Friday, 19 de October de 2018

POLÍTICA


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação

17 Sep 2018    14:52

A candidata do governo do Tocantins pelo PSOL, Bernadete Aparecida, esteve na Procuradoria-Geral de Justiça, na manhã desta segunda-feira, 17, para assinar a Carta Compromisso pelo Direito à Educação de Qualidade. O documento é uma proposta do Ministério Público Estadual e do Ministério Público de Contas a todos os postulantes ao cargo de chefe do Poder Executivo Estadual.


Bernadete, que é educadora, afirmou que a Carta vem ao encontro do seu programa de governo, no qual destaca a educação como prioridade. “A carta é uma salvaguarda, que conta, além do Executivo, com diversas instituições empenhadas com o desenvolvimento integral do Estado, tendo como prioridade a educação. Esse compromisso tem como base a destinação do teto constitucional e também o cumprimento de toda legislação constitucional e infraconstitucional, mas independentemente disso, vamos fazer de coração, principalmente no meu caso que sou educadora”, declarou a candidata.


Acerca do envolvimento das instituições com a melhoria da educação, o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), José Omar de Almeida Júnior, pontuou uma série de atuações do Ministério Público Estadual (MPE) com o propósito de aprimoramento do sistema educacional e lembrou novamente que o documento assinado tem valor moral. “Nós condensamos nesse documento tudo que a legislação disciplina acerca da educação. São termos da Constituição Federal que estabelecem que a educação é um dever do Estado, deve ser garantida a todos e ofertada com qualidade. No entanto, nenhum candidato é obrigado a empenhar a palavra, mas depois que empenha, tem que cumprir”, reiterou.


Como signatário, também assinou a carta o Procurador do Ministério Público de Contas, Zailon Miranda. “O compromisso é uma forma de garantir que os recursos constitucionais sejam aplicados de forma adequada”, declarou.


Prestigiaram a assinatura os Procuradores Justiça Marco Antônio Alves Bezerra, José Maria da Silva Júnior e Vera Nilva Álvares Rocha Lira, além da Promotora de Justiça e Assessora do Procurador-Geral de Justiça, Thaís Cairo.


Agendamentos


O candidato Márlon Reis cancelou o agendamento de assinatura prevista para as 11 horas de hoje, em virtude do falecimento do irmão de José Geraldo, seu candidato a vice-governador, ocorrido neste domingo.


No período da tarde, às 14h, está programada a assinatura da Carta de Compromisso com o candidato Carlos Amastha, também na sede do MPE.


Carta Compromisso


O documento aponta diversas normas que envolvem a gestão de recursos da educação, com base nos fundamentos e objetivos da República Federativa do Brasil, dentre as quais devem ser observadas as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Plano Estadual de Educação.


A carta propõe o cumprimento de 19 itens, entre eles, o respeito ao gasto mínimo nas leis orçamentárias, regularidade na aplicação nos recursos do Fundeb, criação do Fundo de Educação, maior autonomia para o funcionamento dos conselhos e fórum estadual, instituição de política pública de combate à evasão escolar, políticas de incentivo e benefícios fiscais, valorização dos profissionais da educação, dentre outras. (Denise Soares)


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

35

PARABÉNS!
PARABÉNS!

34

BOM
BOM

35

AMEI!
AMEI!

13

KKKK
KKKK

32

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

33

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

13

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

bernadete compromisso educação

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Economia

Mauro Carlesse recebe empresários interessados em investir no Estado

Grupo de empresários vão investir na produção de ovos no Estado; Gurupi e Paraíso são cidades estudadas para receber o empreendimento

Cinoterapia

Projeto com cães no HGP e Infantil comemora um ano

De acordo com a psicóloga do HGP, Jaqueline Monteiro o projeto vem beneficiando pacientes adultos e crianças.


Serviço

Inscrições abertas para o Curso de Supervisão em Serviço Social

Dos 12 módulos, três ocorrerão em Miracema (UFT) e os outros nove em Palmas, nos locais junto às unidade de Ensino (Unip, Unitins, Unopar, Itop) conforme programação disponibilizada no site do conselho.


Sanidade

Tocantins se prepara para vacinação de rebanho contra febre aftosa a partir de 1º de novembro

Após a vacinação, o produtor tem até 10 dias para fazer a declaração em qualquer uma das 139 unidades da Adapec no Estado,


Tocantins

Ligados: projeto itinerante da Energisa está ouvindo a população


Tocantins

Visando concorrência legal Metrologia Estadual verifica taxímetros em Palmas


Sermão aos Peixes

PF apura desvios na área da saúde


Segurança

Forças de segurança do Tocantins recebem a visita do ministro Raul Jungmann em Palmas


Economia

Estimativa do PIB Industrial do Tocantins aponta leve recuperação em 2017


Meio Ambiente

População de Palmas gasta o dobro de água recomendado pela ONU



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira