maiores de 18 anos, a partir da data do aniversário, o alistamento é obrigatório.
-Alteração de dados indispensáveis para a expedição de documentos ou exercício de direitos, como é o caso do uso do nome social ou solicitação de acessibilidade ao local de votação.
-Regularização de título cancelado, que acontece, entre outros casos, quando o eleitor deixa de votar e justificar a ausência às urnas por três vezes consecutivas. Desta forma, é preciso arcar com a multa eleitoral para regularizar a sua situação e ficar apto a votar novamente. A consulta e pagamento da multa podem ser feitos também pela internet (Sistema demora cerca de 48 horas para dar baixa no pagamento).
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ouvidoria Judiciária ou com o cartório da sua cidade. Consulte aqui.

Prazo
De acordo com o Calendário Eleitoral, o Cadastro Nacional de Eleitores é fechado 151 dias antes do pleito e somente quem estiver em dia com a Justiça Eleitoral nesta data poderá exercer o direito de voto. O prazo para solicitação de qualquer serviço referente ao cadastro termina às 23h59 do dia 6 de maio e não será prorrogado. Portanto, não deixe para a última hora!

COMPARTILHE:


Confira também:


Ocorrência

Ação da Polícia Civil resulta na libertação de refém e na prisão de cinco homens, incluindo um policial civil aposentado do Maranhão

Mulher foi mantida refém desde o último sábado e era ameaçada de morte por conta suposta dívida contraída pelo marido.

Tocantins

Governo do Tocantins moderniza unidades de atendimento do É Pra Já

Através da capacitação dos servidores e melhorias na infraestrutura, as Unidades garantem atendimento de qualidade aos cidadãos


Palmas

Eli Borges se reúne com produtores rurais onde apresenta suas propostas para gerar cerca de 3 mil empregos no campo

Eli Borges vai buscar mecanismos para fomentar a instalação de agroindústrias; fortalecer o projeto de criação de peixe em cativeiro; atrair indústrias para processamento do pescado; e perfurar poços artesianos para os produtores que enfrentam a falta d’ág


Palmas

Cinthia Ribeiro diz que som ambiente com voz e violão está liberado em Palmas, sem aglomeração

Com o entendimento sobre a liberação do som ambiente, mas desde que não ocorra aglomeração, a Prefeita Cinthia frisou: “em nenhum momento proibimos o som ambiente, mas os shows e aglomerações sim"


Eleições 2020

Alan Barbiero ressalta implantação da UFT e reforça compromisso com a educação


Ruth Almeida

História da chef Ruth Almeida é contada em festival de gastronomia no Maranhão


Agentes

Para ampliar as ações de proteção ambiental, Cinthia promete concurso para Agentes de Fiscalização


Palmas

Joseph Madeira se reúne com músicos impedidos de trabalhar pela Prefeitura


IPTU

IPTU de 2021 em Palmas não terá aumento e taxa para eventos será suspensa, garante Cinthia


Estado

Governo do Tocantins promove reuniões on-line para orientações aos municípios



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira