Thursday, 21 de February de 2019

POLÍTICA


Eleições

Estudo mostra que as inserções de propaganda nas eleições de Tocantins não foram respeitadas

27 Aug 2018    10:08

Estudo realizado pela Linear Clipping mostra que, durante o segundo turno das eleições suplementares do Estado do Tocantins, realizado no final de junho de 2018, as principais emissoras de televisão não veicularam a quantidade certa de inserções dos candidatos.

O levantamento foi feito pelo software TV Fiscal, uma ferramenta que permite o acompanhamento do programa eleitoral, em tempo real, inclusive de todas as inserções (pequenos trechos de vídeo dos candidatos que são veiculados ao longo do dia) e as propagandas eleitorais durante o período do sufrágio.

 



O levantamento mostra que entre os dias 8 e 22 de junho nenhuma das quatro principais emissoras de televisão do Estado veiculou a quantidade esperada de inserções definida pelo plano de mídia do TRE/TO.

Pelo gráfico acima, pode-se averiguar que o volume esperado médio de inserções por candidato durante o segundo turno das eleições era de 25 inserções por dia. Não houve um dia sequer em que as duas chapas chegassem a esse patamar exigido pelo Tribunal

O número de inserções apresentado no gráfico refere-se à média aritmética simples a partir da quantidade total das inserções dividida pelas quatro principais emissoras de televisão.

O CEO da empresa, Sérgio Machado Reis conta que esse tipo de problema é mais comum do que se imagina. “Não são raras as vezes em que as emissoras acabam sublimando veiculações de inserções prejudicando alguns candidatos. No caso de Tocantins, por exemplo, a chapa mais prejudicada foi também aquela que perdeu a eleição. Claro que não dá para relacionar diretamente entre o déficit de inserções e o resultados nas urnas, mas é uma informação que deve ser levada em consideração pelas campanhas”, explica.

Segundo o TSE, o tempo de propaganda é um direito do candidato e do cidadão. Quando há casos de irregularidade, os candidatos prejudicados tem um prazo, médio, de até 24 horas para questionar no tribunal eleitoral de sua candidatura e pedir a restauração do tempo perdido.

A ideia da TV Fiscal é permitir que os interessados possam fiscalizar a propaganda de rádio e televisão, acompanhando a frequência das inserções, a duração, a sequência e o seu conteúdo. “Não são raras as vezes em que um candidato leva vantagem contra o outro na quantidade de inserções. Há ainda aqueles que não conseguem pedir o direito de resposta porque não têm acesso ao vídeo difamatório em tempo hábil”, conta Reis.



Erros de sequência – Além da quantidade de inserções, uma outra variável analisada pelo estudo foi a sequência de inserções. O TRE/TO definiu a ordem de aparição dos candidatos. No entanto, todos os dias houve algum erro nessa sequência, principalmente no horário nobre das emissoras.

A empresa – A Linear Clipping é uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado de clipping e atua no setor de monitoramento e análise estratégica de informações. Com sede em Brasília (DF), a empresa possui unidades em outros 15 Estados da Federação e parceria em outros 11, cobrindo todo o território nacional.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fórum de Governadores

Governador Carlesse passa a integrar grupos de trabalho para avaliar previdência e recuperação dos Estados

Acompanharam o governador Mauro Carlesse, o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção; o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando e o secretário-executivo de Planejame

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira