Monday, 19 de February de 2018

Monday, 19 de February de 2018

POLÍTICA


Educação

Com emenda da deputada Dorinha, Comissão de Educação aprova criação da UFNT

17 Aug 2017

A Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira, 16, o parecer favorável ao Projeto de Lei 5274/16 que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O projeto foi relatado pela deputada Josi Nunes (PMDB/TO), que acatou parcialmente a emenda da deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que amplia a UFNT.
 
Na proposta do Poder Executivo, a nova universidade será desmembrada dos câmpus da Universidade Federal do Tocantins de Araguaína e Tocantinópolis. Pela emenda da Professora Dorinha, além de integrar Araguaína e Tocantinópolis à UFNT, também ficariam criados os câmpus de Xambioá, Colinas do Tocantins, Filadélfia e Guaraí. A deputada Josi acatou parcialmente a emenda, ampliando a UFNT para os municípios de Xambioá e Guaraí.
 
A democrata parabenizou Josi Nunes pela relatoria e disse que a criação da UFNT é um grande avanço para o Tocantins, que é um estado jovem e com uma área geográfica extensa e o desenvolvimento regional é fundamental. "Essa criação integrando os câmpus de Araguaína e Tocantinópolis, estendendo para Guaraí e Xambioá vai ajudar muito no atendimento à nossa juventude no que diz respeito à educação, qualificação profissional, promoção do conhecimento, além do desenvolvimento de ensino e pesquisa. Continuaremos trabalhando para a consolidação dessa universidade e para o desenvolvimento do norte do Tocantins".
 
Dorinha se comprometeu também em atuar junto às comissões de Finanças e Tributação e Constituição, Justiça e Cidadania para garantir que a proposta da criação da UFNT seja aprovada. O projeto sendo aprovado nessas duas comissões, ainda segue para apreciação no Senado. "O caminho para a aprovação da criação da universidade ainda é longo, mas vamos trabalhar para garantir condições de concluir esse processo da melhor forma possível", explicou.
 
A deputada Dorinha sempre foi parceira da UFT e é a parlamentar que mais destinou recursos para o fortalecimento da instituição. Nos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis, foram destinados mais de 20 milhões para obras de expansão e estruturação da universidade. Com o desmembramento da universidade para a criação da UFNT, a instituição já nasce em processo de consolidação.
 
A criação da UFNT atenderá à necessidade de expansão do ensino superior na região Norte do Estado, podendo beneficiar mais de um milhão de habitantes, abrangendo 66 municípios do Tocantins, Pará e Maranhão.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

0

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

0

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira