O GIRASSOL

Palmas/TO,

Política
Honraria

20/02/2020

Governador Mauro Carlesse recebe menção honrosa pelo apoio ao fortalecimento da Universidade do Tocantins

Outras 17 personalidades também foram homenageadas pela Unitins, entre elas a primeira reitora da instituição, professora Maria do Rosário Cassimiro

Esequias Araújo/Governo do Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, foihomenageado com o Certificado de Menção Honrosa em reconhecimento ao apoioincondicional que tem dispensado à Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)e pelo fortalecimento e expansão da instituição no Estado. O título foientregue na tarde desta terça-feira, 18, pelo reitor da Unitins, AugustoRezende, durante a solenidade comemorativa dos 30 anos de criação dainstituição, realizada no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O evento contoucom a presença da primeira dama do Estado, Fernanda Mendonça Carlesse.

O ex-governador José Wilson Siqueira Campos também foihomenageado durante a solenidade com o Título de Doutor Honoris Causas, pelasua luta para criação do Tocantins, bem como, pela implantação de umauniversidade pública no novo Estado. Ele foi representado na solenidade peloex-vice-governador, Raimundo Nonato Pires dos Santos. Outras 17 personalidadestambém foram homenageadas pela Unitins, entre elas a primeira reitora dainstituição, professora Maria do Rosário Cassimiro.

O governador Mauro Carlesse disse que ficou feliz com ahomenagem e que acredita que o ensino superior é fundamental para odesenvolvimento pleno do Estado. “Fico feliz com esse reconhecimento por parteda Unitins e, enquanto governador deste Estado sempre estarei apoiando aeducação em todos os níveis, porque acredito que ela é importante para mudar arealidade do nosso povo e desenvolver o Estado”.

Ainda durante a solenidade o governador Mauro Carlesseassinou quatro decretos de reconhecimento e renovação dos cursos EngenhariaAgronômica, Direito, Sistemas de Informação, em Palmas, e Licenciatura emLetras, no câmpus de Araguatins,

Selo Comemorativo

Durante a solenidade também foi lançado pelo governadorMauro Carlesse, pelo reitor Augusto Resende e pelo superintendente regional dosCorreios, José da Cunha Filho, o selo personalizado, que vai levar a imagemrepresentativa dos 30 anos da Unitins por todo o Brasil.

Para o reitor da Unitins, Augusto Rezende, refletir sobre aUnitins é como expressar a sua capacidade de se reinventar e renascer, uma vezque a instituição serviu de base para implantação da Universidade Federal doTocantins, em 2002, quando a maioria do patrimônio foi repassada à UFT. “Apartir daí a Unitins voltou a desenvolver um novo modelo de atuação, na formaçãode docentes e, em um segundo momento, voltou a se estruturar e hoje conta commais de 90 mil certificados de graduação emitidos”, explicou.

Augusto Rezende também elogiou a postura do governador MauroCarlesse, que ao assumir o Governo do Tocantins confiou em uma equipe dereitoria com 100% de servidores efetivos do Estado e possibilitou ainda oprocesso seletivo docente, que permitiu a ampliação da titulação da instituiçãoem 70% de mestres e doutores. “Isso representou um ganho qualitativo imenso,coisa que a Unitins nunca teve em seus quadros”, destacou

A Universidade

A Unitins foi criada em fevereiro de 1990. Em três décadasjá formou e diplomou cerca de 90 mil profissionais em todas as áreas doconhecimento e em todas as regiões do País. Está presente atualmente com câmpusnas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso doTocantins. Além disso, possui unidades de pesquisa nos municípios de Formoso doAraguaia, Miranorte, Araguaína e está presente em Porto Nacional, com o NúcleoTocantinense de Arqueologia (Nuta) e o Museu de Zoologia e Taxidermia JoséHidasi.

A Unitins tem cerca de 2.500 acadêmicos matriculados porsemestre em 15 cursos de graduação presenciais e gratuitos.

A solenidade contou com a presença de representantes doJudiciário, de prefeitos, deputados estaduais, presidentes de autarquias,professores e outras autoridades.

Assuntos Relacionados
#Unitins#30 anos
Confira Também
l Seminário

I Seminário sobre Direitos das Pessoas com Deficiência será nesta sexta-feira

Unitins

Unitins ainda tem mais de 100 vagas para serem preenchidas no Vestibular

UNITINS

Unitins convoca candidatos da 1ª lista de espera do Vestibular 2018/2

EDUCAÇÃO

Unitins é contemplada com 21 bolsas de iniciação científica do CNPq

EDUCAÇÃO

Unitins oferece 117 vagas em edital de transferência externa para o semestre letivo 2018.2