Wednesday, 22 de January de 2020

POLÍTICA


Novas fronteiras

Deputado Cesar Halum volta ao topo

12 Jun 2008

A Unale - União Nacional dos Legislativos Estaduais é uma entidade criada em 1996, com sede própria em Brasília. O principal objetivo da entidade é mobilizar as Assembléias e fazer com que haja uma integração entre elas, como a troca de experiências, a profissionalização e a capacitação dos deputados, além de se unirem em prol da preservação dos direitos reservados às Assembléias Legislativas que, segundo o deputado César Halum, tiveram muitas de suas prerrogativas retiradas com a Constituinte de 88.

Com o passar dos anos, a entidade cresceu. Hoje as 27 Assembléias do Brasil são associadas a ela. São, ao todo, 1.059 deputados estaduais filiados. “A Unale tem ramificação nos 27 estados brasileiros. Para uma decisão hoje do governo, se quisermos que em trinta minutos todos os estados estejam mobilizados, a Unale tem essa capacidade. Isso tem dado uma credibilidade muito grande à entidade, e nós vamos usá-la para resolver os problemas das Assembléias”, afirma Halum.

Agora a entidade tem tomado um rumo novo. Ela já não vai trabalhar somente com os deputados estaduais, mas com todos os que estão envolvidos com o poder legislativo nos estados. Na 12ª Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, realizada em Fortaleza-CE, no último dia 30, foram realizados encontros de cerimoniais, de procuradores, das escolas dos legislativos estaduais, dos Parlamentos, enfim, reuniram-se todos os setores que envolvem o poder Legislativo.

 

A Eleição

Halum chegou ao cargo de presidente da entidade, conforme assegura o estatuto, por Assembléia Geral durante a última Conferência, dia 30 de maio.

Apenas uma chapa encabeçada pelo parlamentar foi inscrita para a disputa. O novo presidente afirmou, durante discurso, que o amadurecimento da entidade não irá permitir retrocesso. “Nós temos que caminhar é para frente. A união com os ex-presidentes e o apoio de todos demonstra que a Unale é forte”, destacou.

De acordo com o deputado, o Tocantins sempre teve uma participação muito boa dentro da Unale, desde sua criação. Sempre nas convenções, quando não era a maior comitiva, estava entre as maiores e sempre foi premiado com cargos de secretário, tesoureiro ou do conselho fiscal. “Quando comecei a participar da Unale, despertei para isso e achei que os estados pequenos poderiam ter a oportunidade de um dia presidir essa entidade que é extremamente importante. Então começamos as discussões na Unale, e eu comecei esse trabalho de articulação e visualizei a oportunidade de atingir esse objetivo”, explica Halum.

Durante o discurso, o novo presidente agradeceu ainda aos deputados tocantinenses, dos quais disse ter obtido total apoio, o que, segundo ele, favoreceu a busca pelo objetivo. “Quero agradecer os colegas de parlamento do Tocantins. De lá, tive apoio de todos os deputados”, salientou.

O mandato é de um ano e encerra em maio de 2009, na Conferência anual em Belém.

 

Serviço:

A Unale - União Nacional dos Legislativos Estaduais tinha como presidente o deputado estadual Alexandre Portal (RS), de quem Cesar Halum (TO) era Vice-presidente.

A nova diretoria eleita é composta pelos seguintes nomes:

Presidente: César Halum – TO

1º Vice-presidente: Clóvis Ferraz – BA

2º Vice-presidente: Váz de Lima – SP

3º Vice-presidente: Alencar Silveira Júnior – MG

COMPARTILHE:


Confira também:


Agenda

Governador Carlesse recebe presidente do Sindicarnes para debate sobre política fiscal

Assuntos debatidos na reunião giraram em torno dos ajustes para a manutenção do equilíbrio das contas públicas

Araguaia

Mauro Carlesse recebe empresários para discutir incentivos para as microempresas

Governador encaminhou a demanda aos seus auxiliares e destacou que o setor é importante para a geração de emprego e renda para os tocantinenses




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira