Saturday, 16 de February de 2019

POLÍTICA


Araguaína

Câmara questiona situação das ruas da cidade

03 Jun 2008

A situação das ruas da segunda maior cidade do Tocantins foi amplamente debatida em sessão realizada na Câmara, na última semana, quando compareceu ao parlamento o secretário de obras do município, Norival Batista Ferreira.

A presença do secretário na Casa atendeu a requerimento do presidente da Câmara, vereador Elenil da Penha (PMDB), que afirmou, durante a sessão, que o trabalho desempenhado pela prefeitura na cidade, com relação à infra-estrutura das ruas, não vem atendendo as necessidades do município. Segundo ele, a proposta apresentada pela cartilha da prefeita promete a realização de obras diuturnamente para as ruas, o que não vem ocorrendo no entendimento do parlamentar do norte.

Penha disse reconhecer o trabalho intenso da Secretaria, mas reclama da situação dos buracos, a qual já poderia ter sido solucionada.

Segundo ele, a prefeita Valderez Castelo Branco realizou, no primeiro mandato, a venda de máquinas por meio de leilão, e não substituiu as mesmas, e que o dinheiro arrecadado foi empregado na compra de outros veículos.

Respondendo aos questionamentos, o secretário de obras Norival Batista informou que o valor arrecadado com o leilão foi de R$ 158.950,00, que serviu para a compra de veículos fechados. Para ele, esse valor não foi suficiente para a compra de máquinas para atender a demanda total da cidade, e o uso de máquinas vem sendo feito por meio de aluguel.

Para o vereador líder do partido da prefeita na Câmara, Aldair da Costa, o Gipão (PR), 47% do orçamento da prefeitura é comprometido, e os outros 53% não são suficientes para atender todas as necessidades. Mesmo assim, garante o vereador, a prefeita tem feito muito. “A prefeitura tem feito milagre com o dinheiro que é disponibilizado para seus cofres”, afirmou o parlamentar.

Em relação aos buracos da cidade, Gipão afirmou que o número de veículos trafegando na cidade já chega a mais de 60 mil, o que tem contribuído para a degradação das ruas.

Segundo o secretario de obras, a prefeitura já dispõe de recursos do Governo Federal em contratos assinados que garante um total de 11 milhões destinados à construção de pontes, galerias e canalizações. O secretário informou ainda que, de um total de 51 milhões já licitados, 7 milhões e duzentos mil já estão em execução e que uma emenda parlamentar do Deputado Federal Lázaro Botelho (PP), no valor de 2 milhões, já está sendo empregada em serviços de pavimentação. “A secretaria vem se emprenhando para efetivar o trabalho de recuperação das ruas, e queremos o apoio e a compreensão de todos os vereadores nessa empreitada”, convocou o secretário.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Paz e Sossego

Forças de Segurança estaduais participam de mais uma fase da Operação Paz e Sossego na Capital

Para o delegado Túlio Mota, a participação do efetivo da Polícia Civil reforça a integração das forças de segurança no cumprimento de ações que visem garantir o bem-estar dos usuários de estabelecimentos comerciais na Capital.

Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.



Incentivos Fiscais

Empresários aprovam medida do Governo para avaliação dos incentivos fiscais

O decreto publicado, pelo Governo do Tocantins, na terça-feira, 12, que visa fazer um levantamento sobre os incentivos fiscais concedidos pelo Estado, agradou a classe empresarial.


Cirurgias Eletivas

Tocantins cumpre meta e garante mais recursos para realização de cirurgias eletivas em 2019

O cumprimento da meta, segundo o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, se deu pelo comprometimento de todos os profissionais envolvidos.


Comerciantes

Agtur realiza sorteio dos espaços da Praça de Alimentação do Capital da Fé 2019 nesta sexta, 15

A Agtur oferecerá um curso de manipulação de alimentos e práticas em data a ser definida.


Foco na Humanização

Cinthia reúne secretariado e determina foco na humanização e qualidade dos serviços públicos


Operação Fragmentos

Polícia Civil realiza Operação Fragmentos no Sudeste do Estado


Vistorias no HGP

Defensoria e MPE encontram desassistência a pacientes e falta de 177 medicamentos


Setor Santo Amaro

Prefeitura inaugura praça do setor Santo Amaro nesta quarta, 13


Tarifa de Protesto

Protestar em cartório agora não tem custo para quem cobra dívidas


Saúde

Quantidade de profissionais da saúde ainda é insuficiente, afirmam DPE-TO e MPE em ação civil pública



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira