Thursday, 21 de June de 2018

Thursday, 21 de June de 2018

POLÍTICA


Educação

Com emenda da deputada Dorinha, Comissão de Educação aprova criação da UFNT

17 Aug 2017

A Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira, 16, o parecer favorável ao Projeto de Lei 5274/16 que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O projeto foi relatado pela deputada Josi Nunes (PMDB/TO), que acatou parcialmente a emenda da deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que amplia a UFNT.
 
Na proposta do Poder Executivo, a nova universidade será desmembrada dos câmpus da Universidade Federal do Tocantins de Araguaína e Tocantinópolis. Pela emenda da Professora Dorinha, além de integrar Araguaína e Tocantinópolis à UFNT, também ficariam criados os câmpus de Xambioá, Colinas do Tocantins, Filadélfia e Guaraí. A deputada Josi acatou parcialmente a emenda, ampliando a UFNT para os municípios de Xambioá e Guaraí.
 
A democrata parabenizou Josi Nunes pela relatoria e disse que a criação da UFNT é um grande avanço para o Tocantins, que é um estado jovem e com uma área geográfica extensa e o desenvolvimento regional é fundamental. "Essa criação integrando os câmpus de Araguaína e Tocantinópolis, estendendo para Guaraí e Xambioá vai ajudar muito no atendimento à nossa juventude no que diz respeito à educação, qualificação profissional, promoção do conhecimento, além do desenvolvimento de ensino e pesquisa. Continuaremos trabalhando para a consolidação dessa universidade e para o desenvolvimento do norte do Tocantins".
 
Dorinha se comprometeu também em atuar junto às comissões de Finanças e Tributação e Constituição, Justiça e Cidadania para garantir que a proposta da criação da UFNT seja aprovada. O projeto sendo aprovado nessas duas comissões, ainda segue para apreciação no Senado. "O caminho para a aprovação da criação da universidade ainda é longo, mas vamos trabalhar para garantir condições de concluir esse processo da melhor forma possível", explicou.
 
A deputada Dorinha sempre foi parceira da UFT e é a parlamentar que mais destinou recursos para o fortalecimento da instituição. Nos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis, foram destinados mais de 20 milhões para obras de expansão e estruturação da universidade. Com o desmembramento da universidade para a criação da UFNT, a instituição já nasce em processo de consolidação.
 
A criação da UFNT atenderá à necessidade de expansão do ensino superior na região Norte do Estado, podendo beneficiar mais de um milhão de habitantes, abrangendo 66 municípios do Tocantins, Pará e Maranhão.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

8

PARABÉNS!
PARABÉNS!

6

BOM
BOM

6

AMEI!
AMEI!

9

KKKK
KKKK

7

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

12

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Aumento

Nova tarifa do transporte público entra em vigor na próxima segunda-feira

Jocélio explicou que o processo de cálculo da tarifa é estudado pelo conselho todo início de ano e tem como base os custos do ano anterior, de janeiro a dezembro.

Copa 2018

CBF e Twitter fecham parceria de conteúdo exclusivo #SeleçãoBrasileira

Cobertura pelo perfil @cbf_futebol inclui lives e vídeos com notícias, treinos e bastidores da campanha na Rússia



Meio Ambiente

Cerimônia de entrega do Prêmio Ambiental é realizada em Palmas

Ao final da premiação, duas menções honrosas foram entregues a instituições que desenvolvem ações ou práticas que mostram a sensibilidade em prol dos recursos renováveis.


Palmas

Folha e presidentes de associações de moradores apresentam demandas para a prefeita Cinthia Ribeiro

A presidente da Associação de Moradores do Setor Lago Norte, Solange Ribeiro de Sousa Alvarenga avaliou de forma positiva a audiência.


Corporatvo

Oi lança APP Oi GIS - Gestão Integrada de Serviços, plataforma para monitoramento e gerenciamento

Disponível para todos os clientes corporativos da Oi que possuem o produto GIS, o aplicativo, já no lançamento, possui aproximadamente 1500 usuários.


Copa 2018

Musa da Inglaterra 'quase infarta' com gol nos acrécimos


Copa 2018

"Musa do Panamá" promete pintar o corpo com as cores do país caso a seleção seja campeã da Copa do Mundo


Eleições 2018

Vice-prefeito de Pindorama defende eleição de Carlesse; “momento é de eleger o melhor para o Tocantins”


Adapec

Prazo para plantio de soja nas várzeas tropicais é prorrogado


Premiação

Professora da rede municipal leva R$ 10 mil do Programa Nota Quente Palmense


Educação

Ceulp/Ulbra está com inscrições abertas para o Vestibular Extra



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira