Wednesday, 26 de September de 2018

Wednesday, 26 de September de 2018

POLÍTICA


Eleições

Estudo mostra que as inserções de propaganda nas eleições de Tocantins não foram respeitadas

27 Aug 2018    10:08

Estudo realizado pela Linear Clipping mostra que, durante o segundo turno das eleições suplementares do Estado do Tocantins, realizado no final de junho de 2018, as principais emissoras de televisão não veicularam a quantidade certa de inserções dos candidatos.

O levantamento foi feito pelo software TV Fiscal, uma ferramenta que permite o acompanhamento do programa eleitoral, em tempo real, inclusive de todas as inserções (pequenos trechos de vídeo dos candidatos que são veiculados ao longo do dia) e as propagandas eleitorais durante o período do sufrágio.

 



O levantamento mostra que entre os dias 8 e 22 de junho nenhuma das quatro principais emissoras de televisão do Estado veiculou a quantidade esperada de inserções definida pelo plano de mídia do TRE/TO.

Pelo gráfico acima, pode-se averiguar que o volume esperado médio de inserções por candidato durante o segundo turno das eleições era de 25 inserções por dia. Não houve um dia sequer em que as duas chapas chegassem a esse patamar exigido pelo Tribunal

O número de inserções apresentado no gráfico refere-se à média aritmética simples a partir da quantidade total das inserções dividida pelas quatro principais emissoras de televisão.

O CEO da empresa, Sérgio Machado Reis conta que esse tipo de problema é mais comum do que se imagina. “Não são raras as vezes em que as emissoras acabam sublimando veiculações de inserções prejudicando alguns candidatos. No caso de Tocantins, por exemplo, a chapa mais prejudicada foi também aquela que perdeu a eleição. Claro que não dá para relacionar diretamente entre o déficit de inserções e o resultados nas urnas, mas é uma informação que deve ser levada em consideração pelas campanhas”, explica.

Segundo o TSE, o tempo de propaganda é um direito do candidato e do cidadão. Quando há casos de irregularidade, os candidatos prejudicados tem um prazo, médio, de até 24 horas para questionar no tribunal eleitoral de sua candidatura e pedir a restauração do tempo perdido.

A ideia da TV Fiscal é permitir que os interessados possam fiscalizar a propaganda de rádio e televisão, acompanhando a frequência das inserções, a duração, a sequência e o seu conteúdo. “Não são raras as vezes em que um candidato leva vantagem contra o outro na quantidade de inserções. Há ainda aqueles que não conseguem pedir o direito de resposta porque não têm acesso ao vídeo difamatório em tempo hábil”, conta Reis.



Erros de sequência – Além da quantidade de inserções, uma outra variável analisada pelo estudo foi a sequência de inserções. O TRE/TO definiu a ordem de aparição dos candidatos. No entanto, todos os dias houve algum erro nessa sequência, principalmente no horário nobre das emissoras.

A empresa – A Linear Clipping é uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado de clipping e atua no setor de monitoramento e análise estratégica de informações. Com sede em Brasília (DF), a empresa possui unidades em outros 15 Estados da Federação e parceria em outros 11, cobrindo todo o território nacional.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

6

PARABÉNS!
PARABÉNS!

5

BOM
BOM

7

AMEI!
AMEI!

7

KKKK
KKKK

5

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

7

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

6

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

eleições suplementar tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Irregularidades

Vistoria realizada pelo MPE constata irregularidades em obra da Feira da 307 Norte

Outro problema detectado foi a falta de vigilância para evitar a ação de vândalos durante o período de obra.

Câncer de Pele

TOCANTINS registrou 1703 casos de câncer de pele

Já o câncer de pele do tipo não-melanoma é o de maior incidência na população, porém de mais baixa mortalidade. Comum em pessoas com mais de 40 anos, é raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira