Saturday, 20 de July de 2019

POLÍTICA


Eleições

Estudo mostra que as inserções de propaganda nas eleições de Tocantins não foram respeitadas

27 Aug 2018    10:08

Estudo realizado pela Linear Clipping mostra que, durante o segundo turno das eleições suplementares do Estado do Tocantins, realizado no final de junho de 2018, as principais emissoras de televisão não veicularam a quantidade certa de inserções dos candidatos.

O levantamento foi feito pelo software TV Fiscal, uma ferramenta que permite o acompanhamento do programa eleitoral, em tempo real, inclusive de todas as inserções (pequenos trechos de vídeo dos candidatos que são veiculados ao longo do dia) e as propagandas eleitorais durante o período do sufrágio.

 



O levantamento mostra que entre os dias 8 e 22 de junho nenhuma das quatro principais emissoras de televisão do Estado veiculou a quantidade esperada de inserções definida pelo plano de mídia do TRE/TO.

Pelo gráfico acima, pode-se averiguar que o volume esperado médio de inserções por candidato durante o segundo turno das eleições era de 25 inserções por dia. Não houve um dia sequer em que as duas chapas chegassem a esse patamar exigido pelo Tribunal

O número de inserções apresentado no gráfico refere-se à média aritmética simples a partir da quantidade total das inserções dividida pelas quatro principais emissoras de televisão.

O CEO da empresa, Sérgio Machado Reis conta que esse tipo de problema é mais comum do que se imagina. “Não são raras as vezes em que as emissoras acabam sublimando veiculações de inserções prejudicando alguns candidatos. No caso de Tocantins, por exemplo, a chapa mais prejudicada foi também aquela que perdeu a eleição. Claro que não dá para relacionar diretamente entre o déficit de inserções e o resultados nas urnas, mas é uma informação que deve ser levada em consideração pelas campanhas”, explica.

Segundo o TSE, o tempo de propaganda é um direito do candidato e do cidadão. Quando há casos de irregularidade, os candidatos prejudicados tem um prazo, médio, de até 24 horas para questionar no tribunal eleitoral de sua candidatura e pedir a restauração do tempo perdido.

A ideia da TV Fiscal é permitir que os interessados possam fiscalizar a propaganda de rádio e televisão, acompanhando a frequência das inserções, a duração, a sequência e o seu conteúdo. “Não são raras as vezes em que um candidato leva vantagem contra o outro na quantidade de inserções. Há ainda aqueles que não conseguem pedir o direito de resposta porque não têm acesso ao vídeo difamatório em tempo hábil”, conta Reis.



Erros de sequência – Além da quantidade de inserções, uma outra variável analisada pelo estudo foi a sequência de inserções. O TRE/TO definiu a ordem de aparição dos candidatos. No entanto, todos os dias houve algum erro nessa sequência, principalmente no horário nobre das emissoras.

A empresa – A Linear Clipping é uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado de clipping e atua no setor de monitoramento e análise estratégica de informações. Com sede em Brasília (DF), a empresa possui unidades em outros 15 Estados da Federação e parceria em outros 11, cobrindo todo o território nacional.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira