Sunday, 09 de December de 2018

POLÍTICA


Eleições 2018

Eleições 2018: campanha nas redes sociais incentiva participação dos jovens de 16 e 17 anos

19 Apr 2018    15:42
Lucas Nascimento Eleições 2018: campanha nas redes sociais incentiva participação dos jovens de 16 e 17 anos

Ao longo da História do Brasil os jovens sempre assumiram o papel de protagonistas da democracia, por isso a Justiça Eleitoral do Tocantins está realizando uma campanha nas redes sociais para mobilizar e incentivar o alistamento dos jovens de 16 e 17 anos para participarem pela primeira vez do processo eleitoral. O prazo para essa turma fazer o título de eleitor encerra no dia 9 de maio.

As peças trazem linguagem descolada e contam ainda com a assinatura do projeto Agentes da Democracia – formação de eleitores e políticos do futuro, uma ação da Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO), que está visitando escolas do Tocantins orientando e incentivando a efetiva participação no processo eleitoral.

A campanha segue até o mês de maio e será veicula nas redes sociais do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO): facebook/TRETocantins e  twitter/@TRETocantins.

Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos. Mas os adolescentes que quiserem se alistar devem procurar o Cartório Eleitoral da sua região até o dia 9 de maio.

Como tirar o título

Para obter o título de eleitor, o jovem deve apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade ou certidão de nascimento e o comprovante de residência original e recente.

O cidadão deve solicitar o título de eleitor pessoalmente no cartório eleitoral, não sendo admitida, no caso, procuração.

O TRE-TO dispõe de um sistema de pré-atendimento para aprimorar os serviços oferecidos aos eleitores. O projeto Título Net permite aos cidadãos iniciarem, pela Internet, requerimentos de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais. Acesse aqui (http://www.tre-to.jus.br/eleitor/pre-atendimento-eleitoral/pre-atendimento-eleitoral).

Depois de fazer a solicitação pela Internet, os jovens devem comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, munidos da documentação exigida, para concluir os serviços pedidos e receber o título. Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

37

PARABÉNS!
PARABÉNS!

61

BOM
BOM

39

AMEI!
AMEI!

41

KKKK
KKKK

38

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

35

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

37

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Brasil Justiça Eleitoral EJE

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira