Tuesday, 27 de October de 2020

POLÍTICA


Gurupi

Abdalla fala dos desafios e propostas da administração

04 Feb 2009

Esta semana a reportagem do jornal O GIRASSOL ouviu do prefeito eleito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR), as possíveis soluções para as reivindicações da comunidade. Abdalla explicou que esses primeiros 30 dias de sua administração foram de adaptação da máquina para poder exercer um bom trabalho, mas ressaltou que serviços básicos têm funcionando “perfeitamente”. No quesito educação e saúde houve mudanças. O prefeito escolheu novos secretários para essa gestão, mas lembrou que a atenção sempre foi dada à saúde. Em seus discursos ele fala que saúde é uma obrigação do governo municipal e que será feito de tudo para melhorar, mas o que não falta é reclamação sobre os serviços.

Ele diz que assim que assumiu em substituição ao ex-prefeito João Cruz, a sua preocupação foi com a saúde preventiva e uma das primeiras mudanças foi colocar os postos de saúde para funcionar até às 22h. “Entendo que precisamos ter médicos em número suficiente e postos com os medicamentos indispensáveis. As pessoas reclamam e estão certas nisto. Não podemos nos contentar com pouco quando se trata de saúde pública. Tudo o que a prefeitura fizer ainda é pouco”, ressaltou.

Um grande problema que Gurupi enfrenta todos os anos são os buracos que causam sérios transtornos. Há alguns dias o prefeito disse que o asfalto da cidade tinha problemas porque era antigo e ele nos reafirmou isto, mas a pavimentação feita ano passado já apresentou defeitos. Abdalla explica que os problemas que aconteceram na Avenida S-15 e no trecho da Avenida Goiás foram causados devido os efeitos da natureza e que isso foge ao seu controle.

As aulas no novo campus da Unirg estão previstas para iniciar nesse semestre. Os estudantes que irão fazer esse trajeto estão apreensivos porque a pista trans-universitária ainda não foi construída, no entanto, o prefeito explanou que as obras de duplicação da BR-153 já iniciaram e que a demora se deu porque houve problemas com certidões da prefeitura e só agora as verbas federais foram liberadas. “Negociamos recentemente com o apoio dos vereadores e agora estamos começando as obras”.

No tempo de campanha era uma briga acirrada para mostrar quem tinha o melhor projeto para as creches. Abdalla reafirma o compromisso de fazer esta obra e diz que o que faltava era a liberação dos recursos, mas que ainda neste ano as mães do setor oeste da cidade terão onde deixar os filhos.

Uma das mudanças anunciadas é a transferência do prédio da prefeitura para o antigo hotel Açaí, que foi comprado para ser o hospital-escola, mas agora se pretende instalar ali o prédio do poder executivo, porque o atual é bem antigo e não tem infra-estrutura suficiente para receber o povo. A mudança só será feita, segundo o prefeito, após a liberação do Hospital Regional para funcionar como escola do Centro Unirg. “Já fizemos contatos com o governo do Estado e estamos conseguindo isto. Já começamos a fazer os estudos técnicos para transferir a administração para o novo prédio e espero que seja o mais rápido possível”.

Sobre a Câmara Municipal, que é composta por seis vereadores de oposição, Abdalla afirma que não tem vereadores de oposição. “Eu, os vereadores e todos os funcionários municipais estamos a serviço do povo. Sei que há questões que não são pacíficas só que elas serão discutidas civilizada e democraticamente”, disse o prefeito.

 

Crise

Segundo o prefeito, a crise internacional já atrapalha os planos dos municípios, pois investimentos do governo federal estão sendo cortados devido o quadro econômico. Mesmo assim Abdalla se diz estar confiante de que este período será atravessado com sucesso e que a prefeitura de Gurupi fará alguns ajustes para adaptar a máquina ao momento difícil.

 

 

“Críticas vieram por ímpeto e desrespeito a Chico Chokolate”, diz o prefeito

Quando Abdalla anunciou as secretarias que seriam implantadas informou que a Cultura ficaria junto com a Educação. Alguns artistas o criticaram por extinguir a Fundação Cultural e criar uma diretoria. Recentemente o prefeito anunciou que a secretaria de Cultura será criada e terá como secretário o músico Chico Chokolate. Sobre este fato o prefeito se explica dizendo que os críticos se precipitaram e que em nenhum momento ele afirmou não criar a pasta. “Fizemos opção de estudar a questão antes de anunciar. O caminho natural foi o que tomamos. Já que a Fundação Cultural não poderia continuar, preferimos associar a Cultura junto à Educação, até que tivéssemos uma visão mais clara sobre o que fazer. Acredito que as críticas aconteceram mais por ímpeto e até por desrespeito ao Chico Chokolate, que foi chamado para tomar conta desta área para nossa administração”, disse, completando que a decisão de criar a pasta foi tomada após algumas viagens à Brasília e a Palmas.

 

Otimismo

E para finalizar a entrevista, Abdalla frisou que seu compromisso é trabalhar pelo povo e fazer uma Gurupi cada vez melhor. “Vamos atrás de indústrias; vamos fortalecer o comércio e a iniciativa privada de uma forma em geral e vamos diminuir a distância entre os ricos e os pobres. Nossa determinação é enorme. Nossas ordens são para que a equipe trabalhe coesa e com o foco para o bem comum de nossa sociedade. Tenho apreço especial pelos humildes e entendo que eles merecerem e precisam de atenção especial”, finalizou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 47 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 229.676 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 74.229 casos confirmados. Destes, 61.832 pacientes estão recuperados, 11.313 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.084 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Na Acipa, Prefeita Cinthia fala sobre justiça fiscal e a importância do diálogo entre poder público e entidades representativas

Cinthia afirma que a modernização fiscal é uma meta a ser perseguida no curto prazo, e que está em fase de contratação, junto ao BNDES, de recurso do Plano de Modernização da Administração Tributária, o PMAT.


Eleições 2020

Em Palmas, deputada Luana Ribeiro declara apoio à candidatura de Vanda Monteiro

Fico muito feliz em contar com seu apoio aqui na capital, pois soma conosco uma deputada muito atuante, além de determinada”, destacou.


Eleições 2020

Justiça Eleitoral manda Amastha remover fake news contra Cinthia

A decisão liminar ainda fixa multa de R$ 5 mil ao Amastha caso não cumpra a decisão judicial, que determina a imediata suspensão da propaganda eleitoral irregular.


Aureny III

Andrino assumiu o compromisso de revitalizar o asfalto das ruas e avenidas do local


Mulheres 77

Eli Borges diz que, se eleito, irá criar a Secretaria da Mulher


Região Sul

Se eleita, Cinthia garante que vai construir a tão sonhada rodoviária de Taquaralto


Arte

Instituto Isca beneficia mais de 300 pessoas com projeto de ação social em Araguaína


Oportunidade

Concurso para estudantes do ensino médio oferece premiação em dinheiro e viagem aos EUA


Palmas

Radares fixos da Avenida Teotônio Segurado são verificados pela Agência Estadual de Metrologia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira