Saturday, 23 de February de 2019

POLÍTICA


Palmas

Ex-prefeito tenta politizar operação Jogo Limpo

04 Aug 2018    14:37    alterado em 04/08 às 14:37
Divulgação Ex-prefeito tenta politizar operação Jogo Limpo

Postagens do ex-prefeito de Palmas e pré-candidato a governador pelo PSB, Carlos Amastha, indicam que a segunda fase da Operação Jogo Limpo, deflagrada pela Polícia Civil nesta sexta-feira, 3, pode ter sido vazada para ele. A operação apura desvios de até R$ 7 milhões na Fundação do Esporte e Lazer de Palmas (Fundesportes) na gestão de Amastha na Prefeitura de Palmas, em 2014, em pleno processo eleitoral. Para a PC, recursos foram canalizados para campanhas eleitorais.

Além de indicar que sabia que a operação ocorreria, Amastha tentou, como é típico dele, politizar a ação da PC. Confira o que o ex-prefeito postou às 16h22 desta quinta-feira, 2: “Faltando apenas 72 horas para a nossa convenção tenho certeza que o governo tem a decisão tomada de inventar alguma ação, usando as instituições do estado para prejudicar nossa candidatura. Senhores… Não cola mais. O Tocantins conhece vocês muito bem”.

No Palácio Araguaia, a informação é de que a polícia na gestão “é de Estado, não de governo”. “O governo não manda a polícia fazer isso ou aquilo. Essa investigação é muita séria”, afirmou uma importante fonte palaciana.

Além disso, as investigações começaram no governo Marcelo Miranda, do MDB, atual possível aliado de Amastha.

Em outra postagem, Amastha afirmou que “nunca, em momento algum, encontraram alguma prova que ligue o prefeito Amastha a qualquer ato de corrupção”. “Nunca. Não entrei para isso na política. Nem para comprar apoios e muito menos procurando qualquer interesse pecuniário”, postou.

Contudo, o ex-prefeito está indiciado por corrupção passiva, associação criminosa e excesso de exação (cobrança irregular de impostos) pela Polícia Federal. Ele é alvo da Operação Nosotros, que investiga irregularidades na implantação do BRT em Palmas. No indiciamento, o delegado Júlio Fujiki, da PF, chegou a afirmar que uma “associação criminosa” foi instalada na Prefeitura de Palmas e que tinha como objetivo “lucrar com as valorizações em terrenos decorrentes das obras do BRT”. 

Os envolvidos na Operação Jogo Limpo são homens que foram ou ainda são da total confiança de Amastha. Caso dos ex-presidentes da Câmara de Palmas Major Negreiros (PSB) e Rogério Freitas (MDB), que rompeu com o ex-prefeito somente em 2015. Outro bem próximo de Amastha é o atual presidente, José do Lago Folha Filho (PSD).

Freitas já está preso. Folha e Negreiros são considerados foragidos. - Cleber Toledo

COMPARTILHE:


Confira também:


Pressão

Parlamentares solicitam retomada de cirurgias e reforma de hospitais

Também foi solicitada pela deputada Cláudia Lelis (PV) a compra de insumos e materiais para unidades hospitalares do Estado.

Xingu

Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos.


Tocantins

Membros do MPE comemoram aprovação de Lei que permite Promotores concorrerem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Pelo projeto de Lei, poderão compor a lista tríplice, a partir da próxima eleição, os Promotores de Justiça de 3ª entrância, em exercício na instituição, que tenham no mínimo 10 anos de carreira e 35 anos de idade.


Palmas

Tiago Andrino apresenta projeto que institui tradução simultânea em Libras na Câmara

Anteriormente, Andrino já havia solicitado o serviço, por meio de requerimento, o que permitiu que um profissional de Libras atuasse na Casa de Leis por aproximadamente um ano.


Palmas

Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP


Sesau

Casos de Sarampo em estados vizinhos causam preocupação na Saúde


Em audiência com Tiago Dimas, Ronaldo Dimas e Eduardo Gomes, ministro garante liberação de recursos


AL

Presidente da Assembleia recebe demandas do sindicato dos jornalistas do Tocantins


Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira