Sunday, 17 de February de 2019

POLÍTICA


Educação

Escolas tocantinenses serão beneficiadas com Projeto de Tecnologias Digitais na Educação financiado pelo BNDES

21 Aug 2018    00:21

O Governo do Estado implantará, ainda neste ano, o projeto Educação Conectada – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais em 76 escolas das redes estadual e municipal das cidades de Araguaína e Gurupi, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e apoio do Centro de Inovação para Educação Brasileira (Cieb). Nesta segunda-feira, 20 de agosto, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana da Costa Pereira Aguiar, recebeu representantes das Comissões Técnicas do BNDES e Cieb e dos municípios contemplados, em reunião para contextualização e detalhamento do projeto em execução no Tocantins.

O Programa, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo fomentar o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de educação básica, testando modelos e criando oportunidades de aprendizado nas diferentes realidades brasileiras. No Tocantins, o projeto foi elaborado pela equipe de articuladores formada por representantes do Estado e das respectivas Prefeituras. 

Conforme o cronograma do BNDES, o projeto está em processo de análise e detalhamento para posterior aprovação do financiamento pela diretoria do Banco.  O recurso pleiteado de mais de R$ 3,5 milhões, do Fundo Social não reembolsável da instituição, será destinado à formação de professores qualificados em Tecnologias da Informação e Comunicação Educacionais (TIC), aquisição de equipamentos de informática e desenvolvimento de robótica nas escolas e outros conteúdos pedagógicos. A previsão é que a ação nas escolas inicie em novembro deste ano, com dois anos de execução no Tocantins.

Segundo Ana Cristina Maia, representante do departamento de Educação do BNDES, o momento é de contextualização do projeto de acordo com a realidade dos municípios. “Precisamos conhecer a realidade das escolas nessas localidades, como as redes trabalham, como é possível melhorar o processo de ensino e aprendizagem com o uso da tecnologia. No próximo momento, a gente vai realizar visitas técnicas, quando serão refinadas as ações, cronogramas, valores, recursos, visando muita mobilização voltada a uma agenda comum, de incorporar a tecnologia para melhorar a aprendizagem na educação”, ressaltou.

Segundo a secretária Adriana, o projeto vai trazer uma nova concepção sobre tecnologia na educação do Estado. “Uma clareza tanto para nossa rede estadual como municipal que a tecnologia compreende não só a questão de estrutura, mas também formação continuada de professores, repensar os currículos e metodologias de ensino e apontar os resultados efetivos na aprendizagem de nossos alunos”, destacou.

Segundo a diretora presidente do Cieb, Lúcia Dellagnello, o Centro vai dar apoio técnico para que as redes estruturem e adequem o projeto de acordo com as quatro dimensões estabelecidas: visão, formação, geração de conteúdo e infraestrutura. “Uma visão bem clara do porque vai usar essa tecnologia, uma formação dos professores para fazer uso pedagógico dessa tecnologia, os materiais e recursos educacionais e a infraestrutura nas escolas que possa tornar realidade esse uso tecnológico”, completou.

Jocirley de Oliveira, secretário municipal de Educação de Araguaína, destacou que a ação vem empreender e engrandecer as políticas de educação no Tocantins. “O projeto vai contribuir na qualificação continuada dos professores e melhorar a formação das crianças”.

O projeto foi sorteado por meio de Chamada Pública do BNDES, e faz parte do Programa Educação Conectada – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação. É desenvolvido, também, em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Foram recebidos projetos de 26 estados e sorteado apenas um de cada região do País. O Tocantins é o único da Região Norte.

COMPARTILHE:


Confira também:


Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.

Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira