Monday, 17 de December de 2018

POLÍTICA


Novas fronteiras

Deputado Cesar Halum volta ao topo

12 Jun 2008

A Unale - União Nacional dos Legislativos Estaduais é uma entidade criada em 1996, com sede própria em Brasília. O principal objetivo da entidade é mobilizar as Assembléias e fazer com que haja uma integração entre elas, como a troca de experiências, a profissionalização e a capacitação dos deputados, além de se unirem em prol da preservação dos direitos reservados às Assembléias Legislativas que, segundo o deputado César Halum, tiveram muitas de suas prerrogativas retiradas com a Constituinte de 88.

Com o passar dos anos, a entidade cresceu. Hoje as 27 Assembléias do Brasil são associadas a ela. São, ao todo, 1.059 deputados estaduais filiados. “A Unale tem ramificação nos 27 estados brasileiros. Para uma decisão hoje do governo, se quisermos que em trinta minutos todos os estados estejam mobilizados, a Unale tem essa capacidade. Isso tem dado uma credibilidade muito grande à entidade, e nós vamos usá-la para resolver os problemas das Assembléias”, afirma Halum.

Agora a entidade tem tomado um rumo novo. Ela já não vai trabalhar somente com os deputados estaduais, mas com todos os que estão envolvidos com o poder legislativo nos estados. Na 12ª Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, realizada em Fortaleza-CE, no último dia 30, foram realizados encontros de cerimoniais, de procuradores, das escolas dos legislativos estaduais, dos Parlamentos, enfim, reuniram-se todos os setores que envolvem o poder Legislativo.

 

A Eleição

Halum chegou ao cargo de presidente da entidade, conforme assegura o estatuto, por Assembléia Geral durante a última Conferência, dia 30 de maio.

Apenas uma chapa encabeçada pelo parlamentar foi inscrita para a disputa. O novo presidente afirmou, durante discurso, que o amadurecimento da entidade não irá permitir retrocesso. “Nós temos que caminhar é para frente. A união com os ex-presidentes e o apoio de todos demonstra que a Unale é forte”, destacou.

De acordo com o deputado, o Tocantins sempre teve uma participação muito boa dentro da Unale, desde sua criação. Sempre nas convenções, quando não era a maior comitiva, estava entre as maiores e sempre foi premiado com cargos de secretário, tesoureiro ou do conselho fiscal. “Quando comecei a participar da Unale, despertei para isso e achei que os estados pequenos poderiam ter a oportunidade de um dia presidir essa entidade que é extremamente importante. Então começamos as discussões na Unale, e eu comecei esse trabalho de articulação e visualizei a oportunidade de atingir esse objetivo”, explica Halum.

Durante o discurso, o novo presidente agradeceu ainda aos deputados tocantinenses, dos quais disse ter obtido total apoio, o que, segundo ele, favoreceu a busca pelo objetivo. “Quero agradecer os colegas de parlamento do Tocantins. De lá, tive apoio de todos os deputados”, salientou.

O mandato é de um ano e encerra em maio de 2009, na Conferência anual em Belém.

 

Serviço:

A Unale - União Nacional dos Legislativos Estaduais tinha como presidente o deputado estadual Alexandre Portal (RS), de quem Cesar Halum (TO) era Vice-presidente.

A nova diretoria eleita é composta pelos seguintes nomes:

Presidente: César Halum – TO

1º Vice-presidente: Clóvis Ferraz – BA

2º Vice-presidente: Váz de Lima – SP

3º Vice-presidente: Alencar Silveira Júnior – MG

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

14

PARABÉNS!
PARABÉNS!

18

BOM
BOM

21

AMEI!
AMEI!

11

KKKK
KKKK

24

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

14

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

18

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Abuso Sexual

João de Deus entrega-se à polícia em área rural de Abadiânia

Prisão é preventiva e médium não apresentou resistência, diz delegado

Novo Governo

Bolsonaro diz que pena de morte não será debatida em seu governo

autores de crimes hediondos”. “Em destaque no jornal O Globo de hoje informou que, em meu governo, o assunto pena de morte será motivo de debate.



Investigado

João de Deus sacou R$ 35 milhões de contas e aplicações, confirma MP

Na sexta-feira (14), o Tribunal de Justiça de Goiás acatou o pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e determinou a prisão do médium goiano.


Trabalho

Sindicalizados aprovam orçamento de R$ 2,5 milhões para o SISEPE-TO

Pinheiro frisou que o SISEPE-TO ampliará a divulgação das suas ações, o diálogo com os servidores público e logo conquistará mais sindicalizados.


Tocantins

Em menos de 24 horas, Polícia Civil prende suspeitos de explosão de caixa eletrônico no interior

Entre os indivíduos presos em flagrante está Cristiano Batista da Silva e Jamerson Gama Ribeiro, que são investigados por um roubo cometido na cidade de Novo Acordo


Tocantins

Ministério Público denuncia 19 pessoas por participação em fraude no concurso da PM


Tocantins

MPE e UFT celebram protocolo de intenções para elaboração de estudos técnicos em atuações de interesse social


Pró-Moradia

Vice-governador Wanderlei Barbosa inaugura Condomínio Maria Olívia Carlesse em Palmas


Segurança

Secretário entrega armamentos e anuncia chegada de scanners corporais em casa penais


Serviços Bancários

Sistema de Defesa do Consumidor oficia Banco Central sobre falha na prestação dos serviços bancários no Tocantins


Imbróglio

TCE impede retorno do estacionamento rotativo em Palmas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira