Monday, 06 de April de 2020

POLÍTICA


Norte do TO

Covid-19: DPE-TO requer atenção preventiva a pessoas em situação de vulnerabilidade em Araguaína

24 Mar 2020
Covid-19: DPE-TO requer atenção preventiva a pessoas em situação de vulnerabilidade em Araguaína

Na última sexta-feira, 20, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Araguaína, recomendou à Gestão Municipal a tomada de medidas para evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19) entre grupos vulneráveis socioeconomicamente, como os cidadãos venezuelanos e as pessoas que se encontram em situação de rua na cidade, localizada a 370 km de Palmas.

Esta população exposta nas ruas encontra-se em situação de extremo risco, em especial diante da impossibilidade de cumprimento das medidas acauteladoras recomendadas, devido à ausência de domicílio e necessidade premente de uso dos equipamentos coletivos para sobrevivência. Assim, a DPE-TO quer saber se foi estabelecido algum protocolo específico para a população em situação de rua que apresente sintomas compatíveis com o Covid-19, abrigada e não abrigada.

Após a recomendação, o Núcleo foi informado que a Secretária de Ação Social vai elaborar um plano de ação e que demandas desta ordem serão atendidas na Comunidade Vida Nova (projeto de tratamento terapêutico para dependentes químicos).

Já para a população venezuelana residente na cidade de Araguaína, foi pedido o fornecimento quinzenal de cestas básicas. Para o defensor público coordenador do Nuamac de Araguaína, Pablo Mendonça Chaer, “a população proveniente da Venezuela encontra-se também em situação de extremo risco, em especial diante da vulnerabilidade social proveniente da própria situação de refugiado”. 

O Defensor Público destaca que os pedidos visam garantir o básico necessário à sobrevivência com dignidade das pessoas mais vulneráveis, em diversos aspectos como social e econômico, nesse momento de pandemia.

Aglomeração de pessoas
O Nuamac Araguaína também solicitou a suspensão dos atendimentos em locais que ainda estavam em funcionamento em Araguaína, como o comércio e órgãos públicos, como Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Tocantins (Detran).

Nesta segunda-feira, 23, já foram verificadas várias providências para evitar a aglomeração de pessoas. A Prefeitura publicará novo decreto ainda nesta data, com medidas que paralisarão o transporte público coletivo no Município na segunda, 23; suspenderão o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais na terça-feira, 24; e fecharão o Terminal Rodoviário na quarta-feira, 25. O decreto ainda prevê a restrição do atendimento ao público na Prefeitura a partir desta terça-feira, mantendo em cada secretaria apenas os serviços essenciais.

Já o Detran-TO informou à população que, nesta segunda-feira, 23, terá expediente apenas interno. Na terça-feira, 24, o atendimento presencial será retomado, mas somente mediante agendamento prévio, em canais que ainda serão disponibilizados e divulgados. O Detran informou ainda que todas as bancas examinadoras estão suspensas por tempo indeterminado, como também os trabalhos de vistoria dos veículos escolares.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Brasil registra 11.130 casos de covid-19 e 486 mortes

Na região Norte, o Amazonas concentra o maior número de casos, com 417, além de 14 mortes.

Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19

Palmas concentra o maior número de casos confirmados com 12 pacientes diagnosticados. A cidade de Araguaína tem quatro casos confirmados e Dianópolis uma confirmação do Covid-19.


Palmas

Projeto Sextou na Sacada: inovação e solidariedade em condomínio de Palmas

Bares e casas noturnas fechadas, festas, comemorações e encontros cancelados, shows proibidos, distâncias e recolhimento são inevitáveis. O caos vira ingrediente para traçar planos, reinventar um (re)começo


Norte do TO

Governo do Tocantins apresenta medidas de contenção ao novo coronavírus em Araguaína

Reunião abriu precedentes para outros momentos de debate e parcerias entre município e estado


Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020


Pandemia

Palmas tem mais um caso confirmado de coronavírus



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira