Monday, 06 de July de 2020

POLÍTICA


Educação Superior

Ayres celebra instalação da Unitins em Paraíso e requer campus em Colinas

07 Mar 2020
Ayres celebra instalação da Unitins em Paraíso e requer campus em Colinas

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) usou da tribuna dessa quarta-feira, 04, para celebrar a instalação do campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) no município de Paraíso do Tocantins, que teve sua sessão de inauguração do campus na noite da última terça-feira, 03, contando com a presença do deputado. Na oportunidade, o parlamentar também apresentou um requerimento solicitando a instalação de um campus da Unitins em Colinas do Tocantins, bem como uma audiência pública na Comissão de Educação da Casa, para debater o assunto.

Em sua fala na tribuna, o deputado saudou os esforços coletivos da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado, pela ampliação e fortalecimento da Unitins, como na aprovação da Proposta de Emenda  à Constituição (PEC), proposta por ele, que garantiu que a universidade seja pública gratuita e com autonomia financeira e orçamentária.

 

Ayres ainda lembrou que foi também na Casa de Leis, que foi debatida e aprovada a ampliação da universidade, fruto de uma emenda do parlamentar que solicitou a criação dos campus de Formoso do Araguaia, Guaraí, Taguatinga e o campus de Paraíso, que agora é inaugurado, que ainda contou com audiência pública para debater o assunto, proposta por ele, bem como a destinação de emenda parlamentar para o novo campus. “Me sinto parte dessa luta e dessa trajetória, como estudante, como profissional do direito egresso da Unitins e sobretudo como deputado estadual, fortalecendo essa que é a principal ferramenta que temos para o desenvolvimento, a educação”, pontuou.

O novo campus da Unitins em Paraíso selecionou através do primeiro vestibular 120 estudantes divididos em três cursos: Ciências Contábeis, Direito e Tecnólogo em Agronegócio. Ricardo Ayres também destacou a importância da instalação da universidade no município, que para ele, além de contribuir com a formação dos tocantinenses, também contribuirá com a sua cidade e todo o Vale do Araguaia. “Ter uma universidade na cidade movimenta a economia, traz produção científica e tecnológica, contribuindo com o desenvolvimento de todo o Estado”, argumentou.  

Campus em Colinas

Na oportunidade, Ricardo Ayres ainda apresentou dois requerimentos, um solicitando a instalação do campus da Unitins em Colinas do Tocantins, e o segundo solicitando uma audiência pública afim de debater essa instalação. O parlamentar defendeu que Colinas é uma das grandes cidades do Estado, possui mais de 35 mil habitantes, e não dispõe de uma instituição de ensino superior pública e gratuita.  “Da mesma forma que fizemos o esforço para a Unitins se interiorizar, precisamos reunir esforços para a instalação de um campus em Colinas, que é uma das grandes cidades do estado e não pode ficar sem acesso à uma universidade pública” reforçou Ayres.

A cidade Colinas já teve campus da Unitins entre 1993 à 1999, campus esse que foi desativado com a federalização da universidade no fim da década de 90. Ayres defendeu que existe um grande vazio no que diz respeito a oferta de ensino superior, público e gratuito, na região de Colinas do Tocantins, sendo de fundamental importância a instalação de um campus da Unitins na cidade para que possa suprir essa demanda latente e tão sonhada pelos moradores da região. “É preciso entender que a Universidade Federal do Tocantins – UFT se faz presente nos municípios de Arraias, Gurupi, Porto Nacional, Palmas e Miracema; a Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT estará presente nos municípios de Araguaína, Tocantinópolis, Guaraí e Xambioá e a Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS está presente nos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e ontem inaugurado o campus de Paraíso do Tocantins. Ficando claro o vazio supracitado e a necessidade de uma universidade pública na região’, concluiu.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 195 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 12.475 casos no total, destes, 7.712 pacientes estão recuperados, 4.543 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 220 pacientes foram a óbito.

Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho

Com o objetivo de alcançar a meta estabelecida a vacina já foi distribuída para os 139 municípios


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira