Sunday, 20 de October de 2019

POLÍTICA


Workshop

Energisa e Abradee reúnem bancada federal em Palmas

27 May 2019    21:28    alterado em 27/05 às 21:28
  Energisa e Abradee reúnem bancada federal em Palmas

 Os desafios do setor elétrico, a tarifa e manutenção do serviço, além da importância da energia para a qualidade de vida tanto dos tocantinenses, quanto de todos os brasileiros, foram os assuntos tratados durante o Workshop ‘A importância do congresso nacional para o setor elétrico brasileiro’, realizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), em Palmas. Seis parlamentares da bancada federal tocantinense compareceram ou enviaram um representante ao evento que aconteceu na sede da Energisa Tocantins.

 

“Avalio o workshop como uma realização muito positiva, com grande participação e interesse dos parlamentares, que se colocaram à disposição para atuar, no congresso positivamente, com responsabilidade no aprimoramento do setor elétrico. A Energisa apresentou os seus projetos aqui na área de concessão, mostrando melhoria na qualidade do serviço, projetos sociais e de eficiência energética que foram muito bem recepcionados. Foi um encontro muito rico e produtivo”, disse Marco Delgado, representante da ABRADEE.

 

Em atendimento a uma dúvida do deputado Vicente Júnior, Delgado explicou que um dos pontos levantados na reunião foi a possibilidade de os parlamentares proporem alteração legislativa para que a contribuição financeira de uso de recursos hídricos (CFURH), seja melhor distribuída para os estados produtores de energia hidrelétrica. 

 

Sobre a tarifa de energia elétrica no Estado, Dayanni Rossi, gerente de regulação econômica do Grupo Energisa, explicou que a Energisa Tocantins ocupa atualmente a 26ª no Ranking de Tarifas da ANEEL entre as distribuidoras de energia de todo o País e a 6ª posição entre os Estados da Região Norte. “É importante destacar que na tarifa estão inclusos encargos e impostos cobrados pelos governos estadual, federal e municipal (Iluminação Pública). A cada R$ 100,00 da conta de luz, apenas R$ 30,20 ficam com a Energisa. E é com este valor que a empresa investe e cobre os custos de operação e manutenção, por exemplo”, explicou.

 

Com relação aos valores que a Energisa apenas arrecada e repassa para os entes responsáveis: 36,05% são encargos setoriais e tributos repassados aos governos estadual e federal, podendo ser maior este percentual onde há cobrança de iluminação pública por parte da prefeitura; 30,68% cobre os custos da geração de energia (usina); 30,20% são relativos aos custos da distribuição (Energisa) e 3,07% são da transmissão. “Tanto a composição da conta quanto as regras do setor são fruto das leis aprovadas no legislativo federal e que após sancionadas, a ANEEL transforma em regras e normativas. Portanto, há oportunidade para a atuação parlamentar na redução da conta no que diz respeito aos valores cobrados em impostos e encargos”, detalhou Dayanni.

 

Estavam presentes no workshop Márcio Mário Zidan, diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alankardek Moreira, diretor de relações institucionais da Energisa Tocantins, Marco Delgado da ABRADEE, Dayanni Rossi, gerente de regulação econômica do Grupo Energisa, o deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade), Coronel Glauber representando a deputada federal Dulce Miranda (MDB), deputado Vicente Júnior (PR), Professora Dorinha (DEM) e assessores do senador Irajá Abreu (PSD) e deputado Célio Moura (PT).

 

“Tivemos a oportunidade de falar sobre os resultados da distribuidora, as melhorias implantadas até aqui e também dos desafios para os próximos anos. Acreditamos que esses encontros levam entendimento sobre o setor elétrico e consequentemente, traz o aprimoramento, melhorias de processos que impactam na qualidade do serviço que o cliente recebe em casa”, reforça Marcio Zidan, diretor presidente da Energisa Tocantins.

 

Qualidade

Na apresentação da Energisa Tocantins, Zidan destacou que a empresa venceu o Prêmio IASC 2018 em duas categorias, reconhecida pelos seus clientes como a melhor concessionária de energia da região Norte e também levou o prêmio de maior evolução na satisfação do cliente no Brasil. O prêmio é resultado da pesquisa que ouve a opinião dos clientes na área de concessão de cada distribuidora no Brasil.

 

Segundo Marco Delgado, a partir deste primeiro encontro, a ABRADEE pretende agendar nos gabinetes dos respectivos parlamentares, reuniões mais temáticas, para detalhar e aprofundar as proposições do setor no âmbito legislativo e que eles possam apoiar dentro da atividade parlamentar.

 

Após as apresentações e comentários dos parlamentares, o grupo fez uma visita ao Centro de Operação Integrado da Energisa, onde a distribuidora faz o monitoramento do sistema elétrico em todo o Tocantins, 24 horas por dia, sete dias por semana, em tempo real.

 

 

 

Canais de atendimento ao cliente:

• Aplicativo para celular Energisa On (disponível para iOS, Android e Windows Phone)

• 0800 721 3330 (ligação gratuita)

• www.energisa.com.br

• www.facebook.com/energisa

• Agências de atendimento presencial

• Ouvidoria – 0800 646 1196

COMPARTILHE:


Confira também:


Criminalidade

Polícia Civil deflagra operação de combate à criminalidade no interior do Estado

No total foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em locais previamente mapeados pela Polícia Civil e que poderiam estar sendo utilizados para práticas criminosas.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira