Sunday, 09 de December de 2018

POLÍTICA


Eleições

Estudo mostra que as inserções de propaganda nas eleições de Tocantins não foram respeitadas

27 Aug 2018    10:08

Estudo realizado pela Linear Clipping mostra que, durante o segundo turno das eleições suplementares do Estado do Tocantins, realizado no final de junho de 2018, as principais emissoras de televisão não veicularam a quantidade certa de inserções dos candidatos.

O levantamento foi feito pelo software TV Fiscal, uma ferramenta que permite o acompanhamento do programa eleitoral, em tempo real, inclusive de todas as inserções (pequenos trechos de vídeo dos candidatos que são veiculados ao longo do dia) e as propagandas eleitorais durante o período do sufrágio.

 



O levantamento mostra que entre os dias 8 e 22 de junho nenhuma das quatro principais emissoras de televisão do Estado veiculou a quantidade esperada de inserções definida pelo plano de mídia do TRE/TO.

Pelo gráfico acima, pode-se averiguar que o volume esperado médio de inserções por candidato durante o segundo turno das eleições era de 25 inserções por dia. Não houve um dia sequer em que as duas chapas chegassem a esse patamar exigido pelo Tribunal

O número de inserções apresentado no gráfico refere-se à média aritmética simples a partir da quantidade total das inserções dividida pelas quatro principais emissoras de televisão.

O CEO da empresa, Sérgio Machado Reis conta que esse tipo de problema é mais comum do que se imagina. “Não são raras as vezes em que as emissoras acabam sublimando veiculações de inserções prejudicando alguns candidatos. No caso de Tocantins, por exemplo, a chapa mais prejudicada foi também aquela que perdeu a eleição. Claro que não dá para relacionar diretamente entre o déficit de inserções e o resultados nas urnas, mas é uma informação que deve ser levada em consideração pelas campanhas”, explica.

Segundo o TSE, o tempo de propaganda é um direito do candidato e do cidadão. Quando há casos de irregularidade, os candidatos prejudicados tem um prazo, médio, de até 24 horas para questionar no tribunal eleitoral de sua candidatura e pedir a restauração do tempo perdido.

A ideia da TV Fiscal é permitir que os interessados possam fiscalizar a propaganda de rádio e televisão, acompanhando a frequência das inserções, a duração, a sequência e o seu conteúdo. “Não são raras as vezes em que um candidato leva vantagem contra o outro na quantidade de inserções. Há ainda aqueles que não conseguem pedir o direito de resposta porque não têm acesso ao vídeo difamatório em tempo hábil”, conta Reis.



Erros de sequência – Além da quantidade de inserções, uma outra variável analisada pelo estudo foi a sequência de inserções. O TRE/TO definiu a ordem de aparição dos candidatos. No entanto, todos os dias houve algum erro nessa sequência, principalmente no horário nobre das emissoras.

A empresa – A Linear Clipping é uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado de clipping e atua no setor de monitoramento e análise estratégica de informações. Com sede em Brasília (DF), a empresa possui unidades em outros 15 Estados da Federação e parceria em outros 11, cobrindo todo o território nacional.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

19

PARABÉNS!
PARABÉNS!

19

BOM
BOM

21

AMEI!
AMEI!

20

KKKK
KKKK

15

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

17

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

22

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

eleições suplementar tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira