Thursday, 27 de February de 2020

POLÍTICA


Palmas

Empresários do setor moveleiro recebem capacitação gratuita no IEL

31 Oct 2012

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, através do Centro Internacional de Negócios – CIN-TO, reúne empresários do setor moveleiro para capacitação em Formação de Preço para Exportação nesta terça-feira, 30, na Sala de Treinamento do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, na sede do Sistema FIETO, em Palmas. A capacitação é gratuita com carga horária de 9 horas.

O foco da capacitação que se encerra às 22 horas é apresentar os mecanismos de formação de preço, verificação da competitividade desse preço e, caso não seja competitivo, como torná-lo. Análise das formas de acesso e presença em mercados externos também é assunto abordado. Começaram revisando alguns conceitos chave associados à competitividade tais como o conceito de vantagem, de estratégia, de valor, de critérios competitivos.

“O mercado externo tem muitas oportunidades, as empresas não podem se vincular ou se restringir apenas à mercados tradicionais. Existem os mercados emergentes que podem ser interessantes para as empresas”, disse o palestrante, consultor de empresas, Guilherme Bergmann Vieira. Ele cita o mercado peruano como exemplo por ser muito aberto à importações com taxa de penetração de aproximadamente 90%, ou seja, 90% dos móveis consumidos no Peru são móveis importados e desses 90% a maioria são móveis brasileiros.

“Eu diria que o comércio internacional não é algo restrito à empresas de grande porte muito embora o comércio exterior brasileiro seja fortemente concentrado em empresas de grande porte. Falta uma capacitação, desenvolvimento de uma cultura exportadora, profissionalização dessas empresas de pequeno porte no sentido mais amplo não só em comércio internacional, mas em gestão empresarial e é nisso que a CNI vem trabalhando”, afirma Bergmann.

Esta capacitação é a quarta de uma série de atividades previstas pelo Programa Al-Invest no Tocantins com o objetivo de apoiar o empresário no aumento da competitividade e na preparação para a internacionalização das pequenas e médias empresas. As ações do Al-Invest serão um reforço para o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias - PROCOMPI, projeto que atenderá 30 micro e pequenas indústrias do setor moveleiro do Estado.

COMPARTILHE:


Confira também:


Desfile

Viradouro é a campeã do carnaval no Rio de Janeiro

Em segundo lugar ficou a Acadêmicos do Grande Rio

Decisão

Justiça define que Incra não pode desistir de ação e desapropria Fazenda Vera Cruz, no TO

Decisão destaca que insuficiência de dotação orçamentária não pode se sobrepor à efetivação dos direitos fundamentais à moradia, ao trabalho, à alimentação e à função social da propriedade


Oportunidade

IEL Tocantins seleciona estagiários para o Ministério Público

Todas as informações estão publicadas no site www.iel-to.com.br


ATS

Obras de extensão de rede são entregues em Palmeirante

Mais de 200 famílias passaram a receber água tratada no Povoado Paciência


Internacional

Novo coronavírus: Itália registra 11 mortes e contágios aumentam


Araguaína

Alegria e interação marcaram o bloquinho das crianças do HMA


Sucesso

CarnaPraça levou mais de 20 mil foliões para a Praça dos Girassóis


Brasil

Skyy Vodka patrocina Carnaval cheio de diversidade


Dia 29/02

Dia Mundial das Doenças Raras é marcado por atividades em todo o país


Ponto de Vista

Cobrança indevida de bagagem por cias aéreas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira