Tuesday, 19 de February de 2019

POLÍTICA


Carlesse

Com Carlesse, Agrotins ganha notoriedade e bate recorde com crescimento de mais de 300%

29 Aug 2018    11:58
Divulgação Com Carlesse, Agrotins ganha notoriedade e bate recorde com crescimento de mais de 300%

O compromisso da gestão do governador e candidato à reeleição pela coligação Governo de Atitude, Mauro Carlesse (PHS), com o desenvolvimento e fomento da agricultura no Tocantins foi demonstrado no empenho da sua gestão para realizar a 18ª Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2018), que neste ano (aconteceu de 8 a 12 de maio) teve um aumento de 300% em relação ao ano anterior, batendo recordes com mais de R$ 2 bilhões em negócios (no ano de 2017, foram R$ 650 milhões).


Outro dado positivo apresentado pela gestão é que o número de visitantes na feira também aumentou e bateu recorde. No ano passado a feira registrou 120 mil visitantes; já neste ano, o público foi de 142 mil. “O desafio para o próximo ano é internacionalizar a Feira. Queremos que essa ascensão venha trazer respaldo e incentivo para a economia. Vamos transformar essa positividade da feira em um cenário macroeconômico do Estado, para aproveitar esse resultado positivo que tivemos neste ano”, explica Carlesse.


Fortalecimento da Agricultura

No Plano de Governo de Mauro Carlesse, o gestor garante que vai continuar desenvolvendo ações de Estado para apoiar os pequenos, médios e grandes produtores. “A exploração agrícola continua exercendo papel importante na base da economia do Tocantins. E os produtores são responsáveis por um percentual relevante de nosso PIB [Produto Interno Bruto]. Mesmo com as adversidades do setor, continuam acreditando e dando as suas contribuições para o crescimento da agricultura em nosso estado”, disse Carlesse.


Segundo o Plano de Governo, a política de recuperação da rede de estradas estaduais e vicinais é preponderante para continuar o crescimento do setor. “Não podemos mais permitir que safras inteiras sejam prejudicadas pela falta de ações preventivas e de habitual manutenção. A assistência desejada pelos produtores de nosso estado estará em nosso foco de atenção e de ação”, prevê o documento.


Outra proposta de Carlesse é apoiar o programa de aquisição direta para garantir a comercialização das produções dos pequenos agricultores. “Iremos estimular os polos de produção para suprirem as unidades de venda dos produtos hortifrutigranjeiros. O Itertins, a Adapec e a Secretaria da Agricultura serão contemplados com uma atenção toda especial de nosso governo de forma que o campo possa responder com maior intensidade após estes estímulos”.


Piscicultura e Fruticultura

O Plano de Governo de Carlesse afirma que a piscicultura também terá destaque em sua gestão, com o incremento necessário para seu crescimento e sua consolidação como atividade produtiva de alimento para consumo e para exportação para os mercados interno e externo.


Já na área da fruticultura a proposta é aproveitar integralmente a capacidade produtiva dos projetos São João, Manoel Alves, Gurita, Sampaio, Arraias e nas várzeas do Baixo Araguaia.


Desburocratização

Carlesse pretende também desburocratizar o licenciamento ambiental e a emissão de outorgas em consonância com o respeito às leis ambientais. “A agro industrialização será umas das ações a serem empreendidas pela Seagro de forma a agregar valor à produção primaria nas diversas cadeira produtivas do agronegócio. Iremos agilizar a implantação de uma plataforma de desenvolvimento de energia renovável focando os biocombustíveis como fontes alternativas com o objetivo de alcançar a redução da emissão de gases poluentes”, concluiu Carlesse.

COMPARTILHE:


Confira também:


Exonerações Suspensas

Justiça atende DPE e MPE e suspende ato do governo que exonerou profissionais da saúde

Efeitos do ato declaratório nº 01/2019 estão suspensos. Defensoria Pública e MPE expuseram na ação civil pública que o Ato ainda gera graves consequências na desassistência da saúde pública.

Mulheres Presas

Neste ano, nove mulheres foram presas por tentar entrar com ilícitos em unidades penais do Estado

Após, a mulher confessou as agentes que carregava um celular na genitália e foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento Norte, em Palmas, para retirada do aparelho.



Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional

Audiência, realizada na sexta-feira, 15, debateu os principais impactos gerados com a interdição


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira