Palmas, 12/12/2017

Política

Mulher-Cidad√£

Deputada Dorinha indica Dona Raimunda para o Diploma Mulher-Cidad√£

  • O pr√™mio √© dedicado √†s mulheres que tenham contribu√≠do para o pleno exerc√≠cio da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e nas quest√Ķes de g√™nero

Deputada Dorinha indica Dona Raimunda para o Diploma Mulher-Cidad√£



A deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) indicou Raimunda Gomes da Silva, mais conhecida como Dona Raimunda, a quebradeira, para receber o Diploma Mulher-Cidad√£ Carlota Pereira de Queir√≥s 2017. O pr√™mio √© dedicado √†s mulheres que tenham contribu√≠do para o pleno exerc√≠cio da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e nas quest√Ķes de g√™nero.

Foram indicados 30 nomes para a premia√ß√£o, dos quais cinco ser√£o escolhidos em elei√ß√£o realizada durante reuni√£o deliberativa da Comiss√£o em nova data, provavelmente, na segunda semana de setembro. A entrega do Diploma Mulher-Cidad√£ acontecer√° em sess√£o solene da C√Ęmara dos Deputados no dia 26 de outubro.
 
Dona Raimunda, a quebradeira

Dona Raimunda fez sua história na região do Bico do Papagaio, norte do Tocantins, se tornando líder comunitária e ativista, lutando contra a ameaça dos grileiros e pela garantia dos direitos de seu povo. Desde cedo ela aprendeu o trabalho extrativista da quebra de coco babaçu, fundando o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), em 1991, que engloba os Estados do Tocantins, Piauí, Pará e Maranhão.

Tamb√©m foi respons√°vel pela Secretaria da Mulher Trabalhadora Rural Extrativista do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), uma das fundadoras da Associa√ß√£o das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (Asmubip), onde contribui na conscientiza√ß√£o das mulheres sobre sa√ļde, sexualidade e direitos civis.

Pela sua atuação e história, recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Tocantins e prêmios como o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeira da Silva (Assembleia Legislativa do Tocantins) e o Diploma Bertha Lutz (Congresso Nacional).


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus