Wednesday, 19 de June de 2019

POLÍTICA


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo

16 Sep 2018    10:55
Divulgação Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo

Berço do capim dourado, o Povoado do Mumbuca, comunidade quilombola localizada em Mateiros, região do Jalapão, recebeu neste sábado, 15, a visita do Governador e candidato à reeleição, Mauro Carlesse, da coligação Governo de Atitude. Ele prestigiou a 10ª edição da Festa da Colheita do Capim Dourado, recebeu apoio dos moradores e reforçou seu compromisso de transformar para melhor a vida das famílias em todo o estado.


Carlesse foi recebido com grande entusiasmo no povoado, visitou a loja de artesanatos, conheceu o recém-inaugurado Memorial do Mumbuca e conversou com os moradores e visitantes que participam da Festa da Colheita. Na oportunidade, o Governador foi homenageado com uma música exclusiva, composta pelo violeiro Maurício Ribeiro, com sua tradicional viola de buriti. 


A presença de Mauro Carlesse na comunidade também reforça o compromisso do Governador com o fortalecimento do turismo e da cultura tocantinense. O Jalapão enfrenta grandes desafios, especialmente pela falta de infraestrutura. "É uma situação muito preocupante, porque a dificuldade de acesso, além de prejudicar o turismo, maltrata as pessoas que moram nessa região. Não tem como fechar os olhos para essa situação, vamos encarar esse problema de frente", destacou.


Conversando com uma das figuras mais emblemáticas do povoado, Noêmia Ribeiro da Silva, a Doutora, o Governador lembrou o importante papel que a comunidade representa, de levar a cultura do Tocantins para todo o Brasil e o exterior. "O que temos aqui é de uma riqueza muito grande, motivo de orgulho para todos os tocantinenses. Tem que ser valorizado", disse.


Por sua vez, a Doutora enfatizou sua confiança e da comunidade no projeto que Carlesse representa. "Foi uma surpresa para Mumbuca, porque a gente nem imaginava que o Governador viesse aqui e fosse fazer esse compromisso de sanar os problemas que nós sentimos de perto aqui no Jalapão", disse. Sobre os motivos de confiar em Carlesse para esta missão, frisou: "O HGP acabou as filas no corredor, a saúde melhorou, o pagamento do povo melhorou, então, é sinal que ele é um bom Governo".


O trabalho realizado pelo Governo Carlesse em prol da valorização cultural, foi destacado pelo presidente da Associação dos Artesãos e do Mumbuca, Daumaciano José da Silva. Ainda segundo ele, o Governo tem dado grande contribuição, por meio de fiscalização, para garantir o manejo adequado do capim dourado, que resulta em preservação.  "Aqui, com o Naturatins [Instituto Natureza do Tocantins] e a Seden [Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura], a gente está fazendo uma parceria unida. O Naturatins está cuidando do nosso manejo e isso está indo muito bem", considerou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pedofilia

Médico é preso em flagrante pela Polícia Civil por pedofilia na cidade de Peixe

Prisão integra Operação Rede Sombria, desdobramento do Projeto Nacional Luz da Infância de combate à pedofilia.

Tocantins

Incentivos fiscais oferecidos pelo Estado atraem investidores de diferentes regiões do país

Empresários dos setores atacadistas, hospitalar, assessoria empresarial e advocatícia estão com projetos de investimentos a curto e médio prazo no Estado




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira