Thursday, 27 de February de 2020

POLÍTICA


Ainda há riscos

MPE emite recomendação contra licenciamento de praias em Araguatins

18 Jun 2008

O Ministério Público, por meio do promotor de Justiça substituto, Gustavo Dorella, encaminhou, na última terça-feira, dia 16, recomendações ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e à Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR), orientando quanto ao licenciamento e liberação de recursos para praias no município de Araguatins.

As recomendações são no sentido de não ser concedido licenciamento para funcionamento de qualquer área de praia no município, nem haja liberação de verbas com este propósito, até a conclusão de estudos apontando as causas das lesões oculares que acometem a população local.

O promotor esclarece que a medida visa proteger moradores e turistas, uma vez que existem estudos apontando que as águas do Araguaia na região estariam infestadas por esponjas que causariam as lesões oculares.

Segundo o promotor, o artigo “Fresh water sponge spicules: a new agent of ocular pathology”, publicado na revista Memórias, do Instituto Oswaldo Cruz (Vol. 101 (8):899-903), “traz comprovação de que espículas de esponjas de água doce do Rio Araguaia são agentes etiológicos de lesões oculares”.

Ainda de acordo com o artigo, “a única atitude médica para a prevenção que se recomenda é a de proibir crianças de se banhar e mergulhar naquelas águas, e isto exige programas de educação ambiental intensivos, bem como a conscientização dos administradores públicos e dos serviços comunitários de saúde sobre o assunto”.

Em consideração a essas advertências, o promotor Gustavo Dorella também recomenda à ADTUR que divulgue, nos meios de comunicação, os riscos que o banho nas praias de Araguatins pode representar para saúde humana.

Ao Naturatins orienta para a colocação de placas, ao longo da margem do rio, no município e nas praias que se formam neste período de seca, alertando para a proibição do banho em razão dos riscos de lesão ocular.

COMPARTILHE:


Confira também:


Desfile

Viradouro é a campeã do carnaval no Rio de Janeiro

Em segundo lugar ficou a Acadêmicos do Grande Rio

Decisão

Justiça define que Incra não pode desistir de ação e desapropria Fazenda Vera Cruz, no TO

Decisão destaca que insuficiência de dotação orçamentária não pode se sobrepor à efetivação dos direitos fundamentais à moradia, ao trabalho, à alimentação e à função social da propriedade


Oportunidade

IEL Tocantins seleciona estagiários para o Ministério Público

Todas as informações estão publicadas no site www.iel-to.com.br


ATS

Obras de extensão de rede são entregues em Palmeirante

Mais de 200 famílias passaram a receber água tratada no Povoado Paciência


Internacional

Novo coronavírus: Itália registra 11 mortes e contágios aumentam


Araguaína

Alegria e interação marcaram o bloquinho das crianças do HMA


Sucesso

CarnaPraça levou mais de 20 mil foliões para a Praça dos Girassóis


Brasil

Skyy Vodka patrocina Carnaval cheio de diversidade


Dia 29/02

Dia Mundial das Doenças Raras é marcado por atividades em todo o país


Ponto de Vista

Cobrança indevida de bagagem por cias aéreas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira