Wednesday, 22 de January de 2020

POLÍTICA


Serviço

ATM firma parceria com o IFTO e divulga aos Municípios a oferta de mais de dez mil vagas em cursos profissionalizantes

28 Nov 2019
ATM firma parceria com o IFTO e divulga aos Municípios a oferta de mais de dez mil vagas em cursos profissionalizantes

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) firmou parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) para a oferta e divulgação de mais de dez mil vagas em cursos profissionalizantes aos Municípios. A parceria envolve a participação das prefeituras, que deverão manifestar interesse em celebrar convênio com o IFTO até o dia 29 de novembro e, posteriormente, organizar uma estrutura adequada para o recebimento dos cursos técnicos.

A ATM informa que será ofertado o ensino nas áreas de Administração, Agronegócio, Informática para Internet, Meio Ambiente e Serviços Públicos. O corpo docente do IFTO será responsável pelas capacitações, e o Instituto dará a certificação aos participantes. Os cursos serão presenciais e à distância, e exigirá contrapartidas das prefeituras, como espaço físico, internet, equipamentos de informática e vídeo, servidores e manutenção.

Parceria compensatória

Na avaliação da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), a parceria das prefeituras com o IFTO amplia a educação e qualificação profissional de jovens e adultos. “Trata-se de oportunizar a esse público que reside em cidades sem polo do IFTO o acesso ao ensino federal         “, frisa o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, e presidente da ATM. O IFTO possui 8 campi e 3 campi avançados em pleno funcionamento, além de 19 polos de educação a distância, ao formar mais de dois mil profissionais em 2018.

IFTO

Segundo o IFTO, está previsto para fevereiro de 2020 o início das atividades. As aulas serão no modelo Educação a Distância, o que requer a utilização de recursos de televisão e internet. Ainda de acordo com o Instituto, cerca de 20% da carga horária será de aulas presenciais, o que exige a organização de um polo estruturado para receber os alunos. O restante da carga horária será desenvolvido com base em atividades e conteúdos a serem disponibilizados em plataforma virtual, acessível via internet.

A contrapartida do IFTO será a oferta dos cursos, a disponibilização dos professores e material didático de forma digital, a promoção de aulas telepresenciais, o custeio do translado de coordenadores e professores aos polos e disponibilizar cursos e videoaulas através de mediação tecnológica ou ambiente virtual. 

Participação

Para que haja a adequação do processo de participação e projeção da estrutura a ser implementada posteriormente, o IFTO pede que as manifestações de interesse sejam enviadas até o dia 29 de novembro, via ofício para o email: ascom@atm-to.org.br O IFTO afirma que fará contato com os Municípios interessados para mais orientações e procedimentos e ajustes para a formalização da parceria.

COMPARTILHE:


Confira também:


Serviço

Governo inicia nesta semana serviços de roçagem e sinalização viária na ponte FHC e em Taquaruçu

Serviços visam garantir a segurança viária e proporcionar melhores condições de trafegabilidade para usuários das vias estaduais

Ocorrência

Polícia Civil apreende aproximadamente 15 quilos de entorpecentes na BR-10, na saída para Porto Nacional

Durante a ação, as equipes da DENARC efetuaram em flagrante a prisão de do condutor do veículo


Avaliação

Hemocentro Coordenador de Palmas mantém aprovação acima de 93% dos pacientes e doadores

Foram entrevistados aproximadamente 32% dos doadores de sangue e 22% dos pacientes atendidos com doenças do sangue


Agenda

Mostra de Artes Cênicas abre seleção para grupos da Capital

O espetáculo receberá o cachê de 3 mil e o representante deverá emitir nota e se responsabilizar pelo repasse dos cachês da sua equipe e em toda parte técnica necessária para o espetáculo acontecer.


Kátia Abreu

Durante evento na capital, Kátia Abreu anuncia recursos para cirurgias bariátricas


Negócios

Sebrae e Prefeitura de Palmas formalizam parcerias para beneficiar pequenos negócios


Energisa

No Tocantins, mais de 10 mil clientes se cadastraram na Tarifa Social de energia em 2019


Segurança pública

CIOPAER apoia ação de captura de suspeitos


Em Palmas

Polícia Civil desvenda crime e prende homem por suspeita de homicídio ocorrido em conveniência


Infraestrutura

Trecho da TO-050 entre Porto e Palmas começa a receber serviços de manutenção



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira