Thursday, 21 de February de 2019

POLÍTICA


Novas fronteiras

Deputado Cesar Halum volta ao topo

12 Jun 2008

A Unale - União Nacional dos Legislativos Estaduais é uma entidade criada em 1996, com sede própria em Brasília. O principal objetivo da entidade é mobilizar as Assembléias e fazer com que haja uma integração entre elas, como a troca de experiências, a profissionalização e a capacitação dos deputados, além de se unirem em prol da preservação dos direitos reservados às Assembléias Legislativas que, segundo o deputado César Halum, tiveram muitas de suas prerrogativas retiradas com a Constituinte de 88.

Com o passar dos anos, a entidade cresceu. Hoje as 27 Assembléias do Brasil são associadas a ela. São, ao todo, 1.059 deputados estaduais filiados. “A Unale tem ramificação nos 27 estados brasileiros. Para uma decisão hoje do governo, se quisermos que em trinta minutos todos os estados estejam mobilizados, a Unale tem essa capacidade. Isso tem dado uma credibilidade muito grande à entidade, e nós vamos usá-la para resolver os problemas das Assembléias”, afirma Halum.

Agora a entidade tem tomado um rumo novo. Ela já não vai trabalhar somente com os deputados estaduais, mas com todos os que estão envolvidos com o poder legislativo nos estados. Na 12ª Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, realizada em Fortaleza-CE, no último dia 30, foram realizados encontros de cerimoniais, de procuradores, das escolas dos legislativos estaduais, dos Parlamentos, enfim, reuniram-se todos os setores que envolvem o poder Legislativo.

 

A Eleição

Halum chegou ao cargo de presidente da entidade, conforme assegura o estatuto, por Assembléia Geral durante a última Conferência, dia 30 de maio.

Apenas uma chapa encabeçada pelo parlamentar foi inscrita para a disputa. O novo presidente afirmou, durante discurso, que o amadurecimento da entidade não irá permitir retrocesso. “Nós temos que caminhar é para frente. A união com os ex-presidentes e o apoio de todos demonstra que a Unale é forte”, destacou.

De acordo com o deputado, o Tocantins sempre teve uma participação muito boa dentro da Unale, desde sua criação. Sempre nas convenções, quando não era a maior comitiva, estava entre as maiores e sempre foi premiado com cargos de secretário, tesoureiro ou do conselho fiscal. “Quando comecei a participar da Unale, despertei para isso e achei que os estados pequenos poderiam ter a oportunidade de um dia presidir essa entidade que é extremamente importante. Então começamos as discussões na Unale, e eu comecei esse trabalho de articulação e visualizei a oportunidade de atingir esse objetivo”, explica Halum.

Durante o discurso, o novo presidente agradeceu ainda aos deputados tocantinenses, dos quais disse ter obtido total apoio, o que, segundo ele, favoreceu a busca pelo objetivo. “Quero agradecer os colegas de parlamento do Tocantins. De lá, tive apoio de todos os deputados”, salientou.

O mandato é de um ano e encerra em maio de 2009, na Conferência anual em Belém.

 

Serviço:

A Unale - União Nacional dos Legislativos Estaduais tinha como presidente o deputado estadual Alexandre Portal (RS), de quem Cesar Halum (TO) era Vice-presidente.

A nova diretoria eleita é composta pelos seguintes nomes:

Presidente: César Halum – TO

1º Vice-presidente: Clóvis Ferraz – BA

2º Vice-presidente: Váz de Lima – SP

3º Vice-presidente: Alencar Silveira Júnior – MG

COMPARTILHE:


Confira também:


Fórum de Governadores

Governador Carlesse passa a integrar grupos de trabalho para avaliar previdência e recuperação dos Estados

Acompanharam o governador Mauro Carlesse, o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção; o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando e o secretário-executivo de Planejame

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira