Saturday, 20 de July de 2019

POLÍTICA


Novas fronteiras

Deputado Cesar Halum volta ao topo

12 Jun 2008

A Unale - União Nacional dos Legislativos Estaduais é uma entidade criada em 1996, com sede própria em Brasília. O principal objetivo da entidade é mobilizar as Assembléias e fazer com que haja uma integração entre elas, como a troca de experiências, a profissionalização e a capacitação dos deputados, além de se unirem em prol da preservação dos direitos reservados às Assembléias Legislativas que, segundo o deputado César Halum, tiveram muitas de suas prerrogativas retiradas com a Constituinte de 88.

Com o passar dos anos, a entidade cresceu. Hoje as 27 Assembléias do Brasil são associadas a ela. São, ao todo, 1.059 deputados estaduais filiados. “A Unale tem ramificação nos 27 estados brasileiros. Para uma decisão hoje do governo, se quisermos que em trinta minutos todos os estados estejam mobilizados, a Unale tem essa capacidade. Isso tem dado uma credibilidade muito grande à entidade, e nós vamos usá-la para resolver os problemas das Assembléias”, afirma Halum.

Agora a entidade tem tomado um rumo novo. Ela já não vai trabalhar somente com os deputados estaduais, mas com todos os que estão envolvidos com o poder legislativo nos estados. Na 12ª Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, realizada em Fortaleza-CE, no último dia 30, foram realizados encontros de cerimoniais, de procuradores, das escolas dos legislativos estaduais, dos Parlamentos, enfim, reuniram-se todos os setores que envolvem o poder Legislativo.

 

A Eleição

Halum chegou ao cargo de presidente da entidade, conforme assegura o estatuto, por Assembléia Geral durante a última Conferência, dia 30 de maio.

Apenas uma chapa encabeçada pelo parlamentar foi inscrita para a disputa. O novo presidente afirmou, durante discurso, que o amadurecimento da entidade não irá permitir retrocesso. “Nós temos que caminhar é para frente. A união com os ex-presidentes e o apoio de todos demonstra que a Unale é forte”, destacou.

De acordo com o deputado, o Tocantins sempre teve uma participação muito boa dentro da Unale, desde sua criação. Sempre nas convenções, quando não era a maior comitiva, estava entre as maiores e sempre foi premiado com cargos de secretário, tesoureiro ou do conselho fiscal. “Quando comecei a participar da Unale, despertei para isso e achei que os estados pequenos poderiam ter a oportunidade de um dia presidir essa entidade que é extremamente importante. Então começamos as discussões na Unale, e eu comecei esse trabalho de articulação e visualizei a oportunidade de atingir esse objetivo”, explica Halum.

Durante o discurso, o novo presidente agradeceu ainda aos deputados tocantinenses, dos quais disse ter obtido total apoio, o que, segundo ele, favoreceu a busca pelo objetivo. “Quero agradecer os colegas de parlamento do Tocantins. De lá, tive apoio de todos os deputados”, salientou.

O mandato é de um ano e encerra em maio de 2009, na Conferência anual em Belém.

 

Serviço:

A Unale - União Nacional dos Legislativos Estaduais tinha como presidente o deputado estadual Alexandre Portal (RS), de quem Cesar Halum (TO) era Vice-presidente.

A nova diretoria eleita é composta pelos seguintes nomes:

Presidente: César Halum – TO

1º Vice-presidente: Clóvis Ferraz – BA

2º Vice-presidente: Váz de Lima – SP

3º Vice-presidente: Alencar Silveira Júnior – MG

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira