Saturday, 23 de March de 2019

POLÍTICA


Segurança

Governador Mauro Carlesse debate ações integradas de segurança com secretários

09 Mar 2019    00:35    alterado em 09/03 às 00:35
Washington Luiz/Governo do Tocantins Governador Mauro Carlesse debate ações integradas de segurança com secretários

O governador do estado do Tocantins, Mauro Carlesse, deu prosseguimento na tarde desta sexta-feira, 8, às reuniões temáticas com a equipe de trabalho. O tema discutido nesta reunião foi Segurança Pública. O investimento em tecnologia, conclusão de obras, ações educativas, além da estruturação constante das forças de segurança foram temas discutidos.

Em relação à Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), foi debatida a inauguração da ampliação do presídio de Cariri, onde serão abertas 600 novas vagas, que irão desafogar o sistema prisional. A obra está em fase final e, após a montagem do mobiliário, o Governo do estado irá inaugurar a obra, o que irá ocorrer ainda neste primeiro semestre. “Precisamos separar os presos condenados dos presos provisórios, com esse novo presídio isso já será possível”, afirmou o governador.

Outra determinação do governador Carlesse é que essa estrutura seja utilizada não só na detenção, mas também na ressocialização e que os reeducandos possam trabalhar enquanto estão cumprindo a pena. De acordo com o secretário de Cidadania e Justiça, Héber Fidelis, uma parceria com a Secretaria da Agricultura foi formalizada e irá viabilizar o trabalho dos presos na fazenda instalada no presídio. Em outra frente, um convênio com a Prefeitura de Gurupi já tem possibilitado que 72 reeducandos prestem serviços como medida de ressocialização e redução da pena.

Dentre as ações integradas entre as pastas, o governador Mauro Carlesse determinou ainda que sejam utilizados quatro ônibus da Seciju para atendimentos à população em diversas áreas como: exames de vista, emissão de documentos de identidade, orientação pelo Procon, dentre outras iniciativas que podem ser realizadas nos municípios. As secretarias envolvidas se reunirão na próxima semana e formalizarão um cronograma de atendimentos, que terá início já no mês de abril.

Em relação ao Corpo de Bombeiros, foi definido que a corporação irá oferecer em todas as escolas da rede estadual um curso de primeiros socorros, visando preparar professores e alunos para situações de emergência. Outra medida será a implantação de um sistema visando desburocratizar a análise e aprovação de projetos, principalmente relacionados à educação, mas sem implicar na redução de exigências legais. Com a cessão do prédio do CAIC, em Palmas, o Corpo de Bombeiros irá instalar sua academia de formação no prédio e também uma unidade do Programa Bombeiros Mirins. Com isso, a corporação irá devolver um prédio alugado, representando redução de custos. O Programa Bombeiros Mirins também será implantado em todas as unidades dos Bombeiros no interior do estado.

A orientação do governador em relação à Polícia Militar é que seja utilizado o máximo de efetivo possível para patrulhamento das ruas. Outra determinação de Mauro Carlesse foi implantação de policiamento nas divisas do estado, oferecendo segurança à população e trabalhando em parceria com a Secretaria da Fazenda visando evitar a perda de receitas.

Já o secretário de Segurança Pública (SSP), Cristiano Sampaio, destacou que o trabalho integrado de planejamento das ações com todas as forças de segurança tem apresentado bons resultados, além de otimizar tempo e recursos. Dentre os investimentos em tecnologia, a SSP já está implantando o sistema de identificação facial e biométrico, o que irá facilitar o reconhecimento de suspeitos e também aprimorar o sistema de investigação.  “Temos que investir em tecnologia, assim vamos ter resultados mais rápidos e mais confiáveis, além de reduzir os custos”, afirmou o Governador.

Assinatura
No fim da reunião, o governador Mauro Carlesse sancionou a Medida Provisória, convertida em Lei pela Assembleia Legislativa, que instituiu a nova estrutura administrativa do Poder Executivo, e também, a Medida Provisória, aprovada pelo Legislativo, que regulamenta cargos, salários e funções dos contratos temporários do Governo do estado.

Presentes
Também participaram da reunião, o comandante geral da Polícia Militar, Jaizon Veras; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Reginaldo Leandro da Silva; o secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio; o secretário da Cidadania e Justiça, Héber Fidélis; o secretário da Saúde, Renato Jayme; a secretária da Educação, Adriana Aguiar; o secretário da Comunicação, João Neto; o secretário da Administração, Edson Cabral; o secretário da Casa Militar, Silva Neto; a secretária-executiva da Governadoria, Juliana Passarin; o secretário de Assuntos Estratégicos, Keliton Borges;  o superintendente do Procon, Walter Viana; e o chefe de gabinete do Governador, Divino Alan Siqueira. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Brasília

Na tribuna, Tiago Dimas cobra melhorias para a Adapec e providências para Projeto Sampaio

Congressista destacou importância do agronegócio para o Estado e elogiou o esforço dos fiscais e inspetores responsável pela defesa agropecuária

Procon

“Whats Denúncia” realiza 277 atendimentos na primeira semana de funcionamento

É valido lembrar que mesmo com o Whats Denúncia, que aproxima e facilita a denúncia realizada pelo consumidor ao órgão de Defesa do Consumidor, para abertura de reclamações, é necessário que o mesmo procure algum dos 11 núcleos de atendimento do Procon/TO



Solidariedade

Casa de Apoio Vera Lúcia recebe doações de alimentos não perecíveis

Os interessados em apoiar o Mesa Brasil com doações podem entrar em contato pelo telefone 0800 646 7878 ou entregar na unidade de Palmas localizada na 103 norte rua NO 07 lote 39.


Direito

Curso de Direito inaugura Escritório Modelo no Fórum de Palmas

No espaço estão sendo ofertados serviços de assistência jurídica com atendimentos à população carente economicamente nos âmbitos civil, trabalhista e criminal


Serviço

Governo intensifica ação para garantir que os estádios Resendão e Mirandão recebam jogos do Campeonato Tocantinense

Em Gurupi, as obras tiveram início em novembro de 2018, com o objetivo de oferecer mais segurança aos seus frequentadores.


Tocantins

Governo do Tocantins ressalta luta pela igualdade racial e contra a discriminação


AL

Prof. Júnior Geo cobra ações do Governo para demandas não solucionadas com a saúde, a Ponte de Porto Nacional, a Polícia Civil e servidores


Internet

Fenômeno infantil Anna Layza alcança 60 milhões de views em um vídeo e bate recorde


Tocantins

Sindepol/TO emite nota técnica solicitando alteração de dispositivos ilegais do Projeto de Lei n°02/2019


Operação Ísis

Polícia Civil deflagra Operação Ísis que investiga funcionários do Naturatins em municípios da região Norte


Operação Aemulatus

Polícia Civil realiza Operação Aemulatus e prende integrante de organização criminosa suspeita de tentativa de homicídio



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira