Saturday, 22 de September de 2018

Saturday, 22 de September de 2018

POLÍTICA


Livro

Luana Ribeiro lança livro destinado a vereadores

18 Apr 2018    23:34    alterado em 18/04 às 23:45
Luana Ribeiro lança livro destinado a vereadores

“O vereador está na ponta, é quem tem o primeiro contato com a população. Ele quem fiscaliza e legisla em benefício dos cidadãos. As Câmaras são pilares fundamentais da representação democrática. Por isso, nosso respeito e admiração”, destacou a deputada estadual Luana Ribeiro
(PSDB) durante a abertura do Seminário sobre Planejamento, Orçamento e Políticas Públicas, realizado na noite desta segunda-feira, 16, na Assembleia Legislativa.

O Manual do Vereador é uma coletânea de 255 páginas com informações sobre legislação e funcionamento das Câmaras Municipais. O consultor da Empresa Parlamento Assessoria, Genner Morais, que auxiliou na elaboração do livro, elogiou a iniciativa. “É preciso qualificar os nossos gestores e este Manual tem o objetivo de ser um livro de consulta diária: com a Constituição e informações necessárias para uma boa legislatura”, explicou.

A presidente da Escola do Legislativo, Maria de Jesus Costa e Silva, disse que a realização do seminário se deu pela demanda dos próprios vereadores. “Esperamos que este evento possa contribuir com o conhecimento e sua aplicabilidade, tornando mais eficiente a função de Legislar”, frisou.

Já o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), Manoel Pires dos Santos, instituição órgão parceira do seminário, destacou a relevância do evento para dirimir dúvidas quanto o respeito às leis. 
“Que tenhamos uma discussão completa para que os senhores vereadores possam levar essas informações adquiridas aqui aos seus municípios”, disse.

Representado a União dos Vereadores do Tocantins (UVET), o vereador Jairo Ribeiro Araújo falou sobre as dificuldades de legislar nos municípios e, que, eventos assim ajudam os vereadores em suas funções.

Participantes

Também participaram da composição da mesa, o presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Madruga; o superintendente dos Defensores Públicos, Fábio Monteiro; o coordenador geral de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto Brasileiro (IBL), Francisco Etelvino Biondo; o diretor-geral do Instituto de Contas (Iscon), Roger Luis Monteiro Tolentino.

O evento

Resultado de uma parceria entre a Assembleia Legislativa, TCE-TO e o Instituto Legislativo Brasileiro (IBL), o seminário acontece até a próxima quarta-feira, 18, na Assembleia Legislativa. A realização é da Escola Legislativa,

Com foco na capacitação de vereadores e seus assessores, o evento tem como objetivo principal transmitir conhecimentos sobre os mecanismos de elaboração, execução e controle do planejamento governamental, bem como a fiscalização e a aplicação eficiente dos recursos públicos.

A programação é voltada ao conhecimento sobre temas específicos, a exemplo do PPA (Plano Plurianual), LDO (Leis das Diretrizes Orçamentárias), LOA (Lei Orçamentária Anual), LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e Divulgação do IBL/Interleg. (Com informações da assessoria de imprensa da deputada)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

38

PARABÉNS!
PARABÉNS!

36

BOM
BOM

37

AMEI!
AMEI!

33

KKKK
KKKK

39

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

31

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

28

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Manual do Vereador Câmaras Municipais

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


SEMANA NACIONAL

Tocantins reduz óbitos de pedestres e ciclistas no trânsito

Ações integradas de prevenção de acidentes no trânsito salvam vidas de pedestres e ciclistas no estado. Redução foi de 26% e 56%, respectivamente

Saúde

MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira Santos D’Alessandro, manter o ambiente hospitalar limpo e livre de contaminação de qualquer espécie é uma obrigação do Estado



Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas

A diretora reforçou que todo processo de pecuária é preciso que seja acompanhado por um técnico, seja médico veterinário, zootecnista ou engenheiro agrônomo.


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno

A segunda rodada da pesquisa Fieto/Vetor foi divulgada nesta sexta-feira, 21. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro máximo estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária

A criação do Batalhão da Polícia Militar Fazendária atende também a uma antiga reivindicação dos servidores do Fisco.


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado


Infância

Candidatos ao governo do Tocantins são convidados a assumir compromisso com a infância: César Simoni é o primeiro


Investimentos

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da “cratera” da TO-222 em Araguaína são vistoriadas


Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira