O GIRASSOL

Palmas/TO,

Política
Pesquisa

05/12/2020

Índice de satisfação do eleitor com a Justiça Eleitoral do Tocantins é de 94,2%

Levantamento realizado em anos eleitorais aponta ainda relevante aumento no nível de confiança do eleitor em relação à Justiça Eleitoral.

Índice de satisfação em 94,2% e nível de confiança em 88%. Este foi o resultado da pesquisa realizada no último dia 15 de novembro, data das eleições municipais, com quase três mil eleitores tocantinenses. Buscando a melhoria contínua na prestação de serviços ao cidadão e estimar o grau de satisfação do eleitor com os serviços prestados, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realiza a cada dois anos pesquisa de imagem e opinião pública com eleitores de todo o estado. 

O índice de satisfação do eleitor com a Justiça Eleitoral em 2020 cresceu 7,4 pontos percentuais em relação a 2018, quando o índice registrado foi de 86,8%. Neste ano, a pesquisa apontou que 94,2% do eleitorado está satisfeito com os serviços prestados. 

Outro ponto destacado na avaliação é o índice de confiança na Justiça Eleitoral, que este ano atingiu índice de 88%. Aumento em relação à 2018 foi de 23,3 pontos percentuais.  Em relação à confiança do eleitor na urna eletrônica, questão incluída na pesquisa este ano, 72,1% dos entrevistados afirmar confiar no sistema de votação eletrônico.

“Ressaltamos que esse avanço no índice de confiança na Justiça Eleitoral é fruto das campanhas de combate à desinformação realizadas em nível nacional, e com atividades específicas desenvolvidas pelo nosso Regional. A educação política da sociedade e o combate à desinformação integram um dos principais eixos de atuação da Justiça Eleitoral do Tocantins. Desenvolver ações e atividades que promovam o aprimoramento e compreensão da sociedade sobre o processo eleitoral é fundamental para que sejam mitigadas a proliferação de informações falsas ”, avaliou o desembargador Eurípedes Lamounier, Presidente do TRE-TO.

Outra pergunta inserida na pesquisa em 2020, devido às circunstâncias extraordinárias em razão do COVID - 19, foi sobre as medidas de proteção à saúde pública implementadas durante as eleições municipais, no contexto da pandemia. Avaliação muito positiva, sendo que 95% dos entrevistados afirmaram se sentirem seguros para comparecer aos locais de votação e exercer o direito ao voto.

Pesquisa

No dia 15 de novembro foram entrevistadas 2.936 pessoas em 40 locais de votação nos municípios de Palmas, Gurupi, Formoso do Araguaia, Couto Magalhães e Campos Lindos.

Nas entrevistas foram abordadas diversas questões, dentre as quais os requisitos dos clientes (celeridade, confiança, segurança, transparência, atendimento e acessibilidade), comunicação, e o papel da Justiça Eleitoral, bem como sugestões de melhoria nos serviços do TRE - TO. 

Ao fazer um comparativo com os dados e índices alcançados em pesquisas realizadas em anos anteriores, o assessor de Pesquisa Estratégia e Gestão da Qualidade, José Paiva, destacou que o Regional Tocantinense está em constante evolução e aprimoramento no atendimento ao eleitor-cidadão. “O principal índice a destacar – satisfação do eleitor, é um consolidado de nove requisitos variáveis sobre a qualidade dos serviços prestados no dia das eleições. Atingir esse patamar de  94% é um índice excelente, o que apresentou uma evolução ao apurado em 2018. O que indica então que foram feitas análises sobre o que poderia ser melhorado e as ações tomadas surtiram efeito e isso refletiu nos resultados, nos trabalhos e na percepção do eleitor em relação à Justiça Eleitoral do Tocantins”, ressaltou Paiva.

Acesse aquia íntegra da pesquisa.

Assuntos Relacionados
#eleições#tre
Confira Também
TRE

Cartórios reabrem para inscrição e transferência do título de eleitor

Sinsjusto

Saúde dos servidores do Judiciário preocupa Sindicato

Saúde

Justiça determina desbloqueio de bens de secretário de Estado da Saúde

Amastha

PSB de Amastha mantém mobilização e aguarda definição de tribunal para remarcar convenção

TRE-TO

TRE notificará impugnados para contestação